Vídeo: professor é retirado de plenário e desmaia após ser imobilizado por seguranças
Congresso em Foco
6/10/2016 | Atualizado às 18:29
A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Luma Poletti/Congresso em FocoUm professor da rede pública municipal de São Paulo passou mal depois de ser retirado do plenário da Câmara onde estava em discussão o parecer da PEC 241, que limita os gastos públicos da União. Policiais legislativos deram uma gravata (golpe de estrangulamento) em Carlos Guimarães e o arrastaram para fora da sala. Em função da truculência e do calor provocado pela confusão (com o corredor apinhado de manifestantes e profissionais de imprensa), o professor desmaiou e precisou ser atendido pela equipe médica da Casa.
A confusão começou quando, em um momento da discussão, deputados diziam que a PEC 241, que estabelece um teto para o gasto público e congela investimentos por 20 anos, não irá afetar os repasses para educação. O professor gritou: "Nem papel para limpar a bunda na escola vai ter!". A resposta irritou Carlos Marun (PMDB-MS), que exigiu a retirada do manifestante pelos seguranças.
A deputada Angela Albino (PCdoB-SC) testemunhou a ação dos profissionais de segurança da Casa e classificou o episódio como "desproporcional". "Vi o tumulto, fui a primeira a chegar e tinham cinco seguranças da casa, como se ele fosse um criminoso, garroteando ele no pescoço, cada um num braço e numa perna e o rapaz chegou aqui e não aguentou, desmaiou", relatou a deputada.
Angela afirmou que o rapaz estava com o pescoço avermelhado e que ele desmaiou enquanto falava sobre o ocorrido. A deputada disse ainda que irá discutir com a bancada se alguma providência sobre o caso será tomada. A reportagem procurou a Polícia Legislativa da Câmara para se manifestar, mas até o momento não obteve retorno.
Assista ao vídeo:
[video player="youtube" largura="440" altura="360"]GooF95RX_1o[/video]
Mais sobre violênciaMais sobre PEC 241