Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Congresso aprova reajuste salarial do serviço público

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Serviço Público

Congresso aprova reajuste salarial do serviço público

Após sete anos sem mudanças, Parlamentares aprovam 9% de reajuste salarial linear dos servidores federais do executivo.

Congresso em Foco

26/4/2023 | Atualizado às 19:03

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Na primeira sessão do Congresso realizada na quarta-feira (26/04), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou a aprovação do PLN 2/2023, que garante o reajuste de 9% para os servidores federais do executivo no valor de aproximadamente R$ 11,6 bilhões. A aprovação segue para sanção presidencial. Trata-se do primeiro acordo bem sucedido entre servidores e governo desde 2016.

O projeto foi aprovado na Comissão Mista do Orçamento (CMO) na terça-feira (25). O montante já estava praticamente incluído de modo integral no Orçamento deste ano.

O aumento salarial dos servidores públicos federais foi acordado por intermédio da Mesa de Negociação Permanente do governo com a presença e participação de representantes das categorias ainda em março. Além dos 9% válidos a partir de maio, os servidores receberão um acréscimo de R$ 200 no vale alimentação. O reajuste será retroativo para o mês de abril.

Moacir Lopes, presidente da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), chama atenção para o impacto do projeto ao apontar para o total de categorias envolvidas no reajuste "Servidores de um total aproximado de 70 categorias, entre elas trabalhadores do Ibama, IBGE, policiais federais, saúde e previdência, fiscais, etc, compõem um total de beneficiados de 1,3 milhão de pessoas, sendo que isso envolve os profissionais ativos, aposentados e pensionistas", listou. O reajuste salarial do serviço público federal é uma antiga pauta do setor. O conjunto de categorias passou os últimos quatro anos sem qualquer tipo de aumento. Em alguns casos, isso chegou a resultar em uma defasagem superior a 27% em decorrência do acúmulo da inflação. Os 9% previstos no projeto de lei não cobrem totalmente a defasagem, mas foi a margem possibilitada dentro do teto de gastos no orçamento público de 2023.

Mesmo antes da votação, os sindicatos já antecipavam a necessidade de permanecer em atividade na articulação por maiores reajustes. Com a aprovação do primeiro acordo com o governo, os servidores planejam seguir acompanhando a CMO para incluir um novo aumento no orçamento de 2024.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

CMO reajuste salarial Fenasps

Temas

Economia Democracia Congresso Notícia

LEIA MAIS

Internacional

Criptogate: entenda a crise que ameaça mandato de Milei na Argentina

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES