Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Congressistas norte-americanos pedem a expulsão de Bolsonaro do país

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Atos golpistas

Congressistas norte-americanos pedem a expulsão de Bolsonaro do país

Embaixada e o Consulado dos EUA no Brasil soltaram uma nota condenando os ataques às instituições democráticas e aos edifícios governamentais

Congresso em Foco

9/1/2023 19:32

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Congresso norte-americano. Foto: Martin Falbisoner/Divulgação

Congresso norte-americano. Foto: Martin Falbisoner/Divulgação
Após o novo episódio de atos golpistas protagonizado por militantes bolsonaristas, deputados dos Estados Unidos querem a expulsão de Jair Bolsonaro (PL) do estado da Flórida. Para os congressistas, o ex-presidente da República, que está no país, deve ser responsabilizado pelos atos de depredação do patrimônio público no Brasil. Neste domingo (8), bolsonaristas invadiram o Congresso Nacional, a sede do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, deixando um rastro de destruição na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Um dos responsáveis pelo apelo, o deputado americano do Partido Democrata Joaquin Castro, disse que "Bolsonaro não deve ter refúgio na Flórida, onde ele está se escondendo da responsabilidade de seus crimes". O mesmo pedido também está sendo realizado pela deputada democrata, Alexandria Ocasio-Cortez. "Quase dois anos depois dos ataques contra o Capitólio por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil", afirmou a parlamentar. Para ela, os Estados Unidos precisam parar de garantir este tipo de refúgio na Flórida. Para o deputado que investiga os atos contra o capitólio, James Raskin, "as democracias do mundo precisam agir rapidamente para deixar claro que não haverá apoio aos criminosos de direita". O congressista chamou os golpistas de fascistas, afirmando que os criminosos que repetem os ideais de Donald Trump devem ir para a cadeia. Jair Bolsonaro deixou o Brasil em direção a Orlando, na Flórida, na véspera de sua saída do governo, no dia 31 de dezembro. Em pronunciamento no Twitter, afirmou que depredações e invasões são diferentes de manifestações pacíficas. Ainda repudiou as acusações feitas contra ele pelo presidente Lula (PT). A Embaixada e o Consulado dos EUA no Brasil soltaram uma nota condenando os ataques às instituições democráticas e aos edifícios governamentais de Brasília. "Invasões por indivíduos que não aceitam um resultado eleitoral violam a democracia de um país. Exortamos o fim imediato desses ataques", afirmaram as representações americanas.

Extradição

A extradição consiste no processo de entrega de uma pessoa investigada, processada ou condenada após o pedido formal para o país em que ela está. O pedido de extradição de um brasileiro no exterior pode ser realizado pelo Ministério Público, que instaura o processo para ser analisado pelo Poder Judiciário junto às autoridades estrangeiras.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Jair Bolsonaro terrorismo bolsonaristas Atos golpistas golpistas de brasilia

Temas

Mundo Notícia

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

Redes sociais

Moro e Mario Frias batem boca: "seu merdinha" x "palhaço"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES