Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
19/8/2020 15:01
Para reforçar seu posicionamento contrário às mudanças de última hora na nova lei que conduzirá o saneamento no Brasil nos próximos anos – promovidas por vetos presidenciais – a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) lançou a campanha Água é Direito de Todos.
A Aesbe criou uma página para tornar conhecidos os problemas em principalmente dois dos 12 vetos – referentes aos artigos 14 e 16 da Lei nº 14.026/2020 – e explicar as consequências negativas para a sociedade caso tais vetos não sejam derrubados no Congresso Nacional.
> Veto em lei do saneamento pode comprometer regiões carentes, dizem especialistas
O novo Marco Legal do Saneamento tramitou durante quase dois anos no Congresso com o forte argumento de que sua aprovação contribuiria para a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, trazendo recursos privados para acelerar o atingimento dessas metas.
Aprovado em julho, o projeto apresenta a definição das metas de abastecimento em um ambiente de segurança jurídica e regulatória que busca propiciar a atratividade de investimentos e permite a atuação conjunta entre a iniciativa privada e as empresas públicas do setor.
Vetos descumprem acordo
Após a sua aprovação no Senado, entretanto, a nova lei sofreu 12 vetos do presidente da República, Jair Bolsonaro, em artigos que foram debatidos, negociados e votados no Congresso Nacional.
Entre os vetos está o artigo 16, que criou a regra de transição entre os modelos de operação para o setor de saneamento básico. Por meio dela, é possível absorver a subsistência das operadoras e a integração dos investimentos privados com novas modelagens destinadas a alavancar a universalização dos serviços. Para isso, o artigo autoriza a renovação dos contratos de programa em vigor por até 30 anos, bem como possibilita a regularização das situações em curso em alguns munícipios.
Marcus Vinícius Fernandes Neves, presidente da AesbeTags
LEIA MAIS
{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "viewed": [] }