Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Parlamentares aprovam condução coercitiva de artista nu na CPI dos ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Parlamentares aprovam condução coercitiva de artista nu na CPI dos Maus-Tratos

Congresso em Foco

11/11/2017 | Atualizado às 14:26

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Reprodução
  Um grupo de parlamentares integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos aprovou requerimento para a convocação coercitiva do artista Wagner Schwartz, responsável pela performance nu no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), e do curador da exposição Queermuseu, em Porto Alegre, Gaudêncio Fidélis. Em setembro, Schwartz fez a apresentação na estreia do 35º Panorama de arte Brasileira e causou polêmica nas redes sociais após a performance de nudez.
<< Maior nu artístico do Centro-Oeste reúne mais de cem pessoas em Brasília
Membro da bancada evangélica no Congresso, o senador Magno Malta (PR-ES) é o autor dos pedidos de condução coercitiva. Malta também é o presidente da CPI e apresentou o requerimento sob a justificativa de que os artistas não responderam ao convite para as audiências da comissão em São Paulo. Diante do requerimento, Schwartz e Fidélis serão conduzidos por força policial à reunião da CPI. A reunião que aprovou os requerimentos ocorreu na última quarta-feira (8). A apresentação no MAM ocorreu no dia 26 de setembro e causou polêmica após um vídeo viralizar no Facebook. O filme exibe o momento em que uma criança de aproximadamente quatro anos, acompanhada da mãe artista, tocar o pé do homem nu. Segundo o MAM, o evento era aberto a visitantes, mas havia sinalização sobre a nudez na sala onde a performance era realizada. Fidélis foi o curador responsável pela exposição Queermuseu, cancelada pelo Santander em Porto Alegre, após críticas nas redes sociais por suposto retrato de pedofilia e zoofilia em algumas das obras selecionadas. O objetivo da comissão que pediu as convocações é investigar as irregularidades e os crimes relacionados aos maus-tratos em crianças e adolescentes no país.
<< Artistas vão à Justiça contra políticos e grupos que os associaram à pedofilia e à zoofilia
Recentemente, em plenário, Magno Malta fez reclamações das recentes manifestações artísticas que, explorando a nudez e tocando temas como homossexualidade, pedofilia e zoofilia, têm causado reações raivosas de setores sociais conservadores - para Magno, esse é "um momento sensível, terrível, de um ataque sistemático, organizado contra a família".
<< Juiz autoriza peça que mostra Jesus como travesti: "No popular, diríamos, irá quem quiser ver" << Deputados evangélicos inspecionam mostra sobre ditadura, e não encontram o que censurar
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

arte Magno Malta pedofilia zoofilia cpi dos maus tratos crise brasileira Queermuseu nu artístico Wagner Schwartz Gaudêncio Fidélis

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES