Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Tebet diz ter sido surpreendida "positivamente" com desistência de ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

TERCEIRA VIA

Tebet diz ter sido surpreendida "positivamente" com desistência de Doria

A senadora Simone Tebet disse ter se surpreendido "positivamente" com a desistência de João Doria de disputar a Presidência da República.

Congresso em Foco

23/5/2022 17:28

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A senadora Simone Tebet disse ter se surpreendido

A senadora Simone Tebet disse ter se surpreendido "positivamente" com a desistência de João Doria de disputar a Presidência da República. (Foto: Roberto Castelo)
A pré-candidata do MDB, senadora Simone Tebet (MS), disse ter se surpreendido "positivamente" com a desistência de João Doria de disputar a Presidência da República, anunciada nesta segunda-feira (23). A declaração foi dada em visita à Cuiabá. "Fomos positivamente surpreendidos. Mas era de alguma forma esperado. Tenho pelo João Doria a mais profunda amizade. Nós somos colegas e amigos. Estávamos em uma disputa equilibrada, democrática, onde conversávamos em alto nível. Só tenho a agradecer a grandeza e a generosidade do governador João Doria", disse. Durante o pronunciamento, o ex-governador de São Paulo disse entender a decisão do partido e retirou sua pré-candidatura à Presidência com o "coração ferido, mas com a alma leve". "Coloquei meu nome à disposição do partido, hoje, neste 23 de maio, serenamente, entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Aceito essa realidade com a cabeça erguida", afirmou. Com a decisão do PSDB, o nome da senadora emedebista ganhou força para ser consolidada como "terceira via" para enfrentar o cenário de polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Tanto a sigla tucana, quanto os partidos do MDB e Cidadania estão trabalhando para lançar um único nome ao pleito presidencial. Fator Doria Em novembro do ano passado, João Doria foi escolhido como pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Social Democrata Brasileiro. Na ocasião, ele derrotou o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, em eleição interna do partido. Na ocasião, o ex-governador de São Paulo recebeu 53,99% dos votos, enquanto Leite obteve 44,66% e Virgílio, 1,35%. Mas, apesar de ter vencido as eleições internas do partido, João Doria enfrentava resistência para consolidar sua candidatura. Em 15 de maio, o tucano chegou a encaminhar uma carta ao presidente da sigla, Bruno Araújo, pedindo por "respeito" às prévias. Terceira Via Em 18 de maio as cúpulas do PSDB, Cidadania e MDB escolheram o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS) para fazer frente a chamada "terceira via". Os dirigentes partidários das três siglas estiveram reunidos, em Brasília, para avaliar o desempenho dos nomes viáveis para uma disputa presidencial contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT): a senadora Simone Tebet (MDB-MS), ou o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB).

Uma pesquisa quali-quantitativa, ou quali-quanti, foi o embasamento pela escolha da senadora.

Em pesquisas quantitativas, o tucano aparece à frente da pré-candidata do MDB, mas as pesquisas qualitativas apontariam que Simone apresentava perspectivas de crescimento por se apresentar como uma novidade no pleito, enquanto Doria é mais conhecido e enfrentaria maior rejeição.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lula Jair Bolsonaro terceira via simone tebet presidência João Doria eleições 2022

Temas

País Nota Eleições

LEIA MAIS

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES