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O perigo de se estudar o que ensina a pensar

Congresso em Foco

4/5/2019 14:16

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O Pensador é uma das mais famosas esculturas de bronze do francês Auguste Rodin

O Pensador é uma das mais famosas esculturas de bronze do francês Auguste Rodin
André Giusti * Filosofia, sociologia e história - especialmente filosofia - não são apenas disciplinas importantes. São as mais importantes de todas e assim deveriam ser consideradas por quem monta os currículos escolares. Com todo respeito e reconhecimento às outras matérias, é mais necessário que antes de conhecer equações, fórmulas que cruzam massa e velocidade ou combinações de metais e gases o ser humano estude sobre sua condição nesse planeta e seu papel nessa existência. Fundamental também que identifique, já nos primeiros bancos escolares, o que é sua relação com o meio em que vive e o que aconteceu no país e no mundo antes de ele, aluno e futuro cidadão, nascer, para que erros do passado não retornem ao presente. O problema é que as três disciplinas formam pessoas pensantes, capazes de contestar sistemas e quem os conduzem, o que é uma ameaça em potencial ao poder. O sistema educacional brasileiro, opressor e apenas preocupado com resultados em programas de seleção (para que possa estampar índices de aprovação em outdoors de propaganda de colégios para brancos e ricos) privilegia matérias que exigem raciocínio, mas não pensamento. E como já esperávamos, essa forma de ensinar nossos estudantes é também agora uma maneira de governar. * André Giusti é jornalista e escritor. Trabalha atualmente como assessor parlamentar no Senado. Mantém blog e site em www.andregiusti.com.br. >> Do mesmo autor: A falência do Estado nos contêineres de lixo >> Associações de ciências humanas rebatem argumentos de Bolsonaro para cortar investimentos
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educação história universidade filosofia sociologia cidadão governo Bolsonaro André Giusti formação acadêmica

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