Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Tio de Damares é dono de igreja à qual pertence avião com drogas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Apreensão

Tio de Damares é dono de igreja à qual pertence avião com drogas

Durante o fim de semana, a Polícia Federal apreendeu quase 300 quilos de maconha em um avião que pertence à igreja Quadrangular.

Congresso em Foco

29/5/2023 | Atualizado às 18:45

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Josué Bengtson foi deputado federal por quatro mandatos. Foto: Reprodução

Josué Bengtson foi deputado federal por quatro mandatos. Foto: Reprodução
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) confirmou nesta segunda-feira (29) que o responsável pela Igreja Quadrangular do Pará, Josué Bengtson, é seu tio. Durante o fim de semana, a Polícia Federal realizou uma operação no aeroporto internacional de Belém que apreendeu quase 300 quilos de maconha em um avião que pertence à igreja. A PF abriu um inquérito sobre o caso. "A senadora Damares Alves confirma que o ex-deputado federal Josué Bengtson é seu tio. Sobre a operação realizada pela Polícia Federal em Belém, neste final de semana, a senadora tomou conhecimento hoje [29] pela manhã, através da imprensa. Damares Alves entrou em contato com a família e foi informada que a denúncia à Polícia Federal sobre uma carga suspeita carregada na aeronave foi realizada pelos responsáveis pelo avião, ou seja, pela própria Igreja. Em seguida, a Polícia Federal assumiu o caso e tomou as medidas cabíveis. Mais informações poderão ser obtidas com a própria PF", disse a assessoria da senadora em nota. Bengtson é parente e padrinho político da senadora, que foi ministra da Família durante a gestão de Jair Bolsonaro. Foi ele que conferiu o título de pastora da Quadrangular a Damares nos anos 1980. Na década seguinte, Damares trabalhou no gabinete do pastor, então filiado ao PTB do Pará.

Apreensão

A aeronave é utilizada pelo ex-deputado e pastor Josué Bengtson e o próprio filho, que trabalha no governo do estado do Pará e também é ex-deputado federal. A maconha foi apreendida em um hangar de voos particulares do aeroporto no sábado (27). A Igreja Quadrangular afirma que o homem preso durante a operação da polícia é um prestador de serviço que teria procurado o piloto do avião para fazer um frete para o interior do Pará. O homem detido após tentativa de fuga teria colocado a carga sem autorização ainda na sexta-feira (26) e a igreja alega que só soube que a carga era maconha após a intervenção da polícia. Os agentes da Polícia Federal receberam informações de que um carregamento de drogas estava planejado para a Petrolina.

Cassação

Na época deputado federal, o pastor Josué Bengston foi condenado em 2018 pela Justiça Federal à perda do mandato. Ele foi processado por enriquecimento ilícito em um esquema de desvio de recursos da saúde no Pará. Conhecida como a Máfia das Ambulâncias, Bengston também teve os direitos políticos suspensos por oito anos e foi condenado a pagar R$150 mil em multas em função do esquema ilícito.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

maconha Água para todos Igreja Quadrangular Josué Bengston Damares Alves 300 kg

Temas

Congresso Notícia

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES