Elmar e Marcos Pereira são os favoritos para suceder Lira, mostra Painel do Poder
Pesquisa Painel do Poder mostra nomes do União Brasil e do Republicanos como os mais cotados para a disputa em 2025
Congresso em Foco
25/10/2023 10:19
A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA) é, no momento, o nome mais apontado como favorito na Câmara dos Deputados para suceder Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Casa. O atual primeiro vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP), vem em seguida.O dado é de pesquisa Painel do Poder realizada em setembro com líderes no Congresso Nacional. O levantamento perguntou aos parlamentares sobre quem eles consideram como candidato favorito para a sucessão - ou seja, sobre quem eles acham que vai vencer, e não quem eles desejam que vença.É possível contratar oPainel do Poder e receber o relatório completo. Veja aqui como fazer. Os líderes do MDB, Isnaldo Bulhões (AL), e do PSD, Antonio Brito (BA), também foram lembrados. Leia abaixo o número de vezes que cada deputado foi mencionado na pesquisa.Embora a eleição para presidente da Câmara seja só em 2025, já é possível destacar:
Elmar Nascimento é um deputado próximo de Arthur Lira e provável nome preferencial do presidente da Câmara na disputa - e, embora seja o nome mais citado, ele tem pouco menos de 30% das menções na pesquisa. Esteja com Elmar ou não, Arthur Lira vai precisar articular para eleger um sucessor que possa chamar de seu.
Os quatro nomes mais lembrados são de partidos da base mais volátil do governo: União Brasil, Republicanos, MDB e PSD. São siglas que ocupam ministérios e votam em maioria com o governo, mas não têm identificação ideológica com o PT. Nenhum desses candidatos tem um alinhamento automático com o governo.
Da mesma forma, não há hoje candidato expressivo na oposição. Apenas uma menção foi para o PL, que tem a maior bancada partidária da Casa.
OPainel do Poder é a única pesquisa no Brasil a ouvir exclusivamente os líderes políticos mais influentes no Congresso Nacional para aferir as tendências predominantes na Câmara e no Senado quanto ao relacionamento com o governo federal e às políticas públicas.Feita no formato de painel, o que permite aferir as mudanças de humor no Congresso, a pesquisa permite a tomadores de decisões antecipar cenários e fazer prognósticos. A cada três meses, ouvimos cerca de 70 congressistas que consideramos ter maior influência no Legislativo. O resultado é publicado, em parte, no nosso site.Mas você pode comprar o relatório completo da pesquisa, contratar perguntas exclusivas ou mesmo agendar uma apresentação personalizada. Para isso, contacte nossa equipe de marketing.