Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Defensores de tratamentos ineficazes contra a Covid-19 fracassam nas ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Eleições 2022

Defensores de tratamentos ineficazes contra a Covid-19 fracassam nas urnas

Defensores de tratamentos ineficazes durante a pandemia de covid-19 não conseguiram sucesso nas eleições deste domingo (2).

Congresso em Foco

3/10/2022 11:48

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Defensora de tratamentos ineficazes, médica Mayra Pinheiro não conseguiu se eleger deputada federal. [fotografo] Edilson Rodrigues/Agência Senado [/fotografo]

Defensora de tratamentos ineficazes, médica Mayra Pinheiro não conseguiu se eleger deputada federal. [fotografo] Edilson Rodrigues/Agência Senado [/fotografo]
Ao menos seis nomes que ganharam notoriedade ao defender tratamentos ineficazes durante a pandemia de covid-19 não conseguiram sucesso nas eleições deste domingo (2). As médicas Mayra Pinheiro e Nise Yamaguchi, citadas no relatório final da CPI da covid, não conseguida se eleger como deputadas federais. Mayra, conhecida como "capitã cloroquina", se filiou ao PL e tentou uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Ceará. A médica ocupava um cargo no Ministério do Trabalho e Previdência desde fevereiro, quando deixou o Ministério da Saúde, e pediu dispensa no dia 30 de março para concorrer às eleições. Mayra recebeu 71.214 votos e não conseguiu se eleger; ficando como suplente do partido. A CPI pediu o indiciamento da médica por epidemia com resultado morte e crimes contra a humanidade. Também defensora de tratamentos ineficazes, a médica Nise Yamaguchi não conseguiu se eleger como deputada federal por São Paulo. Filiada ao Pros, a médica recebeu 36.690 votos. Ela foi indiciada por epidemia com resultado morte. Outra médica que tentou uma vaga na Câmara foi Roberta Lacerda, filiada ao PL e que disputou o pleito pelo Rio Grande do Norte. A infectologista, que já teve a conta suspensa nas redes sociais por propagar desinformação, recebeu 14.407 votos. Roberta é figura conhecida, tendo participado de uma audiência pública do Ministério da Saúde destinada a debater a aplicação de vacinas contra a covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos, realizada em janeiro; e de uma audiência no Senado Federal contra as vacinas e promovida pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE). Próximas das outras médicas, Raíssa Soares (PL-BA) e Maria Emília Gadelha (PRTB-SP) também não tiveram sucesso nas eleições. Raíssa ficou conhecida ao gravar um vídeo pedindo que o governo federal enviasse o "kit covid" para Salvador quando era secretaria de Saúde de Porto Seguro (BA). Ela disputou o Senador e ficou em terceiro lugar, com 1.057.085 votos (14,61%). Já Maria Gadelha concorreu a uma vaga na Câmara por São Paulo e recebeu 14.131 votos. A médica ganhou notoriedade ao fazer lives criticando a vacinação e divulgando ações contra o passaporte vacinal. O infectologista Edimilson Migowski (PL-RJ) também não conseguiu se eleger para a Câmara pelo Rio de Janeiro, recebendo 9.927 votos. Edimilson chegou a ser nomeado como o presidente de um comitê de apoio científico para políticas públicas para enfrentar a covid-19 pelo governador Cláudio Castro (PL). O infectologista defendia o uso de vermífugo para tratar a doença.

Algumas exceções 

Apesar das inúmeras críticas à sua gestão no Ministério da saúde, o ex-ministro Eduardo Pazuello (PL-RJ) conseguiu se eleger para a Câmara dos Deputados. O general da reserva foi o segundo deputado mais votado no estado, com 205.324 votos. A CPI da covid pediu o indiciamento de Pazuello por emprego irregular de verbas públicas, prevaricação, comunicação falsa de crime e crimes contra a humanidade. Após sua saída do Ministério, o general foi lotado como assessor especial na Casa Civil, onde ficou até entrar em campanha.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

mayra pinheiro eleições 2022 nise yamaguchi CPI da covid Roberta Lacerda

Temas

País Nota Eleições

LEIA MAIS

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

Treta nas redes

Zema come banana com casca para provocar Lula, e leva invertida de Renan Filho; vídeo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES