Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Bancada feminina reivindica de candidatos maior poder na Câmara

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Bancada feminina reivindica de candidatos maior poder na Câmara

Congresso em Foco

19/1/2021 16:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Com a maior presença na história da Câmara, com 77 deputadas, a bancada feminina apresentou uma carta com reivindicações aos candidatos a presidente da Casa. O texto, entregue nesta terça-feira (19) aos deputados Baleia Rossi (MDB-SP) e Fábio Ramalho (MDB-MG), cobra mais espaço político para as parlamentares dentro das atividades legislativas e a votação de projetos voltados à saúde feminina e ao endurecimento da legislação para coibir e punir a violência contra a mulher. O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected]. O primeiro a receber a carta foi o líder do PP, Arthur Lira (AL), ainda nesta segunda-feira (18). Luiza Erundina (Psol-SP) é a única mulher entre os postulantes à presidência da Casa. Entre as mudanças reivindicadas por elas estão:
  • a garantia de que as mulheres ocupem pelo menos 30% das vagas da Diretora e das presidências das comissões e outros postos delegados pelo presidente da Casa;
  • a designação de relatorias importantes e o compromisso de que serão ouvidas a respeito da inclusão na pauta de projetos polêmicos sobre os quais não há consenso dentro da bancada, sobretudo aqueles relacionados à retirada de direitos já adquiridos.
O Congresso em Foco acompanhou a entrega da carta ao deputado Fábio Ramalho, em sua residência. O documento foi apresentado pelas deputadas Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), Elcione Barbalho (MDB-PA) e Paula Belmonte (Cidadania-DF). "Somos praticamente um partido (77 deputadas) e representamos quase 53% do eleitorado nacional", disse Dorinha, ao destacar a sub-representação feminina entre as 513 vagas da Câmara. Leia a carta:
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

câmara dos deputados Psol PP Arthur Augusto MDB Erundina Baleia Rossi fabio ramalho

Temas

Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES