Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Pacheco defende lisura das urnas e diz que ataques de Bolsonaro são ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Pacheco defende lisura das urnas e diz que ataques de Bolsonaro são "ruins sob todos os aspectos"

Rodrigo Pacheco defendeu, nesta segunda, a lisura das urnas eletrônicas após os novos ataques do presidente Bolsonaro ao sistema eleitoral.

Congresso em Foco

18/7/2022 20:10

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Rodrigo Pacheco (PSD-MG) defendeu, nesta segunda-feira (18), a lisura das urnas eletrônicas após os novos ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral.  Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Rodrigo Pacheco (PSD-MG) defendeu, nesta segunda-feira (18), a lisura das urnas eletrônicas após os novos ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral. Foto: Roque de Sá/Agência Senado
O presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco (PSD-MG) defendeu, nesta segunda-feira (18), a lisura das urnas eletrônicas após os novos ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral. Segundo Pacheco, o sistema "não podem mais ser colocadas em dúvida". O senador divulgou nota à imprensa após o presidente promover um encontro com embaixadores, no Palácio da Alvorada, para repetir suspeitas, sem provas e já esclarecidas, sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro. "Uma democracia forte se faz com respeito ao contraditório e à divergência, independentemente do tema. Mas há obviedades e questões superadas, inclusive já assimiladas pela sociedade brasileira, que não mais admitem discussão. A segurança das urnas eletrônicas e a lisura do processo eleitoral não podem mais ser colocadas em dúvida", divulgou Pacheco.

O presidente da Casa Alta também disse que não há razão para os questionamentos ao sistema eleitoral, que classificou como "ruins para o Brasil sob todos os aspectos". Pacheco ressaltou que o Congresso "tem obrigação de afirmar à população que as urnas eletrônicas darão ao país o resultado fiel da vontade do povo, seja qual for".

Fala do presidente
Pré-candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro voltou a repetir as teorias da conspiração, já desmentidas por órgãos oficiais, sobre as eleições de 2018 e a segurança das urnas eletrônicas. Bolsonaro reuniu cerca de 40 embaixadores de diferentes países no Palácio da Alvorada para apresentar o que ele afirma se tratar de provas da ineficácia do sistema de segurança das urnas eletrônicas adotadas nas eleições. A prova, porém, foram trechos de um inquérito da Polícia Federal (PF) vazado por ele em 2021, apontando para uma suposta fraude nas eleições de 2018 desmentida pela própria corporação e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O inquérito em questão diz respeito a uma denúncia de que uma hacker conseguiu acessar os sistemas virtuais do TSE, incluindo as páginas dos ministros, oito meses antes das eleições de 2018. A investigação foi aberta no mesmo ano até que, em julho de 2021, Jair Bolsonaro vazou dados do inquérito, utilizando-o em uma live para afirmar que houve fraude nas urnas eletrônicas durante o pleito que o elegeu. Em agosto de 2021, o TSE divulgou uma nota onde afirma ter recebido as informações da PF sobre o inquérito, e que, mesmo se confirmada a invasão, o hacker não seria capaz de alterar o resultado das eleições. "Cabe reiterar que as urnas eletrônicas jamais entram em rede. Por não serem conectadas à internet, não são passíveis de acesso remoto, o que impede qualquer tipo de interferência externa no processo de votação e de apuração", explica.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

TSE Jair Bolsonaro Rodrigo Pacheco eleições 2022

Temas

Congresso Notícia

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES