Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. STF derruba decreto de Bolsonaro e reinsere sociedade no fundo do ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

pacote verde

STF derruba decreto de Bolsonaro e reinsere sociedade no fundo do Meio Ambiente

STF formou maioria para anular trechos do decreto que retirou a sociedade civil do conselho deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente.

Congresso em Foco

27/4/2022 18:59

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pedidos de investigação sobre suposta intervenção de Bolsonaro na PF para blindar Milton Ribeiro foram arquivados por já haver apuração.
 [fotografo]Carlos Moura/STF[/fotografo]

Pedidos de investigação sobre suposta intervenção de Bolsonaro na PF para blindar Milton Ribeiro foram arquivados por já haver apuração. [fotografo]Carlos Moura/STF[/fotografo]
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta quarta-feira (27), para derrubar trechos do decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) que retirou a sociedade civil do conselho deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA). O julgamento faz parte do "pacote verde" da Corte. O decreto 10.224 foi publicado em fevereiro de 2020. A Rede Sustentabilidade apresentou a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 651 para revogar os trechos da publicação. O julgamento foi suspenso por 9 a 1, com o único voto divergente o do ministro Kassio Nunes Marques. O presidente do STF, ministro Luiz Fux, votará nesta quinta-feira (28). O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected]. A relatora do julgamento, ministra Cármen Lúcia, foi favorável a anular os trechos do decreto. "Tenho para mim que a eliminação da sociedade civil das entidades que compõem o Fundo Nacional do Meio Ambiente evidencia uma centralização que seria antidemocrática, o que deslegitima as ações estatais, em ofensa aos princípios da participação popular", destacou. O STF também tem maioria para anular parte de outros dois decretos: o 10.223, que extinguiu o Comitê Organizador do Fundo Amazônia; e o 10.239, que retirou os governadores do Conselho Nacional da Amazônia Legal.  
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

STF Meio Ambiente cármen lúcia Pacote verde

Temas

Meio Ambiente Justiça Nota

LEIA MAIS

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

Mundo

Saída do Acordo de Paris enfraquece os Estados Unidos, avalia governo sueco

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES