Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Congresso tem quase 5 mil projetos focados em saúde, aponta ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Congresso

Congresso tem quase 5 mil projetos focados em saúde, aponta levantamento; saiba mais

Dados até abril deste ano indicam que foco dos projetos legislativos no Congresso é em questões de saúde pública

Congresso em Foco

20/5/2024 18:19

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Um dos principais focos do Congresso Nacional é a saúde pública, com milhares de propostas sobre o tema. Atualmente existem 3.424 projetos sobre saúde em tramitação na Câmara e outros 1.257 no Senado. São, ao todo, 4.681 proposições, segundo levantamento da BMJ Consultores Associados. O número corresponde a 8% de todas as 59.282 propostas ativas no Congresso. Ainda de acordo com a consultoria, o número de projetos analisados nas duas Casas relacionados à saúde voltou a crescer em 2023, aproximando-se dos números registrados durante a covid-19. Foram votadas 87 proposições voltadas para a saúde na Câmara e no Senado no ano passado. Em 2021, ano crítico da pandemia, foram 95. A pandemia, aliás, continua sendo um tema central em diversas propostas, incluindo aspectos como vacinação, prevenção e o Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o levantamento, em 2024, foram examinados 15 projetos voltados essencialmente à saúde no Congresso Nacional. Foram 12 na Câmara e três no Senado. O levantamento utiliza dados até 26 de abril de 2024. Veja como foi nos anos anteriores:
  • 2021 - 49 na Câmara e 46 no Senado;
  • 2022 - 31 na Câmara e 20 no Senado; e
  • 2023 - 63 na Câmara e 24 no Senado.   
  • Veja todos os números do levantamento
Pela nuvem de palavras feita a partir do levantamento de todos os projetos ativos na Câmara, a saúde pública se destaca como tema mais presente. Também se repetem com grande frequência as palavras covid, coronavírus, emergência, pandemia e calamidade, que remetem às proposições apresentadas entre março de 2020 e 2022. De acordo com a consultoria, o tempo médio de tramitação de projetos no Congresso é de quatro anos. Normalmente, as propostas passam pelas comissões permanentes da Câmara e do Senado. No caso dos deputados, há uma comissão permanente de Saúde, enquanto os senadores têm a Comissão de Assuntos Sociais, que tem a área como um de seus focos. A tramitação em comissões e depois no Senado pode ser demorada pelas regras do Legislativo brasileiro: deputados e senadores podem pedir audiências públicas e mais tempo para analisar propostas. No entanto, textos que tratam sobre saúde, principalmente saúde pública, tiveram suas tramitações aceleradas nos últimos anos por causa da covid-19. Além disso, a pandemia destravou outras discussões que estavam paradas nas Casas, como o Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas, estipulado pelo Projeto de Lei 826 de 2019. a emergência de covid evidenciou a queda nos índices de vacinação infantil. Uma possível solução já estava parada no Congresso desde 2019. Agora, o texto deve ser votado no plenário do Senado nesta semana, depois de já ter sido aprovado pela Câmara dos Deputados.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Saúde Senado câmara dos deputados Congresso Nacional comissão de assuntos sociais projetos de lei covid-19 pandemia Comissão de Saúde

Temas

Saúde Congresso Dados

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES