Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Representação contra Aécio é definitivamente arquivada no Conselho de ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Representação contra Aécio é definitivamente arquivada no Conselho de Ética

Congresso em Foco

28/10/2017 | Atualizado às 13:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[fotografo]Jefferson Rudy / Agência Senado[/fotografo]

PT chegou a elaborar recurso, mas não conseguiu assinatura de cinco dos 27 senadores que atualmente compõem o Conselho de Ética da Casa

 

A representação contra o senador Aécio Neves no Conselho de Ética do Senado foi definitivamente arquivada nesta sexta-feira (27). O PT, que apresentou a ação, não conseguiu reunir as assinaturas necessárias para recorrer da decisão do presidente do colegiado, senador João Alberto Souza (PMDB-MA).

<< Conselho de Ética arquiva segunda denúncia contra Aécio Neves

O recurso, que chegou a ser elaborado, tinha de ser apresentado em até dois dias úteis com pelo menos cinco assinaturas dos 27 membros que atualmente compõem o conselho. Na terça-feira (24), o maranhense determinou arquivamento do pedido que poderia levar à cassação do tucano, que teve seu mandato salvo pelos colegas há pouco mais de 10 dias, em 17 de outubro.

João Alberto baseou o arquivamento no parecer produzido pela Advocacia-Geral do Senado, que entendeu que não havia fatos novos contra Aécio em relação ao primeiro pedido apresentado contra o mineiro ainda no primeiro semestre deste ano, após a divulgação das conversas entre ele e delatores da JBS.

Após ser afastado do Senado por decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) em 26 de setembro, o PT levou ao Conselho de Ética da Casa, no dia 28 de setembro, uma representação para abrir um processo disciplinar por quebra de decoro parlamentar contra o tucano. A representação foi protocolada pelo partido após os petistas se juntarem ao coro dos demais senadores de que coubesse ao Senado a chancela ou não para aplicação de medidas contra parlamentares.

Segundo arquivamento

A primeira representação contra Aécio foi arquivada em 23 de junho. Naquela ocasião, o peemedebista João Alberto disse ter indeferido o pedido "por falta de provas", após mais de um mês de indefinição sobre o pedido.

À época, o protocolo da ação contra Aécio tinha sido feito na Secretaria de Apoio a Órgãos do Parlamento em 18 de maio por representantes da Rede e do Psol - o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e os deputados Alessandro Molon (Rede-RJ) e Ivan Valente (Psol-SP). O Conselho de Ética estava desativado há quase cinco meses, desde o início do ano. Poucos dias antes, João Alberto fora eleito para a presidência do colegiado pelo sexto biênio consecutivo e, na ocasião, disse que daria um posicionamento sobre o pedido de processo em 48 horas.

<< PT vai ao Conselho de Ética contra Aécio depois de criticar afastamento do senador pelo STF

<< Os áudios que levaram ao afastamento de Aécio; transcrição detalha pagamento de R$ 2 milhões

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

conselho de ética Aécio Neves arquivamento Legislativo em crise recurso crise brasileira

Temas

Reportagem Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES