Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Ciência
Congresso em Foco
19/2/2026 16:03
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com a bióloga e professora Tatiana Coelho de Sampaio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para discutir os avanços de uma pesquisa sobre regeneração de lesões medulares. O encontro foi divulgado pelo veareador belorizontino Pedro Roussef. Tatiana coordena o Laboratório de Biologia da Matriz Extracelular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ e lidera estudos sobre a polilaminina, proteína desenvolvida para estimular a reconexão de neurônios da medula espinhal.
No encontro, divulgado em vídeo, a cientista explicou o processo da pesquisa.
"Eu inventei um jeito de fazer uma proteína que era natural, que já tem no corpo, para ela ficar meio turbinada e virar um remédio. E aí ela faz recuperar os neurônios que estão partidos, faz crescer de novo a fiação e aí reconecta."
Em seguida, é possível ver Lula, em tom bem-humorado, incentivando a bióloga a direcionar uma mensagem ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Tatiana riu e entrou na brincadeira.
"Então, ministro Padilha, nós estamos aí com um remédio, um medicamento novo para tratar as pessoas com paralisia e estamos andando, estamos caminhando, estamos respondendo tudo que a Anvisa pede, mas precisamos avançar aí para conseguir ver, fazer uma realidade."
O nome da pesquisadora, que já circulava na mídia nas últimas semanas, ganhou ainda mais projeção após declaração do presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Gabriel David, de que "nenhuma mulher é tão relevante midiaticamente nesse momento no Brasil" como a influenciadora digital, e rainha de bateria da Grande Rio, Virgínia. A fala gerou debate nas redes e impulsionou a busca por referências femininas na ciência, com internautas incentivando que mais cientistas recebessem atenção e homenagens das escolas de samba.
A divulgação da reunião entre o presidente Lula e Tatiana se deu justamente dentro desse contexto, uma vez que o chefe do Executivo, homenageado no Carnaval carioca deste ano, também foi alvo de duras críticas vindas da oposição e de usuários de redes sociais por receber a honraria e assistir ao desfile presencialmente, na Sapucaí, nesse último domingo (15).
Temas
LEIA MAIS