Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Novas regras do auxílio-alimentação trazem mais segurança

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Novas regras do auxílio-alimentação trazem mais segurança

Até a publicação da medida, o que se via era um desvirtuamento do uso do auxílio-alimentação por falta de regras para determinar como exatamente deveria ser sua utilização.

Congresso em Foco

26/6/2022 11:05

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Alaor Aguirre * A Medida Provisória 1.108/2022, publicada em 25 de março, trouxe, dentre outros temas, importantes alterações para a utilização do auxílio-alimentação. A regulamentação do benefício é extremamente importante para diversas instituições de uma grande cadeia que envolve operadoras de benefícios, empresas contratantes, restaurantes e estabelecimentos similares para a aquisição de gêneros alimentícios em estabelecimentos comerciais, além do maior interessado: o próprio trabalhador. O texto aproxima o auxílio-alimentação do Programa de Alimentação do Trabalhador, o PAT - benefício social que existe há 46 anos no Brasil, proporcionando alimentação durante toda a jornada do trabalhador. Isso significa muito mais segurança para todos os envolvidos, por meio de regras claras e que devem ser seguidas por todos. Até a publicação da medida, o que se via era um desvirtuamento do uso do auxílio-alimentação por falta de regras para determinar como exatamente deveria ser sua utilização. Em alguns casos, o auxílio era usado para o pagamento de diversos tipos de serviços que não exclusivamente a alimentação, como aplicativos de streaming, games e TV a cabo. Essa situação acabava por gerar insegurança jurídica para os envolvidos, afinal, se o auxílio é utilizado para o pagamento de qualquer tipo de serviço que não seja o de alimentação, o valor passa a ser considerado como parte do salário. Quando isso acontece, o que temos visto é o próprio fim do benefício. Com a MP, agora há um caminho a ser seguido. Existem normas a serem cumpridas que trazem segurança e a garantia de que a alimentação do trabalhador está assegurada. É um ganho para toda a sociedade. * Presidente do Conselho da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT).
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para [email protected].
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

trabalhador Direito Trabalhista auxílio-alimentação MP 1108 Alaor Aguirre

Temas

Fórum Economia Opinião Congresso

LEIA MAIS

Internacional

Criptogate: entenda a crise que ameaça mandato de Milei na Argentina

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES