Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Vai à sanção mudança na partilha de recursos do pré-sal

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Vai à sanção mudança na partilha de recursos do pré-sal

Congresso em Foco

13/8/2020 | Atualizado às 20:41

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Os senadores aprovaram nesta quinta-feira (13) , por votação simbólica, o projeto que muda regras de distribuição de recursos obtidos pela União com a exploração do pré-sal em área de partilha. O texto que o Plenário chancelou é o mesmo aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em março, que analisou mudanças feitas pelos deputados. A matéria segue agora à sanção presidencial. > Marinho minimiza atrito com Guedes: "Estamos juntos na defesa do teto e no investimento" O projeto prevê distribuição de 30% dos recursos para o Fundo Social, 30% para fundos dos estados e municípios, 20% para a União aplicar em saúde e educação e 20% para o Fundo de Expansão dos Gasodutos de Transporte e de Escoamento da Produção (Brasduto), um fundo criado pelo projeto. Atualmente, os recursos arrecadados pela União com o pré-sal vão integralmente para o Fundo Social, que investe em educação, saúde, meio ambiente e ciência e tecnologia. Os deputados alteraram o texto original do Senado, de autoria do ex-senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), para reduzir de 50% para 30% a destinação de recursos ao Fundo Social. Os recursos correspondentes a essa diferença, de 20%, passam a ser destinados à União para aplicação em saúde e educação. "Essa matéria resolve um dos grandes gargalos do país que é o déficit do GSF para o mercado livre", disse o relator da matéria, senador Eduardo Braga (MDB-AM). O GSF é uma medida do risco hidrológico, isto é do volume de chuvas nas bacias hidrográficas, para geração de energia hidroelétrica.
Desenvolvimento científico
Outro projeto aprovado proíbe o contingenciamento dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), transformando-o num fundo financeiro. O fundo tem mais de R$ 6 bilhões autorizados pelo Orçamento, mas, atualmente, R$ 5 bilhões não podem ser aplicados em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) porque estão contingenciados. O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados.
Votações adiadas
Foram retirados de pauta o projeto sobre mudança de regime de tributação de pequenas e médias empresas durante a pandemia (PLP 96/2020) e o projeto sobre auxílio financeiro para escolas privadas de ensino básico (PLP 195/2020). O presidente atendeu a pedido do líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que pediu maior estudo do impacto fiscal das medidas. "Na reunião ocorrida ontem com o presidente Jair Bolsonaro, ministros e lideranças políticas, destacou-se a delicadeza da situação fiscal em nós nos encontramos, e foi renovado o apelo que a gente pudesse ter sempre em mente, quando da apreciação dos projetos, do espaço fiscal muito exíguo que temos neste ano e teremos nos anos subsequentes", alegou Bezerra. > Novo líder do governo defende Aras em briga com a Lava Jato
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado pré-sal Eduardo Braga ao vivo partilha do pré-sal desenvolvimento científico FNDCT

Temas

Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES