Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Mansueto Almeida será economista-chefe do BTG Pactual

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Mansueto Almeida será economista-chefe do BTG Pactual

Congresso em Foco

10/8/2020 | Atualizado às 13:22

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mansueto Almeida [fotografo] Marcelo Camargo / Agência Brasil [/fotografo]

Mansueto Almeida [fotografo] Marcelo Camargo / Agência Brasil [/fotografo]
O ex-secretário do Tesouro Nacional Mansueto Almeida vai assumir, quando o período de quarentena remunerada acabar, o cargo de economista-chefe do banco BTG Pactual. A informação foi revelada nesta segunda-feira (10) pelo Brazil Journal e confirmada pelo Congresso em Foco com o BTG. As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive. Como o site mostrou em junho, Mansueto se movimentava para ir para a iniciativa privada desde dezembro do ano passado. O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi um dos fundadores do BTG. Hoje ele não tem participação na empresa. Ele estava no comando do Tesouro Nacional desde 2018, durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). O economista saiu do cargo em julho deste ano, a pedido, e foi substituído por Bruno Funchal. Quando era secretário de Acompanhamento Fiscal do então ministro da Fazenda Henrique Meirelles, em 2016, Mansueto foi um dos formuladores da emenda à Constituição (PEC) do teto de gastos.
O ex-secretário do Tesouro entrou em rota de colisão com o secretário da Fazenda, Waldery Rodrigues. Waldery chegou a anunciar a saída de Mansueto em dezembro, mas foi desmentido pelo colega. "Zero chance de sair", disse Mansueto, em dezembro, conforme mostrou o Congresso em Foco.
Considerado um técnico qualificado e bastante assediado pelo setor privado, Mansueto tinha o  compromisso do ministro Paulo Guedes de que seria nomeado secretário-executivo do Conselho Fiscal da República, órgão previsto na PEC do Pacto Federativo. Com a pandemia, a PEC saiu de pauta, e não há previsão de quando será votada no Senado, onde tramita.
Guedes já havia declarado que se preparava para perder Mansueto para o mercado. No início do ano, o secretário afirmou, ainda antes da pandemia, que perdia o sono com os resultados negativos da economia brasileira.
  > Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país    > As últimas notícias da pandemia de covid-19  
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

tesouro nacional BTG Pactual Mansueto Almeida Paulo Guedes Waldery Rodrigues Bruno Funchal

Temas

Economia Governo

LEIA MAIS

Internacional

Criptogate: entenda a crise que ameaça mandato de Milei na Argentina

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES