Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PP pressiona Bolsonaro para que Dr. Luizinho substitua Pazuello

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PP pressiona Bolsonaro para que Dr. Luizinho substitua Pazuello

Congresso em Foco

15/3/2021 | Atualizado 16/3/2021 às 10:46

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), pressionam o governo para que o substituto de Eduardo Pazeullo no Ministério da Saúde seja o deputado Luiz Antonio Teixeira Júnior (PP-RJ), conhecido como Doutor Luizinho. No fim de semana, a cardiologista Ludhmila Hajjar, foi convidada para um encontro pelo presidente Jair Bolsonaro, que a sondou para substituir o general na Saúde. O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected].
No entanto, ela perdeu força, em meio a uma campanha feita por bolsonaristas nas redes sociais contra sua indicação. A médica condena o uso da cloroquina e outros medicamentos do chamado tratamento precoce. Um vídeo da médica em que participa de uma live com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), no qual ela chama a petista de "presidenta" foi usado por apoiadores do governo para tentar descredenciar o nome dela.
O deputado Dr. Luizinho foi eleito na semana passada presidente da Comissão de Seguridade Social da Câmara e relatou no ano passado a comissão de acompanhamento da covid-19. Apesar de bancar a indicação do colega de partido, Lira  fez elogios no domingo (14) a Ludhmila. Um integrante do PP ouvido pelo Congresso em Foco afirmou que o presidente da Câmara tem boa relação com a médica, de quem já foi paciente, mas o nome preferido dele é do deputado carioca. Ainda não há consenso para o substituto do general, mas dois perfis ganham a preferência. São eles uma indicação política de algum deputado ligado à área da saúde ou a escolha de um médico prestigiado. Há no Congresso críticas a Luizinho. A avaliação é que ele traria problemas para o governo em um momento delicado como o atual agravamento da pandemia. O deputado já foi alvo de uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF), no âmbito a operação Lava Jato, por constrangimento ilegal quando era secretário do ex-governador Luiz Fernando Pezão (MDB-RJ). No entanto, a denúncia não foi recebida e o processo foi extinto.
Na denúncia, feita pelo MPF em 2018 e que acabou não avançando, os procuradores sustentam que ele influenciou o governo a pagar uma multa de R$ 791.612,59 para a empresa Brasport, que é do ramo de vigilância sanitária. De acordo com a denúncia, Odir Mendes Filho, dono da empresa, ameaçou funcionários ligados ao governo com uma arma para receber os pagamentos atrasados.
Em entrevista ao jornal O Globo em 2018, pouco após a denúncia, o ex-secretário disse: "Eu, ainda como secretário, recebi o Odir e disse firmemente que não tinha como pagar. Eu tinha conhecimento da dívida da OS [Organização Social] com a empresa dele, sabia da pressão que estava sendo feita à Pró-Saúde, mas eu não participei de nada disso. Eu não marquei reunião para falar disso. Eu encontrei o atual secretário e, por acaso, ele estava com eles. A gente vai provar que isso não é verdade." >Governo busca unidade com Congresso e Pazuello deve sair
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Jair Bolsonaro Ministério da Saúde Ciro Nogueira arthur lira Centrão Eduardo Pazuello Dr. Luizinho Ludhmila Hajjar

Temas

Governo Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES