Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Globo exibe placa destruída e deputado promete moção de repúdio

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Globo exibe placa destruída e deputado promete moção de repúdio

Congresso em Foco

24/11/2019 | Atualizado às 10:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Programa de humor que tem feito sátiras semanais à política e às desigualdades da sociedade brasileira, o Zorra Total tratou da Consciência Negra e fez críticas ao racismo nesse sábado (23). O programa da TV Globo chegou a exibir a placa da exposição sobre o genocídio negro que foi destruída por um deputado do PSL na Câmara nessa semana. A exibição da placa na cadeia nacional de televisão, contudo, desagradou a bancada da bala, que promete apresentar uma moção de repúdio contra a Globo e exigir direito de resposta na Justiça. > Deputados em protesto recolocam placa na Câmara. Teve tumulto; veja vídeo Líder da bancada da bala, o deputado Capitão Augusto (PL-SP) disse que a Frente Parlamentar da Segurança Pública vai apresentar uma moção de repúdio contra a Rede Globo na Comissão de Constituição e Justiça e também na Comissão de Cultura da Câmara. "Solicitarei ao presidente Rodrigo Maia que essa moção seja pautada no plenário da Câmara, para demonstrar nosso repúdio contra a Rede Globo que extrapola o direito à liberdade de expressão. Vamos acionar a justiça para que os responsáveis respondam por esse ato e que tenhamos o direito de resposta", informou o deputado. Maia, por sua vez, já criticou a destruição da placa. Veja aqui. Para o Capitão Augusto, que já havia criticado a placa da exposição sobre o genocídio negro antes de o Coronel Tadeu (PSL-SP) destruir o painel que mostra um negro morto e um policial ao fundo, a exibição dessa placa na Globo "tem a clara intenção de afrontar e denegrir a imagem de todos Policiais Militares do Brasil, querendo atribuir o genocídio de negros aos policiais militares". O deputado ainda classificou o trabalho, do artista Carlos Latuff, como um cartoon "polêmico e ofensivo". Responsável pela destruição da placa, o Coronel Tadeu ainda não fez comentários sobre o programa da Globo, que começou com uma sátira ao racismo enfrentado diariamente pelos negros brasileiros e terminou com a exibição da placa de Latuff. O painel, que foi recolocado nas paredes da Câmara por deputados da oposição um dia depois do ataque do Coronel Tadeu, foi exibido junto com os créditos finais do Zorra Total. Já o artista Carlos Latuff agradeceu a atitude da Globo nas redes sociais. A atitude da Globo também foi elogiada por muitos internautas. Veja o que Latuff comentou no Twitter:

Gostaria de agradecer a produção do programa "Zorra" na pessoa de @omarciusmelhem por reproduzir nos créditos finais minha charge sobre o extermínio de jovens negros pela polícia no #Brasil, que o deputado-coronel tentou em vão censurar na @camaradeputados.

Gratidão! pic.twitter.com/NywWtaPpvj - Carlos Latuff (@LatuffCartoons) November 24, 2019
> Exclusivo: Deputado diz que se sente feliz por poder quebrar placa > Tenha a melhor cobertura do Congresso de graça no seu Whatsapp
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Globo racismo TV Globo moção de repúdio capitao augusto zorra total Coronel Tadeu Genocídio Negro

Temas

Reportagem Mídia Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES