Entrar

    Cadastro

    Congresso Agora

    Participe

    Estados

    Pesquisas

    Cargos

    Radar

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Revisão do Código Civil preocupa especialistas em audiência no Senado

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Código Civil

Revisão do Código Civil preocupa especialistas em audiência no Senado

Projeto de lei que visa atualizar regras contratuais e modernizar o Código Civil levanta dúvidas sobre impactos e retrocessos.

Congresso em Foco

14/11/2025 9:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Especialistas em direito e juristas que participaram da Comissão Temporária para Atualização do Código Civil manifestaram apreensão em relação a possíveis retrocessos nas normas de obrigações e contratos contidas no projeto de lei 4/2025. A comissão, liderada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem se dedicado a ouvir especialistas com o objetivo de fundamentar a proposta, que busca atualizar mais de 900 artigos e adicionar 300 dispositivos ao Código Civil, em vigor desde 2002.

Durante a reunião, realizada na quinta-feira (13), foram apresentadas críticas ao texto, originário da comissão especial de juristas responsável pela elaboração do anteprojeto do novo Código. A sétima audiência pública da comissão focou na modernização das normas sobre obrigações e contratos, dando continuidade aos debates iniciados na semana anterior.

Comissão do Senado debateu mudanças no Código Civil com especialistas.

Comissão do Senado debateu mudanças no Código Civil com especialistas.Geraldo Magela/Agência Senado

O senador Pacheco, juntamente com o relator, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), conduziu a reunião e destacou a importância das contribuições dos participantes. Ele assegurou que todos os pontos levantados serão tratados com "seriedade e a devida relevância". O parlamentar ressaltou a necessidade de cautela em relação às inovações tecnológicas no novo Código Civil, "por se tratar de um tema em constante atualização".

Pacheco também alertou para a importância de evitar conflitos entre o projeto e legislações recentemente aprovadas pelo Congresso Nacional, como a Lei de Seguros e o Marco Legal das Garantias. Ele enfatizou que os debates futuros serão cruciais para garantir que a atualização do Código Civil seja "verdadeiramente útil à sociedade brasileira".

Guilherme Carneiro Monteiro Nitschke, vice-presidente do Comitê Brasileiro de Arbitragem, expressou preocupação com as modificações propostas no projeto de lei 4/2025, especialmente nos artigos 851 a 853, que tratam dos "contratos de compromisso". Ele argumentou que o texto do novo Código Civil poderia levar a um aumento da judicialização, considerando um retrocesso a exigência de fixação de preços nos contratos de compra e venda.

Já a jurista Rosa Maria de Andrade Nery, relatora do anteprojeto, defendeu a inclusão de termos como "função social" e "ordem pública", argumentando que eles são relevantes para o Direito Civil.

Leia a íntegra da proposta.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Código Civil Rodrigo Pacheco Senado

LEIA MAIS

VÍDEO

Vereador chama Carlos Bolsonaro a disputar ao Senado por Mato Grosso

ELEIÇÕES 2026

Aliado de Pacheco, Alcolumbre chama Cleitinho de "meu governador"

PREVIDÊNCIA

Senado aprova proibição dos descontos associativos automáticos no INSS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES