Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/11/2020 | Atualizado 26/11/2020 às 23:32
A exemplo do primeiro turno da Eleição, o PSDB faz um chamamento a todos os filiados para que reforcem o projeto de Sarto para a Prefeitura de Fortaleza.#soutucano #votosarto Publicado por PSDB-CE em Domingo, 22 de novembro de 2020
campanha prefeitura Fortaleza [fotografo] Reprodução / Twitter / Preto Zezé [/fotografo].[/caption]Apesar de contar com o apoio dessas legendas, há casos em que a orientação partidária não é seguida. A deputada federal e ex-prefeita da capital cearense Luizianne Lins (PT), que foi candidata no primeiro turno e sofreu fortes ataques da campanha do PDT, preferiu ficar neutra no segundo turno, ainda que o PT tenha apoiado o pedetista.
Na noite de terça-feira (24), Luizianne escreveu uma mensagem de apoio no Twitter a Marília Arraes (PT) em Recife (PE), Guilherme Boulos (Psol) em São Paulo (SP), Manuela D'Ávila (PCdoB) em Porto Alegre (RS) e João Coser (PT) em Vitória (ES), mas não comentou sobre a disputa em Fortaleza. A postagem foi apagada pela deputada ainda na terça-feira.
O apoio no PSDB também não é unânime. O deputado federal Danilo Forte (PSDB-CE) e o prefeito eleito de Maracanaú (CE), Roberto Pessoa (PSDB), apoiam desde o primeiro turno a candidatura de Capitão Wagner.
Wagner também foi candidato na eleição de 2016, quando perdeu no segundo turno para Roberto Cláudio (PDT). Na ocasião, ele era filiado ao PL e tinha o apoio de caciques regionais como Eunício Oliveira (MDB) e Tasso Jereissati (PSDB). Neste ano, o MDB apoiou a candidatura de Heitor Férrer (Solidariedade) e no segundo turno optou pela neutralidade.
O deputado do Pros começou a carreira política em 2012 após se notabilizar por ser um dos porta-vozes de uma greve de policiais militares no Ceará. Hoje ele é o principal nome de oposição ao grupo político de Ciro e Cid Gomes em Fortaleza.
Além de Fortaleza, Bolsonaro se manifestou sobre outra eleição no Ceará. O presidente da República declarou apoio a Oscar Rodrigues (MDB) na disputa pela prefeitura de Sobral. O emedebista era o único concorrente de Ivo Gomes (PDT), irmão de Ciro e Cid e que foi reeleito com 59,23% dos votos válidos. Oscar Rodrigues obteve 40,77%.
Caucaia
Outra cidade cearense cuja disputa seguiu para o segundo turno foi Caucaia, que faz parte da região metropolitana de Fortaleza. Lá o atual prefeito Naumi Amorim (PSD) tenta a reeleição e disputa o pleito com o deputado estadual Vitor Valim (Pros).
Naumi tem o PDT de Ciro e Cid Gomes na coligação. Apesar disso, Ciro Gomes contrariou o próprio partido e fez um vídeo no primeiro turno apoiando a candidatura de Elmano de Freitas (PT). O prefeito de Caucaia é filiado ao PSD, que regionalmente é controlado pelo grupo político de Domingos Filho, ex-vice-governador do Ceará, e pai do deputado federal Domingos Neto.
Vitor Valim é apresentador de um programa policial na TV Cidade, afiliada local da Record no Ceará. De oposição aos Ferreira Gomes e próximo politicamente de Capitão Wagner, Valim é apoiador de Jair Bolsonaro e já o entrevistou quando ele era candidato a presidente em 2018.
O PSDB, que disputou o primeiro turno com Emília Pessoa, terceiro lugar em número de votos, declarou apoio a Valim.
Saiba tudo sobre as eleições 2020
Tags
Temas
LEIA MAIS
{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "viewed": [] }