Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Bolsonaro ressalta economia e política externa em mensagem ao ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Bolsonaro ressalta economia e política externa em mensagem ao Congresso

Congresso em Foco

3/2/2020 | Atualizado às 16:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Presidente Jair Bolsonaro. [fotografo] Alan Santos / Planalto [/fotografo]

Presidente Jair Bolsonaro. [fotografo] Alan Santos / Planalto [/fotografo]
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ressaltou aspectos econômicos e de política externa na mensagem enviada ao Congresso Nacional, no primeiro dia de trabalho legislativo do ano, que ocorre nesta segunda-feira (3). > O que o Congresso deve votar em 2020 Em mensagem lida pela deputada Soraya Santos (PR-RJ), o presidente afirmou que tem o "orgulho de  apresentar um novo Brasil", depois de um ano de governo. "No passado, o Brasil foi distanciado das grandes potências mundiais e dos centros tecnológicos. Tivemos independência e disposição para levar adiante uma proposta de mais liberdade para o País", disse. De acordo com o presidente, que não compareceu ao evento pois está em São Paulo, o Brasil realizou "missões amplamente frutíferas" em 2019. "O viés ideológico deixou de existir em nossas relações com o exterior. O mundo voltou a confiar no Brasil", continuou. Bolsonaro citou o processo de acesso do país à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma das apostas do governo na área de política externa, e afirmou que a entrada ajudará o Brasil em aspectos econômicos e sociais. O presidente comentou também a taxa básica de juros (Selic), que atingiu o nível mais baixo da história em seu governo – 4,5% –, e recordes na Bolsa de valores. Ele disse também que os números indicam que o país caminha para um "ambiente fértil de emprego e prosperidade". Em queda, a taxa do desemprego ainda atinge 11% da população, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fraternidade, educação e segurança
Citando a imigração de milhares de venezuelanos ao Brasil, Bolsonaro afirmou também que o país sai do seu primeiro ano de mandato mais "fraterno". "Mesmo em um contexto de restrição orçamentária, trabalhamos para oferecer condições dignas e esperança para iniciar uma nova vida", disse. Ele reservou também um parágrafo para falar sobre educação e afirmou que a área  é importante para a "população brasileira exercer a cidadania e alcançar o pleno potencial de liberdade". "É urgente melhorar o acesso e a qualidade à saúde e a eficiência na gestão de serviços e recursos", completou. Em seguida, falou de melhorias na segurança pública. Segundo Bolsonaro, "a violência e a impunidade assolavam o povo brasileiro". "Em 2019, o Brasil reduziu de forma expressiva a violência. Permanecemos desconstruindo a inversão de valores que há muito imperou em nosso País para devolver, de vez, a paz aos brasileiros", comentou.
Pauta do governo
O presidente mencionou ainda projetos prioritários do governo no Legislativo em 2020. Após citar a aprovação da reforma da Previdência no ano passado, Bolsonaro disse que "outros projetos em tramitação em nosso Parlamento, ao longo deste ano de 2020, precisam da devida apreciação e votação, de modo que o Estado atenda às legítimas aspirações da sociedade brasileira". Entre os textos citados por Bolsonaro estão os projetos da reforma tributária, do Contribuinte Legal, do Programa Verde-Amarelo, da independência do Banco Central, da privatização da Eletrobras, do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal, do Novo Marco Legal do Saneamento e do Plano Mais Brasil, composto pelas PECs Emergencial, do Pacto Federativo e dos Fundos Públicos. > Prisão em 2a instância, reformas e MPs dominam volta do Congresso > O que o Congresso deverá votar em 2020
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Congresso deputados economia política externa Jair Bolsonaro senadores Selic

Temas

Governo Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "viewed": [] }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES