Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado tem nova batalha pela instalação da CPI da Covid

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado tem nova batalha pela instalação da CPI da Covid

Congresso em Foco

13/4/2021 7:59

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), durante sessão que aprovou a PEC Emergencial [fotografo] Marcos Oliveira/Agência Senado [/fotografo].

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), durante sessão que aprovou a PEC Emergencial [fotografo] Marcos Oliveira/Agência Senado [/fotografo].
Senadores da base aliada do presidente Jair Bolsonaro vão tentar obstruir, nesta terça-feira (13), a leitura do requerimento de criação da CPI da Covid, rito que precede a instalação da comissão. A sessão está marcada para as 16h. O presidente Jair Bolsonaro ainda tenta convencer os senadores a apoiarem a criação de outra comissão parlamentar de inquérito, que teria o foco ampliado para investigar, além do Executivo federal, governadores e prefeitos. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tem feito consulta a técnicos da Secretaria-Geral da Mesa para decidir se é constitucional a apuração de irregularidades atribuídas a governos estaduais e municipais. O artigo 146 do regimento interno do Senado estabelece que não se admitirá CPI sobre matérias pertinentes à Câmara dos Deputados, às atribuições do Poder Judiciário e aos estados. O Supremo Tribunal Federal decidirá sobre a instalação da comissão amanhã, quando analisará a liminar concedida pelo ministro Luis Roberto Barroso determinando que Pacheco dê andamento à CPI, que tem apoio de 34 senadores. Eleito com apoio de Bolsonaro, Pacheco se recusava a instalar a comissão, alegando que as investigações agora atrapalhariam as votações de projetos relacionados ao combate à covid-19 e serviriam de arena para a disputa eleitoral de 2022. Aliados do presidente alegam que não há como instalar a comissão agora porque as reuniões da Casa são virtuais e que outras CPIs do Congresso, como a das fake news, estarão paradadas desde o início da pandemia. Em outra frente, os governistas já têm 37 assinaturas para criar uma CPI com foco ampliado. A decisão de Barroso, no entanto, refere-se ao pedido assinado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos líderes da oposição. >Kim Kataguiri pede que STF dê prazo para Lira decidir sobre impeachment >Rosa Weber suspende decretos de Bolsonaro sobre armas
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Randolfe Rodrigues Jair Bolsonaro Luís Roberto Barroso Rodrigo Pacheco covid-19 CPI da covid

Temas

Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES