Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PDT aciona justiça contra filtro que ironiza a campanha de Ciro Gomes

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Sem piadas

PDT aciona justiça contra filtro que ironiza a campanha de Ciro Gomes

O PDT acionou, neste sábado (17), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por conta de um filtro lulista que é satírico à campanha de Ciro Gomes.

Congresso em Foco

17/9/2022 14:01

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Criado para ironizar a campanha presidencial de Ciro Gomes (PDT), o filtro "Prefiro Lula" chamou a atenção do próprio pedetista. Uma publicação no perfil oficial do Twitter do candidato, feita na tarde dessa sexta-feira (16), afirmou que "tentam se apropriar da nossa marca".

Viciados em meter a mão no bolso alheio, alguns petistas tão conseguindo se superar. Escondidinho, "chuparam" a MARCA OFICIAL DA CAMPANHA DE LULA de uma empresa americana (https://t.co/tXc7BoGwo4). Agora tentam se apropriar da nossa marca. Onde vai parar a roubalheira? 🤭 /ADM pic.twitter.com/LV50h8CQB2

- Ciro Gomes 12 (@cirogomes) September 16, 2022
Após a publicação do presidenciável, o uso da imagem editada viralizou nas redes e mais usuários aderiram ao filtro lulista. Por conta disso, o PDT acionou, neste sábado (17), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por conta do filtro. O partido alega que a edição satírica está "usurpando a identidade gráfica e o slogan de campanha" de Ciro. "Há um nítido ardil de criar artificialmente, de má-fé um estado mental, emocional, passional que não corresponde à realidade, pois, de forma capciosa passa para os eleitores que a campanha de Ciro está agora apoiando Lula", diz um trecho da ação. O partido afirma que "ao se apropriar ilegalmente de um marco simbólico da campanha de Ciro Gomes", cria-se no eleitor uma percepção de que "a opção é votar no Lula". "Ao se apropriar ilegalmente de um marco simbólico da campanha de Ciro Gomes tenta-se, através de uma percepção imagética já consolidada no imaginário inconsciente de relevante parcela do eleitorado, que agora a opção é votar no Lula", afirma a ação. São alvos da ação o advogado criminalista e candidato a deputado federal Augusto de Arruda Botelho (PSB-SP); o perfil @jairmearrependi, abertamente lulista e responsável por divulgar o filtro no site twibbon.com; e a Storm Ideas Sugar Bond House, empresa britânica responsável pelo site onde é possível aplicar o filtro nos avatares do Twitter. No Twitter, Augusto Botelho ironizou "33 milhões de pessoas passando fome e um candidato à presidência me processa por isso. Ciro Gomes, vem com a gente, vamos virar juntos a página mais triste da nossa história. Ainda dá tempo!", escreveu o candidato. Em nota, o responsável pelo perfil @jairmearrependi afirmou que "a paródia visual e a sátira em eleições é algo comum em todas as democracias". "Uma coisa que foi feita como uma piada interna entre pessoas que acompanham o perfil, e com pouca adesão, acabou ganhando grande proporção devido a divulgação feita pelo próprio administrador do perfil do candidato no Twitter em busca de um fato, fazendo triplicar em menos de 12 horas o uso do bottom. E vai aumentar ainda mais agora", destacou a nota. O perfil também destacou que "não desgosta do candidato" e que prefere acreditar que Ciro desconhece o envolvimento de seu nome na ação feita pelo PDT, "sendo mais uma trapalhada criada por sua assessoria".

pic.twitter.com/Ikk1D9Km59

- JaIrme (@jairmearrependi) September 17, 2022
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

ciro gomes Twitter eleições 2022

Temas

País Nota Eleições

LEIA MAIS

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

Redes sociais

Moro e Mario Frias batem boca: "seu merdinha" x "palhaço"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES