Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Jornalista Vera Magalhães é atacada por deputado bolsonarista em ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Agressão

Jornalista Vera Magalhães é atacada por deputado bolsonarista em debate

Deputado estadual bolsonarista, Douglas Garcia deferiu ataques verbais à jornalista Vera Magalhães após o debate realizado na TV Cultura.

Congresso em Foco

14/9/2022 | Atualizado às 10:40

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Deputado estadual bolsonarista, Douglas Garcia deferiu ataques verbais à jornalista Vera Magalhães após o debate realizado na TV Cultura. Foto: Reprodução

Deputado estadual bolsonarista, Douglas Garcia deferiu ataques verbais à jornalista Vera Magalhães após o debate realizado na TV Cultura. Foto: Reprodução
O deputado estadual bolsonarista Douglas Garcia (Republicanos-SP) deferiu ataques verbais à jornalista Vera Magalhães após o debate realizado na TV Cultura, na noite dessa terça-feira (13). Confira o vídeo: Douglas Garcia abordou Vera questionando se a jornalista assinou um contrato de "meio milhão de reais por ano para falar mal do presidente". A afirmação falsa é propagada por bolsonaristas que tentam descredibilizar o trabalho da jornalista, que afirmam que ela, por ter sido contratada durante a gestão de João Doria (PSDB), teria motivações políticas para criticar o presidente Jair Bolsonaro (PL). O contrato de Vera já foi compartilhado por ela mesma nas redes sociais, sendo ela contratada pela Fundação Padre Anchieta, que gere a TV Cultura, e com o valor em torno de R$ 200 mil por ano. Após a abordagem do deputado, Vera imediatamente chamou o segurança para afastar o deputado. Douglas seguiu com questionamentos infundados contra a jornalista, afirmando que ela deveria publicar o contrato, o que ela respondeu que já foi publicado. O deputado então começa a chamar Vera de "vergonha para o jornalismo brasileiro", frase utilizada por Bolsonaro em seu primeiro debate, quando também agrediu Vera para fugir de uma pergunta feita pela jornalista. Durantes as agressões verbais, o jornalista Leão Serva, mediador do debate, tomou o celular do deputado e arremessou para longe. Após a confusão, Douglas Garcia foi retirado do local pelos seguranças. Vera Magalhães saiu do edifício escoltada. Em vídeo gravado, Leão Serva afirmou que o deputado já tem um histórico de perseguir Vera Magalhães. "Há dois anos ele foi à TV Cultura, usando as prerrogativas de deputado, para obter uma cópia do contrato de trabalho dela. Foi à Assembleia Legislativa e divulgou, como se fosse um salário mensal, aquilo que era, na verdade, um salário anual", destacou o diretor de jornalismo da TV Cultura. Leão destaca que o deputado já havia ido para o debate com a intenção de causar confusão e que "interrompeu a gravação como forma de separar ele da Vera naquele momento daquela agressão". Em publicação no Twitter antes do debate, Douglas Garcia postou uma foto aguardando a chegada de Tarcísio de Freitas, candidato do Republicanos ao governo de São Paulo, ao debate. "Será que a Vera Magalhães vem hoje?", publicou.

Já estou aqui no debate da TV Cultura aguardando a chegada do Tarcísio. Será que a Vera Magalhães vem hoje? pic.twitter.com/Y92OVYMMGG

- Douglas Garcia - 1070 Dep Federal (@DouglasGarcia) September 14, 2022
Em um vídeo publicado na manhã desta quarta-feira (14), Douglas Garcia afirmou que "não houve agressão" a jornalista e que apenas "questionou" a jornalista. O deputado afirma que registrou um boletim de ocorrência contra a jornalista por difamação e calúnia.

Manifestações de solidariedade

No Twitter, o candidato ao governo de São Paulo pelo PT, o ex-ministro Fernando Haddad se solidarizou com a jornalista. "Uma clara tentativa de ataque à liberdade de imprensa, método bolsonarista de intimidação contra a democracia", afirmou.

Repúdio total ao ataque covarde sofrido pela jornalista @veramagalhaes pelo deputado Douglas Garcia em uma clara tentativa de ataque à liberdade de imprensa, método bolsonarista de intimidação contra a democracia.

- Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) September 14, 2022
Tarcísio de Freitas também manifestou solidariedade a jornalista. Sem citar o nome do deputado, colega de partido e seu convidado para assistir o debates, Tarcísio afirmou que "essa é uma atitude incompatível com a democracia e não condiz com o que defendemos em relação ao trabalho da imprensa".

Lamento profundamente e repudio veementemente a agressão sofrida pela jornalista @veramagalhaes enquanto exercia sua função de jornalista durante o debate de hoje. Essa é uma atitude incompatível c/ a democracia e não condiz c/ o que defendemos em relação ao trabalho da imprensa.

- Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) September 14, 2022
Atual governador e candidato à reelição, Rodrigo Garcia (PSDB) manifestou repúdio ao ataque "vindo de um sujeito que não representa os valores democráticos nem o povo de São Paulo".

Meu total repúdio ao ataque covarde que a jornalista @veramagalhaes sofreu, após o debate da TV Cultura, vindo de um sujeito que não representa os valores democráticos nem o povo de São Paulo. Minha solidariedade a você, Vera.

- Rodrigo Garcia (@rodrigogarcia_) September 14, 2022

Confira outras manifestações:

Lula (PT) - Candidato à presidência da República

Bom dia. Triste com o desrespeito contra a jornalista @veramagalhaes por um deputado bolsonarista no debate de São Paulo. Debates deveriam ser notícia pelas propostas, não por ataques contra mulheres jornalistas, promovidos por quem vive do ódio e não gosta da democracia.

- Lula 13 (@LulaOficial) September 14, 2022
Ciro Gomes (PDT) - Candidato à presidência da República

Os cães raivosos, como Douglas Garcia, não agiriam com tanta desenvoltura se não tivessem, de um lado, o estímulo e o apoio de Bolsonaro, líder da facção, e do outro, a passividade das autoridades. A mesa do Legislativo paulista também não pode ficar em silêncio.

- Ciro Gomes 12 (@cirogomes) September 14, 2022
Simone Tebet (MDB) - Candidata à presidência da República

Espero que a Polícia Civil de São Paulo, a @AssembleiaSP e o @republicanos10 tomem providências para punir mais essa violência. Abraço e força @veramagalhaes. https://t.co/rh1puqfJrN

- Simone Tebet (@simonetebetbr) September 14, 2022
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

vídeo Vera Magalhães Tarcísio de Freitas Douglas Garcia eleições 2022

Temas

País Nota Eleições

LEIA MAIS

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

Treta nas redes

Zema come banana com casca para provocar Lula, e leva invertida de Renan Filho; vídeo

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES