Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Queiroga e o gesto obsceno

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Queiroga e o gesto obsceno

Congresso em Foco

23/9/2021 | Atualizado 10/10/2021 às 17:04

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Eduardo Fernandez Silva* O mundo inteiro viu o Queiroga fazer o gesto obsceno. Conforme o dicionário, obsceno é algo "contrário ao pudor, que fere o pudor". O gesto obsceno agride. Revela raiva, descontrole, deseducação, despreparo e ódio. Pior quando feito por um ministro de estado que, entre suas funções inclui-se (ainda que talvez de forma não escrita) dar exemplos. Não qualquer exemplo, mas bons exemplos. O que são bons exemplos? Instruir, dialogar, acalmar, orientar, pacificar, respeitar, cooperar, ajudar, e por aí vai. Não se incluem na categoria "bons exemplos" manifestações de ódio, raiva, desrespeito, deseducação e assemelhados. Sem alargar em demasia o sentido da palavra, também são gestos obscenos mentir, roubar, acobertar o mal feito, contrariar a lei, torturar, pegar o pirão primeiro quando a farinha é pouca, ... Um ministro faz um gesto obsceno e nada lhe acontece? É bem possível que a primeira e, talvez, única consequência, tenha sido seu chefe cair numa gargalhada debochada e obscena. Além disso, o quê? Ambas "otoridades" deram exemplos que perdurarão e deseducarão a população. Assim deseducados, qual futuro esperar? Há ampla concordância de que a educação é ponte para uma vida melhor. Ao contrário, deseducação e obscenidade destroem pontes. Como mudar esta realidade cheia de atitudes e falas deploráveis e deseducadoras? Creio que a resposta a esta última pergunta é cada um de nós pensar e sugerir ideias e ações que possam ajudar a superar a atual condição. Sugerir dialogando sempre, cooperando, dando bons exemplos,  ajudando a definir e a alcançar objetivos que possam ser atingidos em quatro anos, um mandato eletivo. São exemplos de atitudes que podem nos ajudar a construir tal nova realidade a correção, a decência, a integridade, a seriedade, a íntegra relação com terceiros. Todas essas palavras, por sinal, tidas em dicionários como opostas à "obsceno". Temos também que evitar as atitudes que possam ser classificadas como sinônimos de obscenidade: deplorável, devasso, abominável, execrável, horrível, feio, ignóbil! Todas essas, vergonhosamente, atribuíveis ao ministro do gesto obsceno e a quase todos os seus colegas "otoridades". Em tempo: Queiroga estava infectado. Pegar Covid-19 não é um gesto obsceno; não usar máscara, correr o risco e, de fato, contaminar outros, é. Fazer quarentena num caro hotel em Nova Iorque às custas dos contribuintes, também!!! *Eduardo Fernandez Silva é economista e ex-diretor da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados  O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para [email protected].
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

artigo manifestantes Jair Bolsonaro estados unidos Opinião Assembleia da ONU covid-19 comitiva presidencial Eduardo Fernández Silva Marcelo Queiroga desrespeito gesto obsceno

Temas

Fórum Colunistas

LEIA MAIS

Mundo

Saída do Acordo de Paris enfraquece os Estados Unidos, avalia governo sueco

meio ambiente

Lula e Trump: unidos pelo petróleo?

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES