Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ex-ministro de Bolsonaro, Ciro Nogueira vê eleições na França como ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Eleições

Ex-ministro de Bolsonaro, Ciro Nogueira vê eleições na França como "recado" à direita brasileira

Ex-ministro de Bolsonaro, Ciro Nogueira considera resultado das eleições na França como um alerta contra o extremismo na direita brasileira.

Congresso em Foco

8/7/2024 | Atualizado às 11:07

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Diante do resultado das eleições legislativas na França, marcadas pela derrota do partido de extrema-direita Assemblée Nationale (Reunião Nacional) de Marine Le Pen e pela consolidação da coalizão de esquerda Nouveau Front Populaire (Nova Frente Popular, NFP) como maior bloco do parlamento francês, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Progressistas e ex-ministro no governo de Jair Bolsonaro, pronunciou-se em suas redes sociais. De acordo com ele, o pleito francês representa um alerta à direita brasileira, pois retrata as consequências da adoção de uma postura extremista e isolacionista. De acordo com o parlamentar, o cenário francês se assemelha à situação brasileira, pois nos dois países, "os setores mais vigorosos da Direita ainda imaginam que podem, sozinhos, ser referendados pela vontade popular", e os dois extremos "procuram o tempo todo desqualificar os que pensam diferente, mesmo que possuam inúmeros pontos de convergência com pontos centrais de sua agenda". A população brasileira, porém, "não é de extremismos". O senador alertou que, no caso da direita, comportamentos fundamentalistas de uma parcela que acredita possuir força majoritária acabam por estigmatizar o todo. "O que os acontecimentos da França demonstram é que a construção de uma maioria exige mais do que convicção. Exige a capacidade de congregar em torno de um projeto nacional, de uma nação que não possui um pensamento único, mas múltiplo, um projeto maior do que o de qualquer corrente", ponderou. Ciro Nogueira também apontou para o fato de a NFP não ter alcançado maioria absoluta na Assembleia Nacional francesa, sendo obrigada a buscar apoio de outros partidos para consolidar seu futuro governo. "A esquerda também deve aprender com o dia de hoje. Ganhou, mas não é majoritária também. Foi a vitória da derrota. Ou a derrota Da Vitoria. Quando os extremos se enfrentam, a fragmentação triunfa e as diferenças sobressaem. Como deve ser", avaliou Nogueira. Apesar de ter sido parte das bases dos dois primeiros mandatos do presidente Lula e do governo Dilma, Ciro Nogueira se tornou um dos principais aliados do governo de Jair Bolsonaro, assumindo a chefia Casa Civil durante sua gestão. Na atual legislatura, adota uma postura dupla: publicamente, se afirma como parlamentar de oposição. Nos bastidores, autorizou as negociações para seu partido ocupar pastas do governo, e vota majoritariamente com o governo, mas sem o mesmo grau de adesão dos partidos da base no Senado. Ao comentar as eleições na França, o senador aproveitou para criticar o purismo predominante entre lideranças de extrema-direita, muitas vezes hostis a qualquer conversa entre quadros da oposição com o governo. "Para a Direita, tão crítica e impiedosa com os seus próprios, fica o recado", afirmou. Veja a íntegra da análise de Ciro:

Textão: As eleições da França e a lição para o Brasil

As eleições para a França deixam uma lição pedagógica para todo o mundo e o Brasil. Os setores extremistas, que possuem tentações majoritárias e dominantes em ambos os polos, procuram o tempo todo desqualificar os que pensam. - Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) July 7, 2024
 
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado PP direita França Ciro Nogueira

Temas

Mundo Democracia Notícia Eleições

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

Redes sociais

Moro e Mario Frias batem boca: "seu merdinha" x "palhaço"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES