Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
2/10/2017 | Atualizado às 12:33
[/caption]
Até então, os "loucos" viviam "soltos" pelas ruas ou sob a responsabilidade de suas famílias. Esses "loucos soltos" eram na grande maioria negros, ex-escravos e alguns brancos, quase sempre migrantes europeus pobres. Na sua maioria, considerados degenerados pela teoria (Tratado das Degenerescências) de Benedict-Augustin Morel, que escreveu seu tratado a partir da observação sistemática dos pobres e proletários dos arredores de Paris.
Assim como os conceitos de arte são contraditórios e divergentes, a definição de "degenerado" tampouco tem conceito único.
Lima Barreto, sem dúvida nenhuma, era um artista, assim como foi Dante Alighieri. Mas Lima Barreto, pela teoria de Morel, também foi um degenerado, por isso foi internado, aos 33 anos, no Hospital Nacional de Alienados, na Praia Vermelha.
Entre os sinônimos de "degenerado", Houaiss coloca que é aquela pessoa “que passou a um estado ou condição qualitativamente inferior; decaído”. O mesmo Houaiss define, entre outros conceitos, arte como o uso da “habilidade nos diversos campos do pensamento e do conhecimento humano”, “perfeição, esmero técnico na elaboração”, “capacidade especial; aptidão, jeito, dom”.
Observando e relacionando estes conceitos, é possível afirmar que os que mandaram (deputados, juízes e MBL) fascistas fechar, censurar e vigiar, nas últimas semanas, obras de arte e peças de teatro, são inferiores em relação à intelectualidade média do povo.
São mentalmente degenerados, não sob o conceito de Morel, mas em decorrência de sua própria concepção sobre o que é arte. Enxergam em uma obra de arte aquilo que condenam, mas muitas vezes não deixam de praticar. Ou talvez não as pratiquem por entender que estarão cometendo algum tipo de crime ou imoralidade. Ou mesmo passam, por reprimir a vontade, ao sofrimento psicológico.
Já que há no Brasil juiz com pretensão de jurisdição internacional, será que não tem nenhum deputado, delegado, procurador ou militante do MBL, para pedir a algum juiz que censure a Capela Sistina? Lá também há corpos nus.
Recomendo a esses "degenerados" que leiam "O que é Arte?"
<< Leia outros artigos de Dr Rosinha
Tags
Temas
{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "viewed": [] }