Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Com federação aprovada, Rede e PSOL esperam eleger 20 deputados

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Eleições 2022

Com federação aprovada, Rede e PSOL esperam eleger 20 deputados

Atuando juntos, os partidos esperam conseguir pelo menos 20 cadeiras na Câmara dos Deputados nas eleições de 2022.

Congresso em Foco

12/3/2022 | Atualizado 13/3/2022 às 9:26

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A Rede Sustentabilidade aprovou na tarde deste sábado (12), de maneira unânime, a formação de uma federação partidária com o Psol para as eleições de 2022. Atuando juntos, os partidos esperam conseguir dobrar as cadeiras na Câmara dos Deputados em 2023. "Hoje, nossa expectativa é eleger pelo menos 20 deputados", disse o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ao Congresso em Foco. Atualmente, o PSOL conta com nove parlamentares, e a Rede tem a deputada Joenia Wapichana (RR). No senado, apenas RandolFe representa a Rede, e o PSOL não tem parlamentares. Segundo ele, o objetivo é fazer bancadas em vários estados. Entre eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará e Amapá. A decisão foi anunciada por Rodrigues em sua conta oficial no Twitter. "Um passo importante na nossa luta contra o fascismo e por um Brasil mais justo e sustentável para o nosso povo!", disse o senador.

É com imensa alegria que anuncio que o nosso partido, Rede Sustentabilidade, decidiu, de forma unânime, pela federação com o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Um passo importante na nossa luta contra o fascismo e por um Brasil mais justo e sustentável para o nosso povo!

- Randolfe Rodrigues 💉👓 (@randolfeap) March 12, 2022
O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, se disse feliz pela decisão da outra legenda. "Mostra confiança no PSOL e abertura para construir um projeto de esquerda renovado", disse, antes de ressalvar: "no PSOL o debate segue, mas esperamos concluí-lo nas próximas semanas." Além do parlamentar, as ex-senadoras Marina Silva e Heloísa Helena também foram favoráveis à união partidária. Na prática, a lei prevê que a federação partidária deverá durar, no mínimo, quatro anos. Uma vez unidos, os partidos atuarão juntos nas eleições deste ano e em 2024. Um dos objetivos da federação é auxiliar os partidos a cumprirem a cláusula de desempenho, o que neste ano requer 2% do total dos votos válidos para a Câmara dos Deputados, distribuídos por um terço das unidades da federação. Os partidos, no entanto, ainda não bateram o martelo sobre os próximos passos para as eleições presidenciais deste ano. Federados, Rede e Psol deverão lançar um único candidato ou decidir, juntos, quem apoiar.

Críticas dentro do PSOL

Há, no entanto, dissidências dentro do PSOL a respeito da federação com a rede. Um dos descontentes é o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que chamou a proposta de "erro". "Essa federação com a Rede é um grave erro político por parte da atual direção do PSOL. Diluição ideológica que não ajuda em absolutamente nada no enfrentamento a Bolsonaro", disse o deputado à reportagem. O deputado fluminense, que é casado com a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), representa uma ala do partido que defende maior autonomia e independência da legenda - Gláuber chegou, inclusive, a se colocar como pré-candidato à presidência pelo partido. > Ajude-nos a fazer um Congresso em Foco melhor pra você
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Marina Silva Randolfe Rodrigues Psol Rede heloísa helena federação partidária eleições 2022

Temas

Nota Congresso Eleições

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES