Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Veja como votou cada senador na PEC do piso da enfermagem

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PISO DA ENFERMAGEM

Veja como votou cada senador na PEC do piso da enfermagem

A PEC  do piso da enfermagem ainda deve ser votado em segundo turno no Senado para seguir para a análise da Câmara dos Deputados.

Congresso em Foco

2/6/2022 | Atualizado às 14:44

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A PEC  do piso da enfermagem ainda deve ser votado em segundo turno no Senado para seguir para a análise da Câmara dos Deputados.(Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A PEC  do piso da enfermagem ainda deve ser votado em segundo turno no Senado para seguir para a análise da Câmara dos Deputados.(Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (2), em primeiro turno, a PEC 11/2022, visa dar segurança jurídica ao projeto de lei que institui o piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. A PEC ainda deve ser votado em segundo turno para seguir para a análise da Câmara dos Deputados.

A matéria é de autoria da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) e foi relatada por Davi Alcolumbre (União-AP). A proposta quer resolver o suposto vício de constitucionalidade do PL 2564/2020, que teria invadido atribuição dos entes subnacionais ao fixar piso salarial sob a responsabilidade dos estados e municípios. A irregularidade acontece quando uma proposta é apresentada por um poder que não tem competência para tratar sobre determinado assunto. A emenda também propõe que a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios elaborem ou adequem os planos de carreiras para atender os pisos estabelecidos para a categoria, até o final do exercício financeiro em que for aprovada a lei. O PL aprovado, proposto pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), prevê piso mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados. Em relação à remuneração mínima dos demais profissionais, o texto fixa 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras. O piso foi aprovado pelo Senado, em novembro, e pela Câmara dos Deputados, em maio. Veja como votou cada senador:
 
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

senadores senado federal como votou piso da enfermagem PEC 11/2022

Temas

País Nota Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES