Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
8/8/2020 | Atualizado 10/10/2021 às 17:32
Esse pretexto indica que as fake news são disseminadas, principalmente, quando são capazes de satisfazer os nossos sentimentos e pré-julgamentos. Logo, a informação, seja verdadeira ou falsa, é uma ferramenta fundamental na legitimação e imunização de nossas escolhas e julgamentos perante outras opiniões.
Quando observamos os efeitos das fake news, notamos que, frequentemente, são usadas para acelerar a ascensão de quadros alternativos no ambiente sociopolítico, resultando numa explosiva polarização. Essa aceleração pode ocorrer por meio do enaltecimento ou do detrimento de pessoas, ideias e objetos, buscando-se ao menos a motivação de dúvida para causar uma confusão coletiva.
Ainda que nebulosas e polêmicas, as fake news representam uma pequena parcela da enorme quantidade de informações que surgem diariamente e, antes de qualquer providência jurídica, precisamos entender porque estamos suscetíveis e quais os efeitos corrosivos dessas falsidades. É preciso destacar ainda que os caminhos para a transmissão de notícias verdadeiras ou falsas são iguais. Assim, analisado o comportamento humano de propagação de ideias, é interessante que estratégias de transparência e acessibilidade das informações passem a protagonizar o debate antes de imposições que possam mitigar a liberdade de expressão dos indivíduos.
*Izabela Patriota é doutoranda em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e diretora de Políticas Públicas do movimento liberal Livres
**Alan Gabriel Teixeira é gestor de políticas públicas, líder RenovaBR Cidades e coordenador de núcleos do Livres.

LEIA MAIS
{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "viewed": [] }