Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Flávia Arruda é escolhida presidente da Comissão do Orçamento de 2021

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Flávia Arruda é escolhida presidente da Comissão do Orçamento de 2021

Congresso em Foco

10/2/2021 | Atualizado às 14:20

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Flávia Arruda (PL) tentará o Senado pelo Distrito Federal. Foto: Cleia Viana / Agência Câmara

Flávia Arruda (PL) tentará o Senado pelo Distrito Federal. Foto: Cleia Viana / Agência Câmara
Instalada na manhã desta quarta-feira (10), a Comissão Mista de Orçamento (CMO) será presidida pela deputada Flávia Arruda (PL-DF). A congressista, que está em seu primeiro mandato e é casada com o ex-governador cassado do Distrito Federal José Roberto Arruda, preso na Operação Caixa de Pandora em 2010, é a primeira deputada  mulher a comandar o grupo.
Questões importantes passam pela aprovação do orçamento de 2021, como a manutenção do teto de gastos, regra que limita o crescimento de despesas à inflação do ano anterior, e a definição sobre um benefício social para os trabalhadores informais que tiveram sua situação econômica agravada na pandemia.
O relator do orçamento é o senador Márcio Bittar (MDB-AC), que tenta construir com o governo a definição de um novo programa social. Por conta do atraso da instalação, esta configuração da CMO vai ter duração reduzida, de apenas um mês. A partir de março, o Congresso deve começar a organizar a Comissão do Orçamento de 2022, que será presidida por um senador e relatada por um deputado. A senadora Zenaide Maia (Pros-RN), que participa da CMO de 2021, afirmou que "não tem como não ser prioridade vacina para todos e a prorrogação do auxílio emergencial". A senadora também fez críticas ao governo federal. "Não existe plano de geração de emprego e renda", disse ela.
A comissão é responsável por definir o orçamento de 2021, que era para ter sido votado no final de 2020. Mas, como não houve acordo sobre quem iria presidir o colegiado, a definição foi adiada.
Flávia Arruda concorria ao comando da CMO com Elmar Nascimento (DEM-BA). A disputa entre os dois foi uma prévia da eleição para a presidência da Câmara.
A congressista era apoiada pelo hoje presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e Elmar era endossado pelo então presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ). Desde a campanha para presidência da Câmara, Elmar é aliado de Lira.
Ao invés de aprovar o orçamento em dezembro, os deputados e senadores votaram diretamente em plenário a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que estabelece linhas gerais para as receitas e despesas da máquina pública federal.
> Autonomia do BC, agronegócio e pandemia são destaques na pauta do Congresso
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

CMO Márcio Bittar José Roberto Arruda comissão mista de orçamento pl flavia arruda teto de gastos MDB Zenaide Maia auxilio emergencial orçamento de 2021

Temas

Economia Congresso

LEIA MAIS

Internacional

Criptogate: entenda a crise que ameaça mandato de Milei na Argentina

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES