Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. TCU sugere suspensão do consignado do Auxílio Brasil

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Auxílio Brasil

TCU sugere suspensão do consignado do Auxílio Brasil

Na avaliação da área técnica do TCU, o empréstimo consignado no Auxílio Brasil pode "interferir politicamente nas eleições presidenciais".

Congresso em Foco

21/10/2022 | Atualizado 22/10/2022 às 8:53

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Na avaliação da área técnica do TCU, o empréstimo consignado no Auxílio Brasil pode

Na avaliação da área técnica do TCU, o empréstimo consignado no Auxílio Brasil pode "interferir politicamente nas eleições presidenciais". Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Em parecer técnico dado nessa quinta-feira (20), o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a suspensão da oferta de empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Na avaliação da área técnica da corte que o Valor Econômico teve acesso, a oferta de crédito pode "interferir politicamente nas eleições presidenciais". O tribunal também deu cinco dias úteis para que a Caixa Econômica Federal explique os motivos para começar a ofertar os empréstimos em outubro, justamente no período entre o primeiro e o segundo turno das eleições presidenciais. O parecer foi enviado para o relator do caso, ministro Aroldo Cedraz, e sugere que o empréstimo consignado seja suspenso até que o plenário do tribunal julgue o caso de maneira definitiva. A oferta de crédito foi liberada na terça-feira da semana passada (11). Com teto de juros mensais de 3,5%, os pagamentos são descontados automaticamente na conta do beneficiário do Auxílio Brasil. Além da Caixa, outras 11 instituições estão autorizadas a conceder o empréstimo consignado. Na terça-feira (18), o Ministério público, juntamente ao TCU, pediu a suspensão do consignado. Na avaliação do subprocurador-geral, Lucas Furtado, o crédito tem "finalidade meramente eleitoral e em detrimento das finalidades vinculadas do banco". "Não é desarrazoado supor que o verdadeiro propósito dessas ações, ou pelo menos da forma como elas vêm sendo conduzidas, seja o de beneficiar eleitoralmente o atual Presidente da República e candidato à reeleição", afirmou o procurador no pedido. Segundo informações da Caixa, o empréstimo consignado no Auxílio Brasil liberou R$ 1,8 bilhão para mais de 700 mil pessoas nos três primeiros dias de oferta. > Após anúncio de segundo turno, Bolsonaro antecipa Auxílio Brasil para antes da eleição.  
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

TCU auxílio Brasil

Temas

Economia País Nota

LEIA MAIS

Internacional

Criptogate: entenda a crise que ameaça mandato de Milei na Argentina

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES