Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Crise hídrica do Distrito Federal será tema de debate no próximo dia ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Crise hídrica do Distrito Federal será tema de debate no próximo dia 29

Congresso em Foco

21/4/2017 | Atualizado às 11:23

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

 

[caption id="attachment_291101" align="aligncenter" width="614" caption="Nível da barragem do Descoberto chegou a marcar apenas 24% da capacidade total"][fotografo]Gabriel Jabur/Agência Brasília[/fotografo][/caption]

 

Há um ano, a crise hídrica responsável pelo racionamento que já atinge todas as regiões administrativas do Distrito Federal (DF) sequer era esperada pelos órgãos responsáveis pelo abastecimento das residências e prédios públicos de Brasília. Na época, o nível da barragem do Descoberto marcava 100% da sua capacidade e, de acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a cidade não teria problemas de falta de água.

Entretanto, o cenário mudou depois de um intenso período sem chuvas e com o crescimento do volume de água utilizado pelos moradores do DF. A partir de projeções feitas pela Caesb, nos últimos seis anos, o consumo per capita de água aumentou, em média, 16% ao ano. A soma desses dois fatores fez com que o consumo de água dos brasilienses ficasse acima da marca ideal traçada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Enquanto a OMS sugere que uma pessoa não ultrapasse a utilização de 110 litros por dia, os moradores de Brasília gastam 175,1 litros/dia.

Diante da dificuldade de adequar a quantidade de água potável disponível com o crescimento urbano e da falta de chuvas na região, o coletivo Café com Política vai promover, no próximo dia 29, um evento que discutirá as implicações da crise hídrica no DF. A ideia é colaborar com a conscientização dos cidadãos sobre as dificuldades enfrentadas pelos moradores da capital.

O debate terá a presença de Gustavo Lima, engenheiro ambiental e vice-presidente da Associação de Engenheiros Ambientais de Brasília, e André Lima, Secretário de Estado do Meio Ambiente. O encontro vai durar três horas e os participantes poderão tirar dúvidas e questionar os convidados. Além dos debates, serão realizadas atividades de educação cidadã e cultura empreendedora.

O evento, coorganizado pelo projeto DF em Movimento, vai ser realizado no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) de Ceilândia das 9h às 12h. A iniciativa tem o apoio do Congresso em Foco.

Mais sobre crise hídrica

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures Brasília crise hídrica crise brasileira Barragem do Descoberto Café com Política

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES