Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Conselheiro de Bolsonaro, Terra foi comunista e teve esposa torturada ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Conselheiro de Bolsonaro, Terra foi comunista e teve esposa torturada na ditadura

Congresso em Foco

22/6/2021 | Atualizado às 8:08

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A CPI da Covid ouve, nesta terça-feira (22), o primeiro deputado federal da lista, o gaúcho Osmar Terra (MDB-RS), que deve responder perguntas que vão além de suas atividades no Congresso.  Terra foi convocado para falar sobre o papel desempenhado por ele em um suposto "gabinete paralelo" de aconselhamento ao presidente Jair Bolsonaro no combate à pandemia. Sob a aposta em uma imunidade da população por contágio massivo, o Brasil de Jair Bolsonaro chegou no último sábado (19) a 500 mil mortos pela covid-19. Terra é médico, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Nos anos 1960, enquanto líder estudantil na PUC, também se envolveu com a luta contra a ditadura militar. A então namorada, Mônica, que depois virou sua esposa, chegou a ser torturada durante o regime de exceção. Anos depois, o torturador, Carlos Alberto Brilhante Ustra, foi elogiado pelo então companheiro de Câmara de Osmar Terra, o na época deputado federal Jair Bolsonaro. O casal, hoje divorciado, teve de deixar o país para escapar da repressão. Os dois, que integravam o PCdoB, viveram exilados na Argentina e depois no interior do Rio Grande do Sul. Entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2020 Osmar Terra foi ministro da Cidadania do governo Bolsonaro. Apesar de ter deixado o comando da pasta, permaneceu como um dos principais influenciadores do presidente e hoje orbita ao redor dele, repetindo falas negacionistas em relação à pandemia. A expectativa para esta terça é de que o deputado tenha que explicar algumas de suas previsões sobre a pandemia que jamais se realizaram. Em março de 2020, por exemplo, ele disse que a covid-19 não mataria, em um ano, mais que as 730 vítimas da H1N1 no mesmo período.

A Gripe suína, H1N1, matou 2 pessoas a cada dia no Brasil em 2019. Este número, deve ser maior que as mortes que acontecerão pelo coronavírus aqui. E não se parou o país nem se destruiu a economia, como está acontecendo agora.É o fato e a versão do fato! https://t.co/9GG3DMS1xL

- Osmar Terra (@OsmarTerra) March 18, 2020
Em 18 de março de 2021, um ano após essa previsão falha, o país registrou 2.096 mortos em apenas um dia, além de 288 mil vítimas pela doença no acumulado do período pandêmico. Desde o início da CPI da Covid  o nome de Osmar Terra voltou aos holofotes por acusações de que ele integrava o "gabinete paralelo" do presidente Jair Bolsonaro, tomando decisões de maneira extraoficial e ignorando autoridades da saúde e da ciência. A articulação entre infectologistas a favor de um inexistente "tratamento precoce" contra a covid encontraram em Terra um poderoso articulador. Quem é Osmar Terra, o ex-comunista que influencia Bolsonaro > Omar Aziz marca depoimento de Wizard para próxima semana   Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Osmar Terra Carlos Alberto Brilhante Ustra senado federal covid-19 CPI da Covid-19 gabinete paralelo

Temas

Saúde Governo Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES