Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ex-deputado que ajudou a fundar o PT morre de covid aos 81 anos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Luto

Ex-deputado que ajudou a fundar o PT morre de covid aos 81 anos

Tilden Santiago, falecido em decorrência da covid, atuou na fundação do PT, da CUT e foi embaixador do Brasil em Cuba durante o governo Lula.

Congresso em Foco

3/2/2022 9:36

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Tilden Santiago, falecido em decorrência da covid, atuou na fundação do PT, da CUT e foi embaixador do Brasil em Cuba durante o governo Lula. Foto: Charles Silva Duarte

Tilden Santiago, falecido em decorrência da covid, atuou na fundação do PT, da CUT e foi embaixador do Brasil em Cuba durante o governo Lula. Foto: Charles Silva Duarte
O ex-deputado federal Tilden Santiago morreu ontem (02) aos 81 anos. Segundo a família, a morte foi causada por uma infecção generalizada agravada por quadro grave da covid-19. Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), Tilden teve grande atuação na política brasileira. Foi presidente do diretório de Minas Gerais da sigla e se elegeu deputado federal por três mandatos (1991-2003). Com a eleição de Luis Inácio Lula da Silva, foi indicado para ser embaixador de Cuba, cargo que ocupou de 2002 a 2006. O político também participou da criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), além de atuar na imprensa com a fundação do Jornal dos Bairros, marco da imprensa popular em Belo Horizonte, e na presidência do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais. Tilden filiou-se ao Cidadania em dezembro de 2021. O deputado estadual João Vitor Xavier, presidente da legenda em MG, divulgou nota de pesar.
"Lamento profundamente o falecimento do ex-embaixador, ex-deputado federal e membro do diretório estadual do Cidadania/MG, Tilden Santiago. Tilden teve relevantes serviços prestados ao nosso estado e ao nosso país. Recentemente havia se filiado ao partido , tornando-se membro do nosso diretório. Com toda certeza fará muita falta. Em nome de todo o Cidadania Estadual deixo os meus sentimentos a toda a sua família e amigos", disse.

Nota do PT 

O PT publicou nota assinada pela presidente do partido, Gleisi Hoffman, lamentando a morte do ex-deputado. Leia: "O Partido dos Trabalhadores lamenta a morte de Tilden Santiago, vítima de Covid, ocorrida nesta quarta-feira, e se solidariza com seus familiares e amigos. Fundador do Jornal dos Bairros, marco da imprensa popular em Belo Horizonte nos anos setenta, e presidente do Sindicato dos Jornalistas Minas Gerais, foi perseguido e preso pela ditadura militar. Fundador do PT e da CUT, foi ex-deputado federal por Minas Gerais, por três mandatos, e também embaixador do Brasil em Cuba no primeiro governo do ex-presidente Lula. Mineiro de Nova Era, Tilden Santiago foi padre-operário, administrador, filósofo, professor, jornalista, deputado federal e militante da causa ambiental. Tilden deixa uma grande contribuição para as lutas do povo brasileiro, a quem dedicou sua luta e sua vida. Gleisi Hoffmann, presidenta do Partido dos Trabalhadores"
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

PT morte CUT ex-deputado covid Tilden Santiago

Temas

Mídia Congresso Notícia

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES