Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ex-ministro de Dilma é o favorito para substituir Franklin Martins na ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Eleições 2022

Ex-ministro de Dilma é o favorito para substituir Franklin Martins na comunicação de Lula

Integrantes da cúpula petista estavam incomodados com o excesso de poder do ex-ministro da Comunicação Social. A situação se agravou com as críticas internas feitas por lideranças do partido às peças de campanha do petista veiculadas recentemente.

Congresso em Foco

27/4/2022 14:19

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Franklin Martins foi ministro da Comunicação Social no segundo mandato de Lula. Foto: Antonio Cruz/ABr

Franklin Martins foi ministro da Comunicação Social no segundo mandato de Lula. Foto: Antonio Cruz/ABr
O jornalista Franklin Martins deixará o comando da comunicação da campanha do ex-presidente Lula à Presidência. A saída dele se dá uma semana após o PT afastar o marqueteiro Augusto Fonseca, escolhido por Franklin, para fazer a propaganda de rádio e TV de Lula. Integrantes da cúpula petista estavam incomodados com o excesso de poder do ex-ministro da Comunicação Social, que também avançava sobre estratégias políticas. A situação se agravou com as críticas internas feitas por lideranças do partido às peças de campanha do petista veiculadas recentemente. O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.
Edinho Silva é o nome mais cotado para suceder Franklin Martins. Foto: Antonio Cruz/ABr
O favorito para substituir Franklin Martins é o também ex-ministro da Comunicação Social Edinho Silva, atual prefeito de Araraquara e coordenador da campanha de Fernando Haddad (PT) ao governo de São Paulo. Além de ministro, ele também foi tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff. Também são cotados para a função o deputado Rui Falcão (SP), ex-presidente do PT, e o senador Jacques Wagner (BA). Um dos coordenadores da campanha de Lula, o ex-governador do Piauí Wellington Dias (PT) disse ao Congresso em Foco que a mudança na comunicação é natural. Segundo ele, os demais partidos que apoiarão o petista deverão ter maior protagonismo a partir de agora, atuando de forma colegiada em várias áreas, inclusive na comunicação. "Estávamos numa fase que era só o PT tratando sobre a pré-candidatura do presidente Lula. Agora são seis partidos e o ex-governador Geraldo Alckmin como pré-candidato a vice", afirmou. "Teremos a instalação de uma coordenação política prevista para após dia 3 de maio, e teremos as definições das equipes: agenda, comunicação etc. Não mais só o PT e sim um colegiado com vários partidos", explicou. Segundo o ex-governador, Franklin deve continuar a exercer influência na campanha devido à sua experiência e à relação de amizade com Lula. O novo marqueteiro de Lula será o baiano Sidônio Palmeira, que fez as campanhas de Jacques Wagner e Rui Costa ao governo da Bahia e de Fernando Haddad à Presidência, em 2018. A pré-candidatura de Lula deve ser lançada no próximo dia 7. Pesquisas divulgadas nas últimas semanas ainda apontam o petista na liderança, mas indicam redução na vantagem dele sobre o presidente Jair Bolsonaro, que postula a reeleição.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lula PT Rui Falcão Wellington Dias Fernando Haddad Franklin Martins Edinho Silva Jacques Wagner eleições 2022 Sidônio Palmeira Augusto Fonseca

Temas

País Nota Eleições

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES