Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Casa Civil não responde deputado sobre número de militares no governo

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Casa Civil não responde deputado sobre número de militares no governo

Congresso em Foco

29/7/2020 14:46

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Braga Netto não quis comentar delação de Mauro Cid. Foto: Agência Brasil

Braga Netto não quis comentar delação de Mauro Cid. Foto: Agência Brasil
Em resposta a uma solicitação feita pelo deputado Fábio Trad (PSD-MS) sobre o número de militares no governo Jair Bolsonaro, a Casa Civil indicou que ele procure ministério por ministério. A pasta informou apenas o número e os nomes dos militares no órgão comandado pelo general da reserva Walter Souza Braga Netto. Ao todo, são 26 militares na Casa Civil, dos quais 11 são da ativa e 15 da reserva. "A competência desta Casa Civil para prestar os esclarecimentos solicitados no Requerimento de Informação restringe-se tão somente aos seus próprios atos de nomeação e exoneração, de forma que a presente resposta contempla apenas tais cargos e ocupantes", diz o documento assinado por Braga Netto. Veja a íntegra do documento encaminhado pela Casa Civil. O autor do requerimento lamentou a resposta, mas ponderou que o número de 26 militares na pasta é "considerável para um ministério, eminentemente político". O deputado também considerou a resposta "paupérrima". "Baseou-se na pura discricionariedade do PR para nomear, sem enfrentar os argumentos constitucionais de que o exercício do poder executivo é civil, já que a Constituição reserva regime específico ao militar, sobretudo na atividade, afastando-o da atividade política, logo da ocupação de cargos POLÍTICOS de livre nomeação e exoneração", disse. > PSL atrai ala do Centrão e bloco deve apresentar candidato à presidência da Câmara Trad adiantou ao Congresso em Foco que irá solicitar à mesa da Câmara a reprodução e o envio do ofício a todos os ministérios, com as mesmas perguntas. Em maio, Fábio Trad apresentou à Mesa Diretora da Câmara um requerimento (íntegra) para que a Casa Civil enviasse uma lista com o nome de todos os militares que ocupam cargos no governo. O deputado também cobrou do governo justificativa sobre a necessidade de militares ocuparem cargos que poderiam ser exercidos por servidores civis de outras áreas. O pedido foi feito em um contexto de ampliação do número de nomeações de militares no Ministério da Saúde.
TCU identificou mais de 6 mil militares no governo

Há cerca de duas semanas, um levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) identificou 6.157 militares da ativa e da reserva em cargos civis no governo do presidente Bolsonaro, segundo informações do portal G1. O número é mais que o dobro do que havia em 2018, no governo Michel Temer (2.765). O levantamento foi feito a pedido do ministro Bruno Dantas.

Segundo o Ministério da Defesa, os militares da reserva que voltaram a trabalhar são livres para exercer qualquer atividade. Por isso, a pasta considera somente os militares da ativa e diz que são 3.029, dos quais 1.832 são do Exército; 688 da Aeronáutica; e 509 da Marinha. A maioria deles está em cargos de natureza militar no Ministério da Defesa e no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Conforme a pasta, os cargos de natureza civil ocupados por militares são 239. > Servidor que criticar órgão em que atua nas redes sociais deve ser punido, diz CGU
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Jair Bolsonaro Fábio Trad Casa Civil militares General Braga Netto militares no governo Braga Netto

Temas

Governo Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES