Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Marinha e Aeronáutica revelam pensões pagas a familiares de militares ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Forças Armadas

Marinha e Aeronáutica revelam pensões pagas a familiares de militares punidos

Parte das Forças Armadas do Brasil revelaram dados e informações sobre pensionistas ligados a militares considerados "mortos".

Congresso em Foco

11/9/2023 | Atualizado às 15:50

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Caso de Mauro Cid levantou questionamentos sobre militares considerados mortos pelas Forças Armadas. Foto: Alexandre Manfrim/Defesa

Caso de Mauro Cid levantou questionamentos sobre militares considerados mortos pelas Forças Armadas. Foto: Alexandre Manfrim/Defesa
O comando de parte das Forças Armadas do Brasil revelou dados e informações sobre pensionistas ligados a militares punidos, considerados "mortos" pelas Forças Armadas. A Marinha apresentou uma planilha com dados detalhados de 85 instituidores de pensões com a identificação de dependentes, grau de parentesco e remuneração. Já a Aeronáutica tornou pública uma lista com mais de 400 pensionistas dependentes de militares expulsos e o grau de parentesco com o instituidor, mas sem especificar os valores recebidos. O pedido de informações foi feito pela agência Fiquem Sabendo, especializada na Lei de Acesso à Informação (LAI). O Exército não entregou os dados requisitados pela agência, que apresentou um recurso em nível superior para obter a lista relacionada à pensionistas de militares qualificados como mortos. - Confira as listas com as informações sobre as pensões e dependentes:
  • Aeronáutica  
  • Marinha 
Segundo a Fiquem Sabendo, a possibilidade de enquadrar o tenente coronel Mauro Cid do Exército como "morto ficto" em função do envolvimento no caso de venda de joias sauditas recebidas como presentes pelo ex-presidente Jair Bolsonaro trouxe o assunto das pensões de volta à tona. A expressão em latim classifica militares considerados mortos pela corporação em decorrência de ações que mancharam a carreira. Assim sendo, um "morto ficto" perde o direito de receber direitos, mas por ser considerado morto, quem teria direito a ganhar a pensão passa a ser a viúva do falecido. Isto é, se o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro for considerado "morto ficto", sua esposa passará a receber pensão.  
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Marinha Aeronáutica Exército pensões

Temas

Nota Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES