Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
17/3/2020 | Atualizado 23/6/2020 às 17:29
16:15 Assembleia do Paraná aprova uso obrigatório de máscaras no estado O uso obrigatório de máscaras de proteção no Paraná foi aprovado nesta quarta na Assembleia Legislativa do estado. A utilização desse equipamento de proteção individual é uma das medidas de prevenção contra o coronavírus. Conforme o texto aprovado, as máscaras precisam ser fornecidas de forma gratuita pelos empregadores e devem ser utilizados em: "estabelecimentos públicos, industriais, comerciais, bancários e empresas que prestam serviço de transporte com mais de 30 funcionários", conforme informações da Agência de notícias da Assembleia Legislativa do Paraná. Quem deixar de fornecer ou utilizar o equipamento pode ser multado. As multas serão direcionadas para o enfrentamento da covid-19. O projeto de lei ainda não está em vigor e precisa ser votado e discutido em segundo turno na semana que vem. 15:46 Caixa inicia hoje pagamento do auxílio emergencial A Caixa Econômica Federal inicia hoje (22) o pagamento do auxílio emergencial para cerca de 5,3 milhões de brasileiros, beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Na quinta-feira (23), a Caixa irá iniciar o pagamento da segunda parcela do coronavoucher. 15:35 Mais de 2,6 milhões de pessoas estão infectadas pelo coronavírus no mundo Nesta quarta-feira (22), segundo os dados da Universidade Johns Hopkins, são 2.603.147 pessoas infectadas pelo coronavírus no mundo. O monitoramento aponta 180.784 casos de morte pela doença desde o início da pandemia. Os Estados Unidos seguem como o país mais afetado, com 830.789 casos e 45.894 mortes desde o início da pandemia. 15:22 Governador quer médicos formados no exterior no combate à covid-19 O governador do Acre, Gladson Cameli, pediu que os médicos formados no exterior sejam liberados temporariamente para atuarem no enfrentamento do coronavírus no estado. O ofício com a solicitação foi encaminhado pelo governador na última terça-feira (21) para Abraham Weintraub, ministro da Educação, Nelson Teich, ministro da Saúde e Leuda Davalos, presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM). Ao anunciar a proposta em uma postagem no Instagram, o governador justificou a necessidade de um reforço na saúde do estado: "Dentro deste grave contexto, precisamos unir forças e valorizar o esforço e a legitimidade desses profissionais para atuarem no combate à pandemia".O @minsaude atualiza a situação do #coronavírus no Brasil - 22/04:
▶️ 45.757 casos ▶️ 2.906 óbitos Confira mais informações na plataforma: https://t.co/fIH1TRftNx#COVID19 pic.twitter.com/8ZxBONezGR — Ministério da Saúde (@minsaude) April 22, 2020
14:28 Doria diz que atividades econômicas em SP serão retomadas em maio O governo do estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (22) que está viabilizando que as atividades econômicas voltem a funcionar a partir do dia 11 de maio, logo após o término do período de quarentena decretado, que vai até o dia 10 do mesmo mês. De acordo com o governador de São Paulo, João Doria, a reabertura será "gradual, heterogênea e segura" e com o "suporte da ciência e medicina". O planejamento para a retomada dessas funções foi intitulado pelo governo de "Plano São Paulo". Os detalhes serão divulgados no dia 8 de maio, caso "todas as circunstâncias permitirem", ressaltou Doria. Ele também garantiu o controle da disseminação da doença após a reabertura das atividades. "A curva epidemiológica e a capacidade de tratar os doentes estará sob controle em todas as regiões do estado de São Paulo", disse o governador durante a coletiva de imprensa. Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do estado, explicou que a implementação do plano será feito de forma "faseada, regionalizada e setorial". Para a retomada, serão levados em consideração os seguintes critérios: a preparação do sistema de saúde - para isso será realizado o acompanhamento da disseminação da doença, capacidade do sistema de saúde e monitoramento do vírus - e o preparo da sociedade e dos setores econômicos. Os municípios serão devidos em três zonas, conforme o avanço da pandemia e a capacidade do sistema de saúde em cada região. Esses fatores serão analisados para decidir o andamento da flexibilização. "Nos trabalharemos em conjunto para que as regiões sejam definidas por níveis de risco. Teremos três níveis de risco: zona vermelha, zona amarela e zona verde. Lembrando que hoje nós temos todas as regiões entre a vermelha e a amarela. Para estar na zona verde, nos precisamos alcançar um baixo número de casos, baixa ocupação de leitos de UTI, testes disponíveis para sintomáticos e suspeitos, e protocolos setoriais implementados", esclareceu a secretária.
De acordo com o Consed, a adaptação no calendário do Enem é necessária para que os estudantes, principalmente os da rede pública, que não estão tendo aulas presenciais durante este período de pandemia ou que enfrentam dificuldades na inscrição do exame não sejam prejudicados. “Entendemos também ser fundamental o adiamento das datas das provas do ENEM, para que não sejam ampliadas ainda mais as desigualdades educacionais em nosso país”, diz. No documento, o conselho também aponta que “os entes federados deveriam trabalhar em regime de colaboração, sem estimular disputas políticas”. 17:05 Brasil já tem mais de 40 mil casos confirmados de covid-19 Conforme a atualização diária realizada pelo Ministério da Saúde quanto a situação do novo coronavírus no Brasil, já foram registrados até a tarde desta segunda-feira (20) 40.581 casos confirmados da covid-19. Isso demonstra que em 24 horas, 1.927 novos casos foram notificados. De acordo com os dados corrigidos pelo ministério e divulgados na tarde de hoje, o número total de óbitos decorrentes da doença aumentou para 2.575. A taxa de letalidade está em 7%. São Paulo é o estado com mais incidência do vírus, são 14.580 confirmações da doença e 1.037 óbitos. Seguido do Rio de Janeiro, que possui 4.899 casos confirmados e 422 mortes.#VaiTerEnem Governadores fizeram uma quarentena generalizada e precipitada. A população está no limite. Alunos sem aula ficam preocupados com o Enem. O ANO NÃO ESTÁ PERDIDO! Governadores devem planejar o retorno das aulas, tirar as nádegas da cadeira e REBOLAR atrás do prejuízo! pic.twitter.com/qqPZsI89VS
— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) April 19, 2020
11:56 Número de mortes por coronavírus no mundo cresceu 20% em dois dias No último fim de semana, o número de óbitos por coronavírus no mundo cresceu 20,7%, com isso o planeta registra, nesta segunda-feira (20), 166.235 mortes em decorrência da covid-19. O número de casos cresceu com uma taxa menor: 16,9%. Na sexta-feira (17), segundo os dados da universidade Johns Hopkins, 2.072.228 casos haviam sido registrados, nesta segunda-feira (20) o número de casos confirmados aumentou para (2.422.525).O @minsaude atualiza a situação do #coronavírus no Brasil - 20/04:
▶️40.581 casos ➡️2.575 óbitos * Confira mais informações na plataforma: https://t.co/fIH1TQXSoX#COVID19 *os dados de óbitos foram retificados por erro de digitação na tabela pic.twitter.com/jocqJivoOb — Ministério da Saúde (@minsaude) April 20, 2020
13:44
OMS lamenta decisão de Trump de cortar financiamento
Após o presidente norte-americano, Donald Trump, declarar na última terça-feira (14) que os Estados Unidos irá cortar o financiamento destinado à Organização Mundial da Saúde (OMS), o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, comentou o posicionamento de Trump. "Lamentamos a decisão do presidente dos Estados Unidos de ordenar uma suspensão no financiamento à OMS", afirmou durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (15).
O diretor-geral também disse que mesmo após a decisão dos EUA em cortar a verba, ele está esperançoso de que a relação entre o país e a entidade continue a mesma. "Os Estados Unidos tem sido um amigo de longa data e generoso da OMS. Esperamos que continue sendo assim", completou.
Ao ser questionado sobre a quantia financeira que o governo norte-americano já destinou à organização e os impactos monetários que serão enfrentados após a suspensão das verbas estadunidenses, Tedros foi breve e apenas disse que a OMS tentará preencher com outros parceiros todas as lacunas deixadas.
Durante a coletiva, o representante da OMS destacou que diante da pandemia enfrentada pelo mundo é necessário uma união entre as nações. "Este é um momento para todos nós estarmos unidos em nossa luta comum contra uma ameaça em comum, um inimigo perigoso. Quando estamos divididos, o vírus explora as divisões entre nós".
O diretor-geral também reforçou que atualmente o foco é combater o vírus e que a OMS vai continuar a trabalhar com todos os países e parceiros.
Nas últimas semanas, Trump criticou o desempenho da organização que, segundo ele, agiu de maneira errada ao recomendar que as fronteiras dos Estados Unidos continuassem abertas para a China. Ele também acusou a organização de ser "sinocêntrica", ou seja, que existe um possível favorecimento ao país asiático.
10:35
Ibaneis libera funcionamento de óticas no Distrito Federal
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), publicou um decreto nesta terça-feira (14) incluindo as óticas na lista de estabelecimentos que podem abrir durante a quarentena. Aos poucos, o governador tem afrouxado as regras iniciais que impuseram o fechamento do comércio no DF. Na terça-feira (13), o O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) questionou o governo sobre o funcionamento do comércio e das atividades de construção civil.
10:09
Pesquisadores brasileiros suspendem estudos com altas doses de cloroquina após mortes
Estudos sobre a cloroquina no tratamento da covid-19 foram suspensos por cientistas brasileiros após 11 pacientes com coronavírus receberem dosagem elevada de cloroquina e morrerem no sexto dia de tratamento. Segundo o jornal Deutsche Welle, parte dos 81 pacientes com coronavírus que eram testados com o uso do medicamento apresentaram batimentos cardíacos irregulares, aumentando o risco de desenvolverem arritmia cardíaca fatal.
17:22 Festa durante a quarentena foi pólo de infecção por covid-19 em Rondônia O secretário de Saúde do estado de Rondônia, Fernando Máximo, informou que parte dos casos positivos confirmados de covid-19, na última segunda-feira (13), em Porto Velho, são de pessoas que participaram de uma festa no início do mês. "Hoje, identificamos vários casos positivos de coronavírus em Porto Velho, foi feita uma investigação e descobriu- se que essas pessoas estavam em uma festa no dia quatro de abril", disse o secretário em um vídeo publicado ontem nas redes sociais. Na gravação, o secretário diz que está "muito decepcionado. Para não dizer revoltado", com a situação e comunica que o caso será investigado pela polícia local. "Estamos encaminhando para investigação policial e possível responsabilização criminal de cada uma dessas pessoas que estiveram nessa festa", adiantou Fernando que também pediu que a população denuncie quem estiver participando de eventos semelhantes. O vídeo do secretário foi compartilhado nas redes sociais pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL), que considerou a realização da festa como uma "irresponsabilidade". Rondônia decretou estado de calamidade pública no dia 21 de março, por causa do vírus, e no último domingo (5) teve a quarentena estendida para até o dia 20 deste mês. 17:02 Brasil tem 204 mortes por covid-19 em 24 horas O Brasil registrou 204 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas. As informações foram divulgadas há pouco pelo Ministério da Saúde. Com isso, o país chega a 1.532 mortes confirmadas e 25.262 casos.Segue o resultado do meu exame. pic.twitter.com/0OTbZ1fpRe
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) April 14, 2020
16:57
Witzel testa positivo para covid-19
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), informou em seu Twitter que testou positivo para covid-19. Ele relatou ter feito o teste após ter sentido os primeiros sintomas da doença. Mais informações aqui.
15:46
China autoriza testes experimentais de vacinas contra a covid-19
Foi autorizado pela China a realização de testes experimentais para duas vacinas inativadas contra o novo coronavírus. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (14) pela agência estatal chinesa Xinhua. Os testes ainda são iniciais e já tiveram início.
A empresa biofarmacêutica Sinovac Biotech, com sede em Beijing, e o Instituto de Produtos Biológicos de Wuhan, que faz parte do Grupo Sinopharm - empresa farmacêutica chinesa - estão elaborando as vacinas.
Conforme informações da Agência Reuters, outros países também já iniciaram ensaios clínicos de vacinas. No mês de março, foi feito o primeiro teste em humanos da vacina contra o vírus por cientistas norte-americanos. Contudo, de acordo com as autoridades de saúde dos Estados Unidos, o processo da elaboração da vacina deve durar entre 1 ano a 18 meses.
10:42
Itaú doa R$ 1 bilhão para o combate ao coronavírus
O banco Itaú anunciou que doará R$ 1 bilhão para o combate à pandemia de covid-19. O dinheiro será administrado por um conselho de profissionais de saúde, incluindo diretores de hospitais públicos e privados. O banco já dou R$ 250 milhões desde o início da crise. Na manhã de hoje, foi promovida uma coletiva exibida na internet para anunciar a doação e falar sobre a pandemia. A reunião conta com a presença do CEO Candido Bracher; do médico-oncologista e escritor Drauzio Varella, e de Paulo Chapchap, diretor-geral do Hospital Sírio Libanês. Veja a coletiva ao vivo:
9:07
Quase 2 milhões de infectados no mundo
Segundo os dados da Universidade Johns Hopkins são 1.859.011 pessoas infectadas por coronavírus no mundo. Os Estados Unidos seguem disparados em número de casos confirmados 557.590 e 22.109 mortes em decorrência da covid-19. O Reino Unido agora está entre os 5 países com maior número de casos no mundo, com 85.208 confirmados e 10.629 óbitos.
09:50 "Bolsonaro é, hoje, o principal aliado do vírus", diz prefeito O prefeito de Manaus (AM), primeira cidade do país a ver seu sistema de saúde entrar em colapso por causa do coronavírus criticou o presidente Jair Bolsonaro por incentivar o desrespeito à quarentena. Segundo Arthur Virgílio, o isolamento na capital do Amazonas chegou a superar a marca de 70% da população, mas caiu para pouco mais de 50% "depois que o presidente começou a sair sucessivamente às ruas, numa campanha contra o isolamento." As declarações foram dadas ao jornalista Josias de Souza, do UOL.⚠️Message du Chargé d'affaires a.i de l'Ambassade de France au Brésil à tous les Français de passage au Brésil ainsi qu'aux résidents⚠️ pic.twitter.com/PF4UvuLh4L
— France au Brésil (@franceaubresil) March 31, 2020
O estado de São Paulo tem 8.126 casos de coronavírus, segundo balanço do Ministério da Saúde divulgado na sexta-feira (10). Levantamento da TV Globo mostra que a maioria dos infectados tem menos de 60 anos. Pessoas entre 30 e 39 anos são as mais infectadas pelo vírus no estado, mostra o levantamento que foi divulgado pelo G1.
Ao menos 20% das mortes por covid-19 em São Paulo foram de pessoas com menos de 60 anos. O estado acumula 41% dos casos de coronavírus do Brasil.
15:00
Em novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil aparece com 19.643 casos confirmados de covid-19 e 1.057 mortes já foram causadas pelo vírus. A taxa de letalidade da doença chegou a 5,4%. Em comparação com os dados de sexta (9), o número de pessoas infectadas aumentou 9% e o de mortes subiu 12%.
O estado de São Paulo é o mais afetado pelo vírus com 8.216 casos e 540 óbitos. O Rio de Janeiro vem na sequencia com 2.464 casos e 147 óbitos. Em 10º lugar entre os mais afetados está o Distrito Federal, que teve na última quinta-feira (8) as medidas de prevenção afrouxadas pelo governador Ibaneis Rocha. O governador decidiu por liberar o funcionamento do Sistema S, lojas e fábricas de móveis e comércio de eletrônicos.
Veja a situação do coronavírus em todo país na tabela abaixo:
Muro do Cemitério de Jussari (BA) em campanha de prevenção ao coronavírus. Foto: PMJ
Georg Witschel, embaixador da Alemanha no Brasil. Foto: José Cruz/ABr
O embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, divulgou uma carta em que pede aos cidadãos alemães que estão em território brasileiro que voltem imediatamente para o seu país de origem por temor de que “a situação aqui se agrave rapidamente” por causa do avanço do coronavírus. “É sua responsabilidade deixar o país agora e voltar para a Alemanha”, diz a nota.
A Alemanha repete as orientações feitas por outras nações, como os Estados Unidos e o Reino Unido, cujas representações diplomáticas no Brasil também recomendaram aos seus cidadãos que voltassem imediatamente para casa.
Witschel ressalta no comunicado que os casos de infecção e morte estão aumentando com extrema rapidez no Brasil, que em muitos lugares os sistemas de saúde já estão lotados, que há restrições à vida pública, fronteiras fechadas e as conexões aéreas estão reduzidas.
Veja a nota do embaixador alemão:
"No Brasil, o número de pessoas infectadas pelo vírus COVID-19, os gravemente doentes e as mortes estão aumentando com extrema rapidez. Devido a essa aceleração, há temores de que a situação aqui se agrave rapidamente.
Em alguns estados, os sistemas de saúde já estão lotados. Enquanto isso, o risco de ficar infectado e adoecer está aumentando. Consequentemente, você pode não conseguir se beneficiar de cuidados médicos adequados.
Em muitos lugares no Brasil, muitas vezes existem extensas restrições à vida pública. As fronteiras terrestres do Brasil foram fechadas, as conexões aéreas nacionais e internacionais foram reduzidas - principalmente devido à falta de demanda. Muitos hotéis, mesmo em regiões turísticas, estão fechando.
A boa notícia: a Lufthansa e algumas outras companhias aéreas europeias ainda voam pelo menos de São Paulo (Air France também do Rio de Janeiro) para Frankfurt e outros destinos europeus.
Voos diários de conexão entre as principais cidades brasileiras também são garantidos.
Portanto: Se você ficar parado por um curto período de tempo no Brasil, recomendamos que você saia urgente e não espere mais tempo. É preciso imediatamente reservar um voo de regresso e voltar o mais rápido possível.
Para fazer isso, entre em contato com a Lufthansa ou outras companhias aéreas, consulte seus sites ou faça reservas através de portais de reservas ou agências de viagens.
Planeje seu voo de alimentação para que você tenha tempo suficiente em São Paulo (possivelmente com acomodação em hotel: existem hotéis abertos suficientes em São Paulo. Também conexões entre a cidade e os aeroportos de São Paulo e Viracopos) para o internacional para chegar ao aeroporto de Guarulhos a tempo.
É sua responsabilidade deixar o país agora e voltar para a Alemanha."
Números reforçam preocupação com colapso do sistema e saúde. Foto: Marcello Casa Jr./Agência Brasil
A covid-19 já matou mais pessoas no Brasil, em 43 dias de epidemia, do que dengue, H1N1 e sarampo ao longo de todo o ano passado, segundo levantamento do jornal O Globo com base em dados do Ministério da Saúde. No fim da tarde dessa quarta-feira (8), o ministério informou que 800 pessoas morreram infectadas pelo coronavírus no país.
Em todo o ano de 2019, a dengue, que é endêmica no Brasil, provocou 782 mortes. O H1N1, vírus que causa um dos tipos de gripe, vitimou 796 pessoas, e o sarampo, 15.
De acordo com o Ministério da Saúde, até o último dia 28, 148 pessoas haviam morrido em decorrência da dengue desde o início de janeiro. O total de casos de dengue no país, no mesmo período, é de 484.249, número 15% superior ao mesmo intervalo de 2019, quando foram 420.911 notificações.
Desde o ano passado, a curva de crescimento da doença vem aumentando. Ao longo de 2019, foram 1.544.987 casos de dengue no país, um aumento de 488% em relação ao ano anterior. O cenário é considerado preocupante por especialistas porque deverá acirrar a disputa por leitos hospitalares.
17:23 Pior da pandemia ainda está por vir, diz OMS A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta quinta-feira (8) que o pior da pandemia do coronavírus ainda está por vir. Em resposta ao presidente norte-americano, Donald Trump, que sinalizou que o país suspenderá o auxílio financeiro à entidade, o diretor regional da OMS na Europa, Hans Kluge, afirmou que a “pandemia ainda está em sua "fase aguda" e que um possível cancelamento do apoio monetário será desastroso. Trump alega que a OMS é "sinocêntrica”, ou seja, atua em favor da China. "Nós vamos impor a suspensão nos gastos à Organização Mundial da Saúde", disse o presidente dos Estados Unidos em coletiva de imprensa realizada ontem (7). A covid-19 já matou quase 90 mil pessoas em todo o mundo. De acordo com os registros oficiais do Ministério da Saúde, 800 delas no Brasil. Nos últimos dias, Trump utilizou o Twitter para criticar o desempenho da organização. Segundo ele, a OMS agiu de maneira errada ao recomendar que as fronteiras dos Estados Unidos continuassem abertas para a China e apontou um possível favorecimento ao país asiático. "A OMS estragou tudo. Por alguma razão, embora financiada em grande parte pelos Estados Unidos, está muito centrada na China. Nós daremos uma boa olhada. Felizmente, rejeitei o conselho deles de manter nossas fronteiras abertas à China desde o início. Por que eles nos deram uma recomendação tão falha?", escreveu na rede social. 15:10 "Respeite o direito de não revelar meu tratamento", diz David Uip a Bolsonaro O coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, em São Paulo, David Uip, respondeu ao questionamento feito pelo presidente da República Jair Bolsonaro sobre se tinha feito o tratamento contra a covid-19 com o medicamento Hidroxicloroquina.O @minsaude atualiza a situação do #coronavírus no Brasil - 08/04:
▶️ 15.927 casos ▶️ 800 óbitos Confira a plataforma: https://t.co/fIH1TRftNx#COVID19 pic.twitter.com/mcfcKhjooB — Ministério da Saúde (@minsaude) April 8, 2020
"Presidente, eu respeitei seu direito de não revelar seu diagnóstico. Respeite meu direito de não revelar meu tratamento", disse Uip em coletiva de imprensa realizada hoje. "Por favor, me respeite e respeito o meu direito de privacidade", completou. Nesta segunda (6) o infectologista, de 67 anos, retornou ao trabalho após ter se recuperado da doença, no último sábado (4). 13:49 Ministério fecha compra de 6,5 mil respiradores com fabricante nacional Nesta semana, fabricantes nacionais de respiradores e ventiladores pulmonares, que são essenciais para ajudar os casos mais graves de pacientes com a covid-19, firmaram um contrato de valor superior superior a R$ 350 milhões com o governo brasileiro. A compra de 6.500 ventiladores foi fechada entre a empresa Magnamed, que é a maior fabricante do equipamento no país, e o Ministério da Saúde. As informações foram publicadas pelo O Globo. A previsão é que os aparelhos sejam entregues ao longo de 90 dias, a partir do fim deste mês. De acordo com o jornal, o governo também está em processo de negociação com a multinacional, Vyaire, que é dona da empresa Intermed, que possui uma fábrica de ventiladores localizada em Cotia, interior de São Paulo. Na semana passada, o Ministério confirmou ao Congresso em Foco que enfrentava dificuldades em comprar equipamentos de proteção básica (EPIs), entre eles, luvas, respiradores e máscaras devido a grande demanda dos diversos países e carência de fornecedores. A pasta também afirmou que buscava alternativas para garantir os artigos de saúde necessários. "O Ministério da Saúde tem analisado todas as possibilidades de compra e os processos acontecem com ampla divulgação. Vence quem apresentar o menor preço, conforme a legislação, de forma transparente e proba", afirmou em nota. 9:34 Passa de 83 mil o número de mortos por covid-19 em todo o planeta O mundo contabiliza, no início desta quarta-feira (8), 1.446.557 casos confirmados de infecção por coronavírus, segundo a Universidade Johns Hopkins. Já o número de mortos chega a 83.149. Os três países que contabilizam os maiores números de casos fatais são a Itália (17.127), a Espanha (14.555) e os EUA (12.911), segundo a pesquisa da universidade. Os Estados Unidos seguem como o epicentro da pandemia, registrando 399.929 infecções. Na sequência estão a Espanha, com 146.690 casos, e a Itália com 135.586. França e Alemanha ultrapassaram a China e agora estão entre os cinco países com maior número de casos confirmados. De acordo com a universidade norte-americana, 307.982 pessoas se recuperaram da covid-19 no planeta. Terça-feira, 7 de abril 17:22 Brasil registra 1.661 novos casos confirmados de covid-19 A atualização feita na tarde de hoje pelo Ministério da Saúde mostra um aumento de 1.661 casos confirmados da doença no país. Ao todo, já foram registrados 13.717 casos e 667 óbitos decorrentes da covid-19. A taxa de letalidade no Brasil subiu de 4,6% para 4,9 %. A região Sudeste segue sendo a com mais casos confirmados, até o momento são 8.138, o que representa 59,3% do total de casos no país. Veja abaixo os dados divulgados pelo Ministério: [caption id="attachment_427050" align="aligncenter" width="603"]- O médico David Uip tomou, ou não, HIDROXICLOROQUINA para se curar? pic.twitter.com/RsfNKAv6qM
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 7, 2020
Foto: Reprodução Ministério da Saúde.
16:15
Falta de testes para covid-19 gera campanha em todo o Brasil
A falta de testes para ocovid-19 está gerando subnotificação, atraso na confirmação dos casos e imensa dor para parentes e amigos de pessoas que faleceram sem sequer saber se eram portadores da doença está indignando os brasileiros e gerou uma campanha nacional, com ações em cinco capitais brasileiras. Com projeções em fachadas de edifícios em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Manaus, o movimento visa pressionar o Ministério da Saúde e a diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a liberar os 22 milhões de testes prometidos pelo governo. A mobilização virtual também pede por uma distribuição massiva e descentralizada, principalmente entre os bairros de
periferia, que serão mais afetadas social e economicamente pela COVID-19 nos próximos meses, conforme projetado por especialistas em saúde e administração pública e diante da falta de estruturas sociais, como saneamento básico.
As projeções tiveram início esta semana e também informam sobre o site www.janeladapressao.com.br, por meio do qual é possível assinar uma petição e enviar e-mails a representantes políticos.
15:52
Para garantir leitos hospitalares, isolamento social em SP precisa subir para 70%, afirma David Uip
De acordo com o infectologista, David Uip estudos e pesquisas de quatro instituições diferentes demonstraram que a adesão ao isolamento social no estado de São Paulo precisa subir para 70% para que o estado não enfrente um possível esgotamento de leitos hospitalares capazes de atender o número da covid-19. "Se nós conseguirmos aumentar o distanciamento social, que estava em média de 54%, para 70%, o número de leitos no estado de São Paulo será suficiente para essa primeira onda epidêmica", afirmou o infectologista. As informações são do portal de notícias G1, em matéria assinada por Bárbara Muniz Vieira.
Segundo ele, caso a população não cumpra com as medidas recomendadas pela gestão, o estado vai enfrentar dificuldades nos próximos dias."Nós entendemos que depende um pouco da adesão, e ela precisa ser um pouco melhor, das medidas de afastamento", frisou Uip.
9:00
Autônomo pode baixar aplicativo para receber auxílio emergencial
De 15 milhões a 20 milhões de trabalhadores informais não inscritos em programas sociais vão poder baixar o aplicativo da Caixa Econômica Federal, a partir das 9 horas desta terça-feira (7), para receber a renda básica emergencial. O auxílio de R$ 600 ou de R$ 1.200 para mães solteiras será pago ao longo de três meses para compensar perda da renda em decorrência da pandemia.
Trabalhadores autônomos inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e que não contribuem para o INSS devem fazer o cadastro no aplicativo e estarão aptos a receber o benefício 48 horas após a realização do cadastro.
Aqueles que são contribuintes como microempreendedor individual (MEI) já têm o nome processado pela Caixa e estão automaticamente aptos a receber o benefício emergencial. Os beneficiários do programa Bolsa Família poderão optar por qual benefício receber. Neste caso, eles já estão inscritos na base de dados e têm entre os dias 16 e 30 deste mês para fazer sua escolha.
Para mais informações sobre o auxílio emergencial
Foi confirmado o falecimento do médico hematologista Paulo Fernando Moreira Palazzo, chefe do plantão de urgência clínica do pronto-socorro do Hospital São Paulo, da Unifesp. Segundo informações publicadas pelo G1, o médico faleceu no último domingo (5) e foi o primeiro médico do Samu a morrer por covid-19.
Primeiro-ministro do Reino Unido, infectado por covid-19 é internado em UTI O Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, foi internado hoje na Unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital St Thomas, em Londres. Ele estava fazendo tratamento no hospital para a infecção de covid-19 e teve o quadro de saúde agravado. [caption id="attachment_426873" align="alignleft" width="346"]O @minsaude atualiza a situação do #coronavírus no Brasil - 06/04: ▶️ 12.056 casos ▶️ 553 óbitos Confira a plataforma: https://t.co/fIH1TRftNx#COVID19 pic.twitter.com/oeULmR1J51
— Ministério da Saúde (@minsaude) April 6, 2020
Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Foto: Reprodução redes sociais.
Johnson, de 55 anos de idade, comunicou que recebeu o resultado positivo dos testes para covid-19, no último dia 27 (sexta).
De acordo com informações da agência de notícias Reuters, foi emitido pelo gabinete do Primeiro-ministro um comunicado oficial informando que ele está consciente e que a transferência para a UTI foi recomendada pela equipe médica, caso ele necessite do uso de respirador artificial.
Na manhã de hoje, antes de ser internado na UTI, Johnson publicou no Twitter que ainda apresenta os sintomas da doença. "Ontem à noite, seguindo o conselho do meu médico, fui ao hospital fazer alguns exames de rotina, pois ainda sinto os sintomas do coronavírus. Estou de bom humor e mantendo contato com minha equipe, enquanto trabalhamos juntos para combater esse vírus e manter todos em segurança", escreveu.
13:27 São Paulo estima 1,3 mil óbitos por covid-19 no estado na próxima semana O governo do estado de São Paulo apresentou, na tarde de hoje, projeções dos impactos do coronavírus (covid-19) no estado. De acordo com Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan - centro de pesquisa biológica localizado na capital paulistana - se a gestão do estado não tivesse aderido às medidas preventivas para conter a infecção pelo vírus, daqui a uma semana, próxima segunda-feira (13), o número de óbitos, decorrentes da doença, no estado seria próximo de 5 mil. No entanto, Dimas estima que esse número será menor, já que medidas sanitárias foram tomadas, como por exemplo a quarentena e a suspensão das aulas, "Tomamos as medidas e esperamos chegar lá com menos de 1.300 óbitos. Isso dá a dimensão da importância das medidas que estão sendo tomadas e que precisam ser respeitadas", afirmou. [caption id="attachment_426857" align="alignleft" width="525"]Last night, on the advice of my doctor, I went into hospital for some routine tests as I’m still experiencing coronavirus symptoms. I’m in good spirits and keeping in touch with my team, as we work together to fight this virus and keep everyone safe.
— Boris Johnson #StayHomeSaveLives (@BorisJohnson) April 6, 2020
Projeção dos impactos da covid-19, nos próximos 180 dias no estado de São Paulo, apresentada pelo governo de São Paulo, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira.
Quanto aos casos confirmados, a estimativa é que São Paulo registre na próxima segunda (13), entre 20 a 25 mil casos da doença.
Essa é uma projeção diferente do que era previsto. "Sem nenhuma medida nós estaríamos lá no dia 13 de abril com quase 150 mil casos no estado de São Paulo. Com as medidas, nós vamos chegar nessa data com cerca de 20 a 25 mil casos", afirmou o presidente do Instituto.
Outra projeção apresentada durante a coletiva foram os números de óbitos e casos confirmados para os próximos 180 dias caso a epidemia continue avançando, traçando um comparativo entre dois contextos diferentes: se as medidas preventivas não tivessem sido adotadas e com as medidas já adotadas - o que representa a situação atual.
De acordo com Dimas, a estimativa para São Paulo, com a adoção das medidas já implementadas no estado, é que ocorram 111 mil mortes nos próximos seis meses. Caso as recomendações do Ministério da Saúde não forem respeitadas, a previsão é que suba para 277 mil óbitos. "Com as medidas nos vamos reduzir em 166 mil mortes. É um número muito significativo. Precisamos reduzir o número de mortes", pontuou.
O governador de São Paulo, João Doria anunciou hoje que vai prolongar a quarentena no estado a partir da próxima quarta-feira (8) para até o próximo dia 22 deste mês.
Conforme a atualização realizada na tarde de hoje pelo Ministério da Saúde, o estado de São Paulo registrou 4.866 casos confirmados e 304 óbitos decorrentes da covid-19.
12:08
26% dos casos confirmados de covid-19 estão nos EUA
A semana começa com a marca de 1.289.380 casos confirmados de coronavírus no mundo, segundo contagem da universidade Johns Hopkins, que também registra um total de 70.590 mortes e 270.372 casos de recuperação. Os Estados Unidos seguem disparados com o maior número de casos confirmados no mundo, registrando 26% dos casos confirmados (337.971). A Itália, terceiro país com maior número de casos confirmados, segue a frente no número de casos fatais no mundo, registrando 22,5% das mortes por coronavírus no mundo (15.887).
11:23
Tigre de zoológico de NY testa positivo para covid-19
Um tigre-malaio do zoológico do Bronx, em Nova York (EUA), está com o novo coronavírus. Segundo informações da CNN americana, Nadia, de 4 anos, testou positivo para o vírus após vários felinos do zoológico apresentaram sintomas de doença respiratória. Este é primeiro caso de infecção em animais que se tem conhecimento até o momento. De acordo com os veterinários que cuidam do animal, ele está se recuperando bem e não deve enfrentar maiores complicações pela doença. O zoológico está fechado ao público desde o dia 16 de março.
00:25
Embaixada da China chama de racista ataque feito por Weintraub ao país
O porta-voz da Embaixada da China no Brasil publicou nesta madrugada uma nota em que condena o ataque feito contra o país pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em postagem nas redes sociais. A embaixada chama o comentário feito pelo ministro brasileiro de absurdo, difamatório e racista. A atitude, segundo a autoridade diplomática, causa "influências negativas no desenvolvimento saudável das relações bilaterais China-Brasil. O lado chinês manifesta forte indignação e repúdio a esse tipo de atitude. Em nota, o porta-voz afirma ainda sobre a necessidade de todos os países trabalharem em cooperação para combater a pandemia do covid-19. A China é a principal produtora e exportadora de equipamentos de proteção individual usados por profissionais e pela população em geral no enfrentamento à pandemia.
Weintraub fez referência ao personagem da turma da Mônica Cebolinha para atacar a China, insinuando que o país asiático, primeiro epicentro da epidemia, tem se beneficiado com a proliferação do coronavírus. "Geopoliticamente, quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?", escreveu Weintraub. Após repercussão negativa, o post foi apagado. Ataque semelhante foi feito semanas atrás pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro.
Veja a nota da embaixada na íntegra:
— Embaixada da China no Brasil (@EmbaixadaChina) April 6, 2020
Fonte: Ministério da Saúde.
Fonte: Ministério da Saúde.
12:25
Doria suspende prazos processuais em SP durante calamidade e isenta favelas do pagamento de água em abril, maio e junho
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), suspendeu, durante o estado de calamidade pública decorrente do novo coronavírus, os prazos dos procedimentos administrativos em curso nos órgãos e entidades da administração pública do estadual. Os efeitos do decreto retroagem a 23 de março de 2020.
O governo paulista também isentou os moradores de favelas do pagamento das contas de água e esgoto nos meses de abril, maio e junho de 2020.
Os decretos foram publicados na sexta-feira (3) no Diário Oficial do Estado.
Acesse aqui a íntegra dos decretos.
09:40
EUA tem novo recorde de mortes por coronavírus em um dia: 1.480
Os Estados Unidos registraram na sexta-feira (3) quase 1.500 mortos por coronavírus em um dia, um novo recorde no mundo, segundo contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins.
De acordo com informações do G1, foram 1.480 mortes entre quinta e sexta-feira às 20h30 locais. O recorde anterior havia sido registrado na quinta-feira (2), com 1.169 casos fatais. O maior número de mortes no país foi registrado na cidade de Nova York.
Os dados indicam que a pandemia já causou 7.406 mortes nos EUA, país que hoje tem o maior número de casos do mundo, 276.995.
Gráfico do painel Coronavírus Brasil que demonstra o número de casos confirmados de covid-19 no Brasil.
03:00
Ator Carlos Vereza critica a gestão da pandemia no Brasil e rompe com Bolsonaro
O ator Carlos Vereza, que apoiou Jair Bolsonaro nas eleições de 2018, publicou nesta sexta-feira (3) na sua conta no Facebook críticas à gestão que o presidente da República faz da pandemia no Brasil. Bolsonaro tem minimizado a gravidade da crise gerada pelo coronavírus. O ator conta que decidiu repensar o seu posicionamento político após ver o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ser desautorizado publicamente pelo chefe. Incomodado com as reações negativas de alguns bolsonaristas à sua postagem, Carlos Vereza anunciou que não fará mais postagens públicas na rede social. Veja o post:
14:59
Estados Unidos registram 1.169 mortes em apenas 24h
Os Estados Unidos fecharam a quinta-feira (2) com o maior número de óbitos notificados até aqui por um país, no intervalo de 24h, desde o início da pandemia de coronavírus. Foram 1.169 casos fatais. Os dados, que estão sendo reunidos e divulgados pela Universidade Johns Hopkins, indicam que a pandemia já causou 6.058 mortes nos EUA, país que hoje tem o maior número de casos do mundo, 245.601.
Como Jair Bolsonaro, o presidente norte-americano Donald Trump minimizou os riscos de saúde trazidos pela pandemia. Mas, ao contrário do governante brasileiro, Trump depois caiu em si, fez autocrítica e tem recomendado o isolamento social. No momento, nações como Brasil e França travam uma inesperada disputa comercial com os EUA para trazer da China os equipamentos necessários ao combate da pandemia.
Crescimento dos casos confirmados de covid-19 no Brasil. Fonte: Painel Coronavírus Brasil, do Ministério da Saúde
14:12
UFG produz 200 mil máscaras para o estado de Goiás
Fabricas de roupas localizadas em Taquaral, perto de Goiânia (GO), iniciaram a produção de 200 mil máscaras medicinais para serem distribuídas no estado de Goiás. A iniciativa é encabeçada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com instituições da sociedade como a Organização das Voluntária de Goiás (OVG) e a Agência Goiana do Sistema Prisional.
O reitor da universidade Edward Madureira explica que apesar das aulas suspensas, por conta da medida de isolamento social adotada pelo governo do estado, a universidade está em plena atividade com várias iniciativas de pesquisa e apoio ao combate ao coronavírus. O reitor explica que foram mapeadas várias possibilidades de áreas em que a UFG poderia contribuir.
Neste momento, a instituição atua na produção de equipamentos de proteção individual (EPIs) (máscaras, capote, avental, botas) utilizando as estruturas da Faculdade de Artes Visuais, além disso, conta com o apoio da Faculdade de Farmácia, o instituto de Patologia Tropical e Saúde pública (IPTSP), que atuam disponibilizando laboratório e profissionais na realização dos exames. O Instituto de Química e de Biologia produzem novos kits de testes rápidos; e o departamento de Engenharia Mecânica desenvolve protótipos de respiradores artificiais em parceria com empresas ligadas à Associação Pró-Desenvolvimento de Goiás (Adial). Por fim, a Faculdade de Medicina desenvolve pesquisas sobre medicamentos para tratamento do covid-19 e o Hospital das Clínicas da UFG disponibilizou 40 leitos para atender pacientes com coronavírus.
11:15
Coronavírus gera colapso funerário no Equador
Nas últimas semanas, a população da cidade equatoriana de Guayaquil conviveu com corpos pelas ruas e nas casas. A província de Guayas, região onde está localizada a cidade, registra 70% dos casos no país, que contabiliza um total de 2.758 casos confirmados. Segundo o jornal La Nacion, uma força tarefa do governo formada por militares e policiais registrou 150 mortos nos últimos três dias, ainda não foram contabilizados quantos deste óbitos foram em decorrência do coronavírus, informou o porta-voz Joger Wated. "Reconhecemos qualquer erro e pedimos desculpas a quem teve uma demora de dias para retirar seus entes queridos", afirmou Wated.
08:55
Quase 1 milhão de pessoas estão infectadas por coronavírus no mundo, aponta estudo
Segundo os dados da Universidade Johns Hopkins, o mundo contabiliza 951.901 casos de infecção por coronavírus. As mortes crescem e chegam a 48.284. Ao todo, 202.342 pessoas se recuperaram. Os Estados Unidos registram o maior número de casos confirmados (216.722) no mundo, em seguida vêm a Itália (110.574) e a Espanha (110.238).
>Senado autoriza pagamento de até R$ 3 mil a trabalhadores formais
Os dois países europeus batem recorde de mortos. Segundo o jornal El País, na Espanha foram registradas 950 mortes nas últimas 24 horas. O total de vítimas do covid-19 na Espanha chega a 10.003. A Itália registra 13.155 óbitos e é o país com maior número de vítimas fatais até o momento.
08:12
Em 24h o Brasil registra 1.119 novos casos de infecção
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram na manhã desta quinta-feira (2) que o país registra 6.931 casos confirmados de coronavírus. Desses 1.119 foram contabilizados apenas nas últimas 24 horas. 245 pessoas morreram em decorrência do vírus em todo país. Na noite de terça-feira (31), no Rio Grande do Norte foi registrada a morte de um homem de 23 anos, a vítima mais jovem do país até o momento. São Paulo segue com o maior registro de casos confirmados (2.981) e mortes (164). Informações do portal G1.
>Governo vetará três pontos do auxílio emergencial de R$ 600,00, diz site
15:37
Diretor-geral da OMS projeta 1 milhão de casos e 50 mil mortes por covid-19
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou que está "profundamente preocupado" com o rápido avanço da disseminação do covid-19 nos países.
Segundo ele, nos próximos dias, o total de casos confirmados com o vírus, no mundo, pode chegar a 1 milhão. "Nas últimas cinco semanas,testemunhamos um crescimento quase exponencial no número de novos casos, atingindo quase todos os países, territórios e áreas. O número de mortes mais que dobrou na semana passada. Nos próximos dias, chegaremos a 1 milhão de casos confirmados e 50 mil mortes", disse em coletiva realizada na tarde de hoje.
Ao redor do globo, 862.234 pessoas estão infectadas pelo vírus, conforme dados atualizados na manhã de hoje pela universidade norte-americana Johns Hopkins.
Empresa brasileira vai fabricar respiradores para pacientes de covid-19 A empresa WEG brasileira, empresa localizada em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, fabricante de motores elétricos, transformadores de energia, geradores e tintas, vai utilizar as suas fábricas para produzir respiradores para pacientes com coronavírus. A empresa assinou um contrato com a empresa Leisting, fabricante de equipamentos médico-hospitalares, que irá fornecer tecnologia para a produção. O objetivo da empresa é que tenha a capacidade de fabricar 50 respiradores por dia, ao todo de 500 equipamentos, para serem entregues até a segunda quinzena de maio. 14:21 Meio milhão de mascaras serão produzidas por detentos do Paraná O juiz Danilo Pereira Junior, da 12ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, liberou R$ 71 mil para a produção de 500 mil máscaras após pedido do Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba. O conselho tem buscado maneiras de resguardar as pessoas sob custódia do estado. A super lotação é apontada como fator que gera vulnerabilidade para detentos e servidores. As máscaras serão, no primeiro momento, distribuídas para internos e servidores do sistema prisional paranaense, conforme foi decidido pelo juiz. 14:17 Efeito coronavírus: Ibovespa tem o pior resultado em 20 anos A bolsa de valores caiu 29,9% em março, com o acúmulo das quedas do mês. A disseminação do coronavírus impactou rapidamente os mercados, afetado pela aversão a riscos. A queda foi a maior registrada desde 1998, quando, em decorrência da crise financeira da Rússia, a bolsa brasileira registrou queda de 36,86%. Todas as ações terminaram negativas. Ao longo do mês, foram acionados 6 circuit breakers, suspensões após serem registradas quedas expressivas. Os mercados financeiros foram afetados no mundo inteiro e governos anunciaram uma série de medidas para aliviar os efeitos causados pela pandemia. Informações da agência Reuters. 13:54 ONU alerta para importância de países seguirem recomendações da OMS Em vídeo, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, reforça a necessidade de uma ação conjunta dos países para frear o avanço do vírus. "Nós continuamos não tendo uma ação coordenada de todos os países para suprimir o vírus, segundo a orientação da Organização Mundial de Saúde [OMS]. As diretrizes da Organização Mundial da Saúde não estão sendo respeitadas em muitos países. Nós precisamos absolutamente de uma ação articulada em que todos os países se juntem nos mesmos esforços para em conjunto suprimir a transmissão", afirmou Guterres. Ele fala também sobre proteger os mais afetados pelas consequências econômicas e sociais em conjunto com as medidas da OMS. "Nós precisamos de solidariedade e responsabilidade compartilhada para efetivamente responder à crise do #coronavirus, afirmou o novo relatório sobre impacto sócio-econômico do #covid19" - Organização das Nações Unidas.Media briefing on #COVID19 with @DrTedros. #coronavirus https://t.co/QAEbi5CObZ
— World Health Organization (WHO) (@WHO) April 1, 2020
8:34 Mais de 40 mil mortes no mundo Em um dia, 4.526 pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus no mundo. Hoje, o número de mortos chega a 42.404, segundo os dados da universidade americana Johns Hopkins. Ao redor do globo, 862.234 pessoas estão infectadas pelo vírus e 178.836 pessoas se recuperaram da doença desde o início da crise. 8:27 5.812 casos confirmados de coronavírus no Brasil As secretarias de Saúde dos estados atualizaram seus dados na manhã desta quarta-feira (1) e foram contabilizados 5.812 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus (sars-cov-2) no Brasil. Segundo a contagem divulgada pelo portal G1, o país registra 202 mortes. Em São Paulo, estado com mais óbitos, são registrados 136 casos fatais. Alagoas, Paraíba e Mato Grosso do Sul registraram os primeiros óbitos.We need global solidarity and shared responsibility to effectively respond to #coronavirus crisis, says new report on socio-economic impacts of #COVID19. https://t.co/hQBvnvkXBL pic.twitter.com/dedgJcl5cn
— United Nations (@UN) April 1, 2020
Infográfico da plataforma Coronavírus Brasil, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, que mostra a curva do crescimento de casos no Brasil.
15:56
Governador de São Paulo ameaça ir à justiça contra Bolsonaro
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP) ameaçou ir à justiça caso Bolsonaro decrete a reabertura do comércio em todo território brasileiro, acabando com a medida de quarentena determinada pelos governadores estaduais. "Não vamos admitir que nenhum ato irresponsável se sobreponha ao posicionamento sereno e responsável de São Paulo", afirmou Doria. O presidente Jair Bolsonaro, após carreatas em algumas cidades, que pediam o fim do isolamento social, afirmou estar "com vontade de baixar um decreto amanhã: toda e qualquer legalmente existente ou aquela que é voltada para a informalidade, se for necessária para levar o sustento para os seus filhos, para levar leite para seus filhos, para levar arroz e feijão para casa, vai poder trabalhar". A afirmação gerou críticas de governadores. As informações são do jornal El País.
Em São Paulo existem 1.517 casos confirmados de coronavírus e 113 óbitos em decorrência da doença. A prefeitura da capital do estado anunciou auxílio para os catadores de lixo. Segundo o jornal, Bruno Covas (PSDB) afirmou que 1.400 catadores autônomos receberão o auxílio de 600 reais do Governo Federal, assim como os demais profissionais autônomos. Famílias ligadas às cooperativas, que não receberem auxílio do Governo Federal, vão receber auxílio de 1.200 reais pelo Município. Além disso, o governo do estado determinou a distribuição de refeições para caminhoneiros nas rodovias concessionadas do estado pelos próximos 3 meses.
15:06
Estados Unidos superam a China em número de óbitos por covid-19
Nesta terça, o número de mortes devido ao covid-19 somaram 3.393, nos Estados Unidos. Dessa forma, as vítimas letais pelo vírus nos EUA são superiores ao total de mortes registradas na China. As informações são da Agência Reuters.
14:39
GDF prorroga quarentena até dia 13 de abril
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou a prorrogação do decreto que determina a medida de isolamento social, nesta terça-feira (31). Com a decisão a quarentena no DF continua até o dia 13 de abril com possibilidade de nova prorrogação. Atualmente, na região, existem 317 casos confirmados de coronavírus, 2 mortes e 146 casos de recuperação.
12:40
Diretor-geral da OMS reforça a necessidade do isolamento social
Na tarde de hoje, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, reafirmou a necessidade de políticas sociais que auxiliem as pessoas que não possuem uma renda financeira estável e que viabilizem a adoção de medidas de saúde pública, como por exemplo, o isolamento social. "Pessoas sem renda regular ou qualquer colchão financeiro merecem políticas sociais que garantam a dignidade e lhes permitam cumprir medidas de saúde pública recomendadas pelas autoridades nacionais de saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS)", escreveu o diretor-geral, na conta pessoal do Twitter.
Na manhã de hoje, o presidente Jair Bolsonaro citou parte de um pronunciamento feito por Tedros, como respaldo para defender que os trabalhadores brasileiros retornem à prática. "Vocês viram que o diretor, diretor-presidente da OMS, falou? Viram aí? O que ele disse praticamente? Em especial, né, os informais têm que trabalhar", disse Bolsonaro, segundo informações do portal de notícias G1. Contudo, o chefe do Executivo não mencionou a outra parte do discurso de Tedros, em que o diretor da OMS ressalta a importância dos governos adotarem medidas que auxiliem a parcela da população que passa por necessidades financeiras durante o período de isolamento social recomendado. 12:24 Hospitais de SP afastam mais de mil funcionários Profissionais de saúde são afastados por suspeita de infecção pelo coronavírus. Segundo o jornal Estado de S. Paulo, 1.080 profissionais foram afastados da rede pública. O montante foi contabilizado pelo levantamento do Sindicato dos Servidores de São Paulo, os dados foram publicados no Diário Oficial da Cidade, que aponta que estes profissionais foram afastados do dia 1° a 28 de março. Os outros 452 afastamentos foram registrados nos hospitais da rede privada, em São Paulo, o Hospital Sírio Libanês, 104, e o Hospital Israelita Albert Einstein, 348. O Eistein informou ao jornal que 2% dos 15 mil colaboradores foram diagnosticados com a doença e 13 estão internados. O Sírio explicou ao jornal que entre os funcionários afastados por estarem infectados estão desde médicos, enfermeiros, funcionários da limpeza e auxiliares administrativos. O Sindicato informou que profissionais da rede pública se queixam da falta de equipamentos de proteção individual nos hospitais públicos. 10:46 Jornalistas deixam entrevista após serem hostilizados por apoiadores de Bolsonaro Na manhã desta terça-feira (31), os profissionais de imprensa abandonaram a entrevista coletiva com Jair Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada após serem hostilizados por apoiadores do presidente. Um apoiador gritou que imprensa coloca o povo contra o presidente e Bolsonaro reagiu incentivando a atitude, mandou que os jornalistas ficassem quietos. "É ele que vai falar, não é vocês não", disse Bolsonaro. Após o endosso, apoiadores começaram a xingar os profissionais, que abandonaram o local. O presidente surpreso com a reação começou a ironizar, "Mas vão abandonar o povo? Nunca vi isso, a imprensa que não gosta do povo", gritou aos repórteres, segundo informações do portal UOL. 10:38 Moro autoriza uso da Força Nacional em apoio ao Ministério da Saúde O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou a Força Nacional a dar apoio às ações do Ministério da Saúde no combate à pandemia do coronavírus no Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e é válida até o dia 28 de maio. 8:11 Mundo se aproxima das 38 mil mortes por coronavírus O total de número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus no mundo, hoje, é de 788.522, segundo a contagem feita pela pesquisa da universidade americana Johns Hopkins. O total de mortes chega a 37.878 e o número de pessoas que se recuperaram da doença é 166.768. 8:02 Brasil contabiliza 4.661 casos confirmados As secretarias de Saúde dos estados divulgaram na manhã desta terça-feira (31) que o Brasil soma 4.661 casos confirmados do novo coronavírus. Segundo a contagem divulgada pelo portal G1, nesta manhã, o país contabiliza 165 mortos, São Paulo é a região com o maior número de óbitos, 113, e o Rio de Janeiro contabiliza 18 casos em decorrência da infecção por covid-19.People without regular incomes or any financial cushion deserve social policies that ensure dignity and enable them to comply with #COVID19 public health measures advised by national health authorities and @WHO. #coronavirus
— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) March 31, 2020
9:34 Governo do Rio de Janeiro prorroga isolamento por 15 dias O governo do Rio de Janeiro prorrogou isolamento social por mais 15 dias, começando por esta segunda-feira (30). O governador Wilson Witzel publicou a decisão nas suas redes sociais nesse domingo. O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, fez pelo Twitter um pedido para que as pessoas permaneçam em casa. O estado contabiliza 600 casos de infecção por coronavírus e 17 mortes.LIVE: Press Briefing with Coronavirus Task Force https://t.co/io9HpU9q2o
— The White House (@WhiteHouse) March 29, 2020
Amanhã, segunda-feira, 30 de março, assino decreto renovando as medidas restritivas. Essa decisão é baseada na avaliação da OMS e das autoridades sanitárias. Não desafie o coronavírus. Não siga atitudes impensadas e descoladas da realidade.
— Wilson Witzel (@wilsonwitzel) March 29, 2020
Olhe o que aconteceu nos países nos quais as pessoas não acreditaram nas consequências desse vírus. Não se oriente por ações irresponsáveis de quem quer que seja. Mantenha-se em casa. Os fluminenses podem ter certeza de que vamos juntos vencer essa doença.
— Wilson Witzel (@wilsonwitzel) March 29, 2020
8:22 Número de casos no mundo cresce 31% no final de semana Durante o fim de semana, o número de casos de infecção por coronavírus cresceu para 724.945 no mundo. Atualmente, os Estados Unidos são o país com o maior número de casos, somando 143.055. Em seguida aparece a Itália, que contabiliza também o maior número de óbitos, 10.779 mortes. Ambos ultrapassaram a China em número de infeccionados, primeiro epicentro da pandemia. No mundo, o total de mortes em decorrência do coronavírus chega a 34.686. Foram registradas 154.673 recuperações até o momento.Gostaria de reafirmar: por favor, fiquem em casa!
— Marcelo Crivella (@MCrivella) March 28, 2020
Daniel Azulay, de 72 anos de idade, conhecido pelos trabalhos como desenhista, pintor e cartunista faleceu nesta sexta-feira no Rio de Janeiro. O artista plástico estava internado há duas semanas no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Clínica São Vicente, na zona sul carioca.
Ele tratava uma leucemia e foi infectado pelo coronavírus, segundo parentes e informações publicadas na página oficial do artista, nas redes sociais. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio comunicou que vai apurar se a morte de Azulay está relacionado com o vírus, de acordo com informações do portal de notícias G1.
Daniel Azulay. Foto: Reprodução.
17:06
Brasil contabiliza 92 mortes por coronavírus
O número de casos de óbitos por causa do covid-19 subiu para 92, no país. Os dados são da plataforma Coronavírus Brasil, desenvolvida e atualizada pelo Ministério da Saúde. O número de casos confirmados da doença também aumentou, até o momento, são 3.417. O índice da taxa de letalidade é de 2,7%.
A região Sudeste é a que possui mais casos confirmados, ao todo são 1.952, que representam uma parcela de 57% do total de casos no Brasil. Apenas no estado de São Paulo são 1.223 confirmações. A região Nordeste é a segunda com mais casos confirmados, são 539 (16% do total).
14:03
Itália tem recorde diário de óbitos causados por covid-19
As autoridades italianas registraram em 24 horas, 919 mortes por conta do novo coronavírus (covid-19). Este é o recorde de óbitos que ocorreram em um único dia no país. As informações são do portal de notícias G1.
A Itália está na lista dos países que mais tiveram mortes, até o momento, 9.143 pessoas morreram por causa da epidemia no país.
12:44
4,3 milhões de idosos vivem sozinhos e é grupo mais vulnerável ao covid-19
No Brasil, segundo dados do IBGE, no território brasileiro, 4,3 milhões de idosos vivem sozinhos e precisam de auxílio de vizinhos e familiares para realizar atividades cotidianas após as medidas de isolamento social, segundo informações do portal G1. As pessoas com idade acima de 65 anos compõem o chamado grupo de risco para o coronavírus, que tem mais probabilidade de se tornar casos graves em caso de infecção.
12:38
No mundo, são mais de meio milhão de infectados por coronavírus
Segundo dados da universidade americana Johns Hopkins, no mundo existem hoje 553.244 casos de infecção da doença e 25.035 mortes. O número de pessoas que se recuperaram chega a 127.567. Hoje os Estados Unidos é o país com o maior número de casos seguido da China e da Itália, que é o país com o maior registro de mortes.
12:33
Em seis dias, mais 2 mil novos casos de coronavírus no Brasil
O Brasil ultrapassa a marca dos 3 mil casos de infecção por coronavírus. Nesta sexta-feira (27), com a contagem das secretarias de Saúde dos estados o país registra 3.027 casos de infecção e 77 mortes. Em seis dias, foram registrados mais 2 mil novos casos em todo o território, segundo informações publicadas pelo portal G1.
11:31
“Nós estamos numa guerra com um vírus e não estamos vencendo", diz secretário-geral da ONU
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) pede uma ação conjunta dos países, fazendo um apelo ao G-20, grupo que reúne as maiores economias do mundo e inclui o Brasil. Para suprimir a transmissão do covid-19 o mais rápido possível ele pede uma "resposta do G-20 coordenada e guiada pela OMS" e cita testagem, quarentena e tratamento como parte desta resposta. Guterres se refere à batalha contra o vírus como uma guerra e frisa "esta é uma crise humana" em que os países precisam trabalhar juntos para minimizar o impacto social e econômico.
"Não cometa erro: #covid19 é uma ameaça para países e pessoas em todos os lugares. A magnitude da nossa resposta deve corresponder a escala da crise. Minhas observações aos líderes do G-20", escreveu ontem (26) no seu Twitter.
10:30 Em carta a americanos, Trump muda discurso: "Fiquem em casa" O presidente americano Donald Trump, que antes defendia que o país não deveria parar por causa da pandemia de coronavírus, mudou o tom e enviou cartas à população com uma série de recomendações sobre como enfrentar a crise. O cerne das diretrizes é a orientação para que as pessoas permaneçam em casa. O isolamento social têm sido a principal recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Trump também modulou seu discurso em relação à China. Em uma publicação no Twitter o presidente afirmou estar trabalhando junto com o país asiático no combate ao coronavírus. "Acabei de concluir uma conversa muito boa com o presidente Xi da China. Discutimos em detalhes o coronavírus que está devastando grande parte do nosso planeta. A China passou por muita coisa e desenvolveu um forte entendimento do vírus. Nós estamos trabalhando juntos. Muito respeito!", escreveu.Make no mistake: #COVID19 anywhere is a threat to countries and people everywhere.
The magnitude of our response must match the scale of the crisis. My remarks to #G20 leaders: https://t.co/6leJhlSW0D — António Guterres (@antonioguterres) March 26, 2020
09:57 Primeiro-ministro britânico confirma infecção por coronavírus O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, confirma que foi infectado pelo coronavírus. O governo britânico divulgou uma nota, nesta sexta-feira (27), e o político postou um vídeo na sua conta no Twitter confirmando o resultado. Johnson tem 55 anos, apresenta sintomas leves e afirma que irá se isolar. Na nota, o governo confirma que Johnson continua a liderar os esforços contra a epidemia. "Nas últimas 24 horas eu desenvolvi sintomas leves e testei positivo para coronavírus. Eu estou agora em auto-isolamento, mas vou continuar liderando a resposta do governo, por vídeo conferência, no combate deste vírus. Juntos nós vamos derrubar isso. #FicaEmCasaSalveVidas", escreveu.Just finished a very good conversation with President Xi of China. Discussed in great detail the CoronaVirus that is ravaging large parts of our Planet. China has been through much & has developed a strong understanding of the Virus. We are working closely together. Much respect!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 27, 2020
Over the last 24 hours I have developed mild symptoms and tested positive for coronavirus.
I am now self-isolating, but I will continue to lead the government’s response via video-conference as we fight this virus. Together we will beat this. #StayHomeSaveLives pic.twitter.com/9Te6aFP0Ri — Boris Johnson #StayHomeSaveLives (@BorisJohnson) March 27, 2020
15:47 Presidente da CNBB pede a fiéis que permaneçam em casa O presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira Azevedo, repudiou, nesta quarta-feira (25) a declaração do presidente Jair Bolsonaro, que defendeu a volta do país à normalidade, contrariando indicação de especialistas e organismos internacionais. “Nós repudiamos, criticamos veementemente autoridades no executivo nacional, quando minimiza aquilo que precisa ser realizado com responsabilidade por todos nós”, disse Dom Walmor. As declarações do chefe do Executivo contrariam as recomendações dos especialistas. “Fique em casa. (…) esperamos dos poderes que ajam de modo a ter uma ordem social e política adequada, estirpando aquilo que de fato está na contramão”, defendeu o presidente da confederação. 12:57 G20 vai injetar US$ 5 trilhões na economia mundial para combate ao coronavírus A fim de amenizar os impactos sociais, econômicos e financeiros da pandemia, o grupo das 20 maiores economias (G20) do mundo anunciou injeção de mais de US$ 5 trilhões na economia global. “Estamos adotando medidas imediatas e robustas para apoiar nossas economias, proteger trabalhadores, negócios – especialmente as micro, pequenas e médias empresas – e os setores mais afetados, e dar escudo aos vulneráveis através de uma proteção social adequada”, diz a nota. “O vírus não respeita fronteiras. O combate a essa pandemia exige uma resposta global transparente, robusta, coordenada, em larga escala e baseada em ciência”, afirma o comunicado. Ao lamentar as perdas de vidas, o grupo sustenta que fará o que for necessário e atuará em conjunto com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas (ONU). Os líderes do grupo se reuniram na manhã de hoje (26) de forma extraordinária. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou por videoconferência. A reunião do foi presidida pelo rei Salman, da Arábia Saudita. Os sauditas presidem o grupo neste ano. 12:00 Secretarias estaduais de Saúde registro 2598 casos de coronavírus no Brasil Segundo informações publicadas no portal G1, o número de casos de infecção por coronavírus aumenta para 2.598 casos e 63 mortes, 48 delas no estado de São Paulo. 8:00 Bolsonaro edita decreto que regulamenta atividade religiosa como atividade essencial Foi publicado hoje no Diário Oficial da União o Decreto do presidente Jair Bolsonaro, que regulamenta serviços públicos e atividades essenciais que devem continuar funcionando durante o período de isolamento. O decreto regulamenta a atividade religiosa como atividade essencial, assim como, atividades ligadas a geração e distribuição de energia elétrica, produção, distribuição e comercialização de petróleo, além das atividades ligadas à pesquisa. Veja o decreto na íntegra:If you are a British national visiting Brazil, we strongly advise you to return to the UK now. Commercial routes are still available, but changing fast. This thread sets out the current situation.
— Vijay Rangarajan (@VijayR_HMG) March 26, 2020
11:18 Coronavírus no mundo: Espanha supera a China em óbitos A Espanha registra 3.434 óbitos e ultrapassa a China, com 3.285 óbitos desde o início da crise. O mundo contabiliza hoje um total de 438.749 casos confirmados de coronavírus, 19.648 mortes e 111.847 casos de pessoas que se recuperaram da doença. Os dados são da pesquisa da universidade americana Johns Hopkins. 10:22 Casos de coronavírus no Brasil ultrapassam a marca dos 2 mil As secretarias de Saúde dos estados divulgaram na noite desta terça-feira (24) que o número de casos confirmados de infecção por coronavírus chega a 2.271 em todo o território nacional. O número de mortes no Brasil por conta da infecção chega a 48 pessoas, sendo 40 em São Paulo, seis no Rio de Janeiro, os estados do Amazonas e do Rio Grande do Sul registram a primeira morte por conta da infecção por covid-19, conforme os dados atualizados nesta manhã de hoje (25). A contagem do Ministério da Saúde tem 2.201 casos confirmados e 46 mortes contabilizadas, os casos de óbito do Amazonas e do Rio Grande do Sul ainda não foram contabilizados aos dados do ministério. 9:00 Príncipe Charles, sucessor do trono britânico, testa positivo para coronavírus Nesta quarta-feira (25) foi divulgado que o príncipe Charles, primeiro na linha de sucessão ao trono britânico, testou positivo para covid-19. No momento, o filho mais velho da rainha Elizabeth II apresenta sintomas leves. Ele, hoje, com 71 anos, encontra-se em isolamento domiciliar na Escócia com a sua esposa, Camila, duquesa de Cornuália, de 72 anos, que não está infectada. 7:52 Embaixada dos Estados Unidos solicita o retorno dos seus cidadãos A embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou uma mensagem nesta terça-feira (24) aos cidadãos que vivem nos Estados Unidos para providenciar retorno imediato para o país, a menos que estejam preparados para viver no exterior por tempo indeterminado. O comunicado está de acordo com o Aviso de Saúde Global de Nível Quatro do Departamento de Estado, do governo americano, que recomenda aos seus cidadãos não realizarem viagens. Na nota, está a relação dos últimos voos comerciais ainda disponíveis no Brasil para os EUA nas cidades Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Confira a íntegra Terça-feira, 24 de março 19:25 ANEEL suspende cortes de energia por 90 dias A diretoria da ANEEL aprovou nesta terça-feira (24/3) , em Reunião Pública Extraordinária, de medidas para garantir a continuidade do serviço de distribuição de energia elétrica durante a pandemia do novo coronavírus. Entre as medidas está a proibição do corte de energia por falta de pagamento em residências e atividades comerciais consideradas essenciais, como hospitais, centros de hemodiálise e de armazenamento de sangue, unidade operacional de transporte coletivo, entre outros. Veja um resumo das medidas:Today I am calling for an immediate global ceasefire in all corners of the world.
It is time to put armed conflict on lockdown and focus together on the true fight of our lives – the #COVID19 pandemic.https://t.co/F6JRA6ekvZ pic.twitter.com/7WgtFMk5GC — António Guterres (@antonioguterres) March 23, 2020
19:01
DF tem primeira paciente curada de covid-19
O Distrito Federal registrou sua primeira paciente curada do covid-19: a advogada Daniela Teixeira, conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A cura foi registrada 19 dias após o contágio. As informações são da jornalista Ana Maria Campos, do Correio Braziliense.
15:29
OCDE afirma que coronavírus é uma "tragédia humana" sem precedentes para a economia
O secretário-geral da OCDE, Ángel Gurría, enviou uma carta ao ministro da economia brasileiro, Paulo Guedes, em que aponta a crise como uma "tragédia humana" sem precedentes para a economia. Segundo o secretário, o governo deve implementar gastos públicos maiores para empresas afetadas "para fortalecer a confiança do mercado e dos negócios". Ele frisa a necessidade de resposta fiscal "ousada, abrangente e transfronteiriça" por parte do governo. "Os custos de uma resposta política ambiciosa e inicial serão diminuídos pelos custos que os países e a economia global enfrentarão se fizermos muito pouco ou atrasarmos. Os ministros das Finanças do G20 e os presidentes do Banco Central devem agir com urgência e, ao fazer isso, podem contar com o total apoio da OCDE", afirmou.
14:12
Coronavírus: Índia inicia quarentena. EUA podem se tornar novo epicentro da pandemia.
A Índia, segundo país mais populoso do mundo, restringiu nesta segunda-feira (24) a circulação da sua população, bloqueando 80 distritos no seu território. Segundo os dados da universidade americana Johns Hopkins, são 519 casos confirmados e 10 mortes, no país.
Os Estados Unidos podem se tornar novo epicentro da epidemia de coronavírus, segundo a OMS, por conta da grande aceleração do número de casos no território. Atualmente, o país registra 46.805 casos confirmados, ficando atrás da China e da Itália com 81.591 e 63.927 casos respectivamente. A boa notícia é que a China vem registrando declínio da epidemia. A partir de amanhã (25) o governo vai afrouxar restrições de viagens aos locais onde a pandemia se originou. No momento, o mundo contabiliza 398.107 casos confirmados de covid-19 e 17.454 mortes decorrentes da doença.
14:10
Prefeito de São Paulo testou negativo para o coronavírus
Nesta terça-feira (24), o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, postou na sua conta nas redes sociais o resultado negativo do seu teste para covid-19. O estado de São Paulo tem sido o mais atingido pelo coronavírus no Brasil. Hoje, também foi divulgado o resultado negativo dos testes do governador do estado, João Doria, e do secretário estadual de saúde.
14:07
Primeiro-ministro japonês pede adiamento das olimpíadas
As Olimpíadas de Tóquio foram adiadas para 2021 após solicitação do primeiro-ministro do Japão, Abe Shinzo, ao Comitê Olímpico Internacional. A confirmação foi feita nesta terça-feira (24) pelo primeiro-ministro e posteriormente pelo próprio comitê, segundo informações do portal G1. A abertura dos jogos Olímpicos estava com a data prevista para no dia 24 de julho deste ano.
11:42
Foi publicado no Diário Oficial o fechamento temporário das fronteiras
Nesta segunda-feira (23) foi publicado no Diário Oficial da União o fechamento das fronteiras do Brasil por 30 dias para estrangeiros provenientes da China, União Européia, Reino Unido, Noruega, Islândia, Suíça, Irlanda do Norte, Austrália, Irã, Japão, Malásia e Coreia. A restrição não se aplica a estrangeiros: que são residentes no país, profissionais em missão ou à serviço de organismo internacional, ou cônjuge, filho ou pai de um cidadão brasileiro. As fronteiras terrestres foram fechadas na semana passada do país também estão fechadas. Veja a íntegra.
10:20
Doria testa negativo para coronavírus
Na manhã desta terça-feira (24), o governador de São Paulo, João Dória (PSDB-SP), divulgou na sua conta no Twitter o resultado negativo do seu teste para covid-19. São Paulo é atualmente o estado mais afetado pela epidemia no Brasil.
9:18 Casos de infecção chegam a 1.960 no Brasil Segundo a atualização do portal G1, na manhã desta terça-feira (23) o Brasil chegou ao número de 1.960 casos confirmados de coronavírus, pela contagem feita conforme os dados das Secretarias de Saúde dos estados, atualizados na noite ontem. O Ministério da saúde contabiliza 1.891 casos confirmados e 34 morte por covid-19, 30 no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro.Resultado negativo do meu teste para COVID-19. Obrigado pelas inúmeras mensagens de carinho e apoio que recebi nas últimas horas. Seguiremos na torcida pela rápida recuperação do Dr David Uip e no enfrentamento ao coronavírus para salvar vidas em São Paulo. 🙏 pic.twitter.com/5z16I6UoHj
— João Doria (@jdoriajr) March 24, 2020
18:40 Governo de Minas Gerais vai investigar possíveis mortes causadas pelo covid-19 A Polícia Civil e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) vão abrir uma investigação para esclarecer uma denúncia anônima de que uma funerária em Belo Horizonte teria recebido corpos com atestados de óbito que registram sintomas similares aos do novo coronavírus. As informações são de uma reportagem do portal G1, assinada por Fernando Zuba. Segundo o boletim de ocorrência, registrado pela PM, em um intervalo de tempo de 72 horas, cerca de 73 cadáveres chegaram à funerária. Destes 23 constam no atestado de óbito causas como: insuficiência respiratória aguda, pneumonia crônica e pneumonia aspirativa. E todos com faixa etária entre 50 e 90 anos de idade. Os idosos fazem parte do grupo de risco do covid-19.. As investigações tem como objetivo averiguar se as mortes foram mesmo causadas pelo vírus. 17:27 Sobe para 34 o número de mortes causadas pelo covid-19 no Brasil O balanço divulgado na tarde de hoje pelo Ministério da Saúde mostra que o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil subiu para 1.891, de acordo com as informações repassadas pelos estados ao Ministério. Até o momento, 34 mortes estão confirmadas, sendo 30 no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro. Na ultima atualização feita na noite de ontem (22) tinham sido registradas, ao todo, 25 mortes. De acordo com o Ministério, apesar de todos os estados do país terem registrado casos da doença, as regiões apresentam níveis diferentes de transmissão. Conforme informações divulgadas pela pasta, a região norte tem 3,1% do total de casos do Brasil. Já a região Sudeste representa o maior percentual com 60% dos casos. Latam anuncia que vai fazer o transporte gratuito de profissionais da área da saúde 17:18 A companhia aérea Latam anunciou que a partir de hoje os médicos, enfermeiros e demais especialistas envolvidos no combate à pandemia terão isenção total da tarifa aérea, pagando apenas a taxa de embarque. De acordo com a companhia, a medida tem como objetivo facilitar o acesso dos profissionais aos locais mais impactados com o novo coronavírus (covid-19). A empresa também disse que disponibilizará às autoridades de saúde o transporte de suprimentos clínicos e equipamentos médicos necessários para combater a doença. 16:25 Ex- governador do Acre testa positivo para covid-19 O ex-governador e ex-senador do Acre, Jorge Viana comunicou nesta segunda que recebeu o resultado positivo do teste para o novo coronavírus (covid-19). Em uma postagem nas redes sociais ele diz que recentemente viajou do Acre para Brasília e que por ter frequentado aeroportos pode ter sido exposto ao vírus. Ele também informou não apresenta os sintomas da doença e que está em isolamento residencial, conforme as orientações médicas. [caption id="attachment_297128" align="alignleft" width="168"]Informo que o resultado do exame do Dr Davi Uip, Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, deu positivo para COVID-19. Ele está isolado, passa bem e permanecerá em sua residência. Há pouco me submeti ao teste e, assim que obtiver o resultado, divulgarei.
— João Doria (@jdoriajr) March 23, 2020
Jorge Viana [Reprodução] Pedro França/ Agência Senado]
15:46
UnB decide suspender o calendário acadêmico
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Brasília (UnB) decidiu nesta segunda suspender por tempo indeterminado o calendário acadêmico do primeiro semestre deste ano. A Universidade considerou que não possui a estrutura adaptada ao modelo de ensino à distância e que a aplicação dele causaria perda na qualidade do aprendizado.
Desde o último dia 12 a Universidade tinha substituído as atividades presenciais por exercícios domiciliares e atividades virtuais, sob a supervisão das unidades acadêmicas.
11:29
Casos de covid-19 chegam a 1.621, no Brasil
As Secretarias estaduais de Saúde atualizaram os números de casos confirmados de infecção por coronavírus, na manhã desta segunda-feira (23). Segundo o portal G1, são 1.621 casos confirmados estão espalhados por todo o território nacional. O Ministério da Saúde confirma que já acontece transmissão sustentada em todo o país. A atualização feita pela pasta, na tarde do domingo (22) contabilizava 1.546 casos confirmados e 25 mortes, 22 delas no estado de São Paulo e três no Rio de Janeiro. Para o ministério, a previsão é que os casos disparem em abril e o sistema de saúde entre em colapso.
Estado do Rio registra a segunda morte por coronavírus A Secretaria de Estado de Saúde do RJ confirma o segundo óbito por coronavírus. A vítima é um homem de 69 anos. Assim como a idosa confirmada na manhã desta quinta (19), ele também fazia parte do grupo de risco da Covid-19 + pic.twitter.com/hTg7cwvCD6
— Secretaria de Estado de Saúde (@SaudeGovRJ) March 19, 2020
Em videoconferência com a Associação Paulista de Supermercados, foi definido que o álcool gel será vendido nos supermercados de SP pelo preço de fábrica.
— João Doria (@jdoriajr) March 19, 2020
Dois ministros do governo Bolsonaro testaram hoje positivo para covid-19. São eles Bento Albuquerque, do Minas e Energia e Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional. Com esses novos casos confirmados, pelo menos 16 pessoas que estiveram na comitiva presidencial rumo aos Estados Unidos e que estiveram em contato com o presidente, Jair Bolsonaro foram infectadas.
Recomendamos que a partir de segunda-feira, 23, os shoppings da Grande São Paulo deverão ser fechados até o dia 30/04. A medida é mais um esforço do Governo do Estado para evitar aglomerações e o consequente aumento no número de infectados pelo coronavírus (Covid-19).
— João Doria (@jdoriajr) March 18, 2020
Peço aos alunos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia que VOLTEM ÀS AULAS! Os departamentos de Saúde das universidades não podem parar. A NAÇÃO, nesse momento, precisa de gestores serenos e da união de todos. pic.twitter.com/oJR9fKFEHJ
— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) March 17, 2020
Deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC)
Segundo deputado federal infectado
Após apresentar alguns sintomas do covid-19, o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) realizou a contraprova que detectou resultado positivo para o novo coronavírus. Ele esteve com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a viagem para os Estados Unidos.
O deputado federal, Cezinha de Madureira é pastor da Assembleia de Deus. Foto: Ag. Câmara
O coronavírus já chegou às duas casas do Congresso Nacional. Depois de o senador Nelsinho Trad (PTB/MS) testar positivo para Covid-19, o deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), que teve contato com o senador, também confirmou estar infectado pelo vírus.
> Coronavírus: prevenção, sintomas e o mapa atualizado da covid-19
Tags
LEIA MAIS
{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "viewed": [] }