Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Parlamentares fazem "dança das cadeiras" para impedir o voto impresso

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Parlamentares fazem "dança das cadeiras" para impedir o voto impresso

Congresso em Foco

5/7/2021 | Atualizado 7/7/2021 às 19:46

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Líderes partidários que são contra a proposta do voto impresso (PEC 135/19) promoveram uma verdadeira "dança das cadeiras" para tentar barrar o avanço da matéria, atualmente em discussão na Câmara. Houve pelo menos 20 trocas de posições, entre titulares e suplentes, conforme dados levantados pelo Congresso em Foco. As movimentações começaram a ocorrer após uma reunião, na semana passada, na qual  comandantes de 11 partidos fecharam posição a favor do sistema atual de votação, isto é, pela urna eletrônica. Até esta segunda (5), seis siglas haviam substituído aqueles que se declararam favoráveis à PEC. Os 11 patidos representam 326 deputados, o equivalente a 63,5% das cadeiras na Câmara. Os líderes defendem que o sistema eleitoral é confiável e que mudar as regras do jogo, a esta altura, poderia gerar incertezas no processo. Deste modo, foram convertidos em titulares da comissão, por exemplo, os deputados Marreca Filho (Patriota-MA), Júnior Mano (PL- CE), Bosco Saraiva (Solidariedade - AM), Charles Fernandes (PSD - BA) e Professora Dorinha (DEM - TO)  João Marcelo Souza (MDB- MA), que era titular no início da comissão chegou a ir para a suplência, mas voltou à condição de titular nesta segunda. O deputado Israel Batista (PV-DF) também saiu de suplente para titular.  Enquanto isso, deixaram a cadeira de titular os deputados Herculano Passos (MDB - SP), Leur Lomanto Júnior (DEM-BA), Giacobo (PL - PR), Darci de Matos (PSD - SC), Roman (Patriota - PR), Marcio Alvino (PL-SP), Paulinho da Força (Solidariedade - SP), Raul Henry (MDB - PE), Pedro Lupion (DEM - PR) e Paula Belmonte (Cidadania - DF). Também para a suplência foi o o deputado Bosco Costa (PL-SE). As bancadas ainda retiraram alguns paralamentares da comissão, seja da condição de suplente, seja da condição de titular. Foram eles Juninho do Pneu (DEM-RJ), que saiu para assumir a Secretaria de Transporte do Rio de Janeiro,  Doutor Jaziel (PL - CE) e Lincon Portela (PL - MG). A deputada Belmonte  reclamou da medida nas redes sociais alegando que parlamentares a favor estavam sendo "trocados" por aqueles que se manifestam contra a PEC 135/19. No Twitter, o movimento bolsonarista manifestou apoio ao voto impresso. A hashtag #EuApoioVotoAuditavel esteve, nesta segunda-feira entre os termos mais comentados da rede.

Fui RETIRADA da Comissão do Voto Impresso. Deputados que são a favor do tema foram trocados por parlamentares contrários. É absurdo irem contra algo que torna a eleição brasileira mais moderna e transparente. Por isso, #EuApoioVotoAuditavel

- Paula Belmonte (@paulambelmonte) July 5, 2021
A comissão especial da PEC que versa sobre a implementação de cédulas físicas para plebiscitos parlamentares se reuniu nesta segunda para iniciar a votação do parecer do relator, o deputado Filipe Barros (PSL-PR). A proposta é de autoria da deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF) e tem sofrido pressão na Casa. O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) acredita que a discussão é necessária, pois o processo eleitoral tem diversas etapas que precisam ser observadas. Para ele, a impressão do voto é uma das etapas, mas não garante a auditagem do pleito. "Não dá para aceitar o presidente da república retirar a legitimidade da eleição. Podemos analisar todas as etapas com transparência. Mas não podemos aceitar a desmoralização do legislativo", disse. Durante a reunião, Felipe Barros salientou que, desde o primeiro momento havia pontuado que a discussão deveria ser "acadêmica e científica". "É uma matéria suprapartidária. No passado nós já tivemos aprovação de todas as bancadas para essa proposta. Desde o primeiro momento estava claro que não queremos politizar o debate e sim estabelecer consensos", afirmou. Para o deputado Professor Israel Batista, com ou sem o voto impresso, a eleição será questionada pelo presidente Jair Bolsonaro. "Não podemos deixar que isso ocorra. Essa discussão não deveria estar acontecendo. Estamos com o hálito da ditadura avançando em nossa nuca", ressaltou Batista.  
Os parlamentares chegaram a votar a retirada de pauta da matéria, mas houve empate de 15 a 15. Com isso, prevaleceu a posição do relator e a matéria seguiu em discussão. Apoiaram a retirada de pauta PT, PSD, PSDB, MDB, PDT, PSOL, PCdoB e PV. O PSB se manteve dividido. DEM, PSL, PP, PSC Cidadania, Republicanos, PTB, Podemos, Patriota e Novo se posicionaram contra a retirada de pauta O colegiado volta a se reunir na próxima quinta-feira (8). > Com queda de popularidade, Bolsonaro decide prorrogar auxílio emergencial > CPI da Covid pretende incorporar documentos colhidos na CPMI das Fake News Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.  
JUNTE-SE A NÓS
 
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

comissão especial voto impresso Raul Henry mudança Márcio Alvino Herculano Passos Bia Kicis Darci de Matos Filipe Barros Paula Belmonte titulares voto auditável PEC135/19 Doutor Jaziel Lincon Portela

Temas

País Congresso

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES