Entrar

    Cadastro

    Congresso Agora

    Participe

    Estados

    Pesquisas

    Cargos

    Radar

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Comissão de transporte discute investimentos no setor ferroviário

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

INFRAESTRUTURA

Comissão de transporte discute investimentos no setor ferroviário

Encontro contou com representantes dos setores público e privado.

Congresso em Foco

26/8/2025 18:30

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados recebeu nesta terça-feira (26) especialistas e representantes de entidades públicas e privadas para debater os investimentos necessários para o desenvolvimento do transporte ferroviário de cargas no Brasil. A audiência foi convocada por requerimento do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO).

Ricardo Ayres (Republicanos-TO) defende expansão do modal ferroviário como estratégia de descarbonização dos transportes.

Ricardo Ayres (Republicanos-TO) defende expansão do modal ferroviário como estratégia de descarbonização dos transportes.Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Entre os convidados, participaram o Secretário Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro e o subsecretário de Sustentabilidade da pasta, George Yun; o diretor-presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Davi Barreto; o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, Vicente Abate.

O encontro contou com a participação do Ministério da Fazenda, que enviou a subsecretária de desenvolvimento sustentável, Cristina Fróes de Borja Reis. Participou também o economista Tiago Toledo Ferreira.

Além do desenvolvimento do setor ferroviário, a audiência serviu para debater sua inclusão no Fundo Clima. Ricardo Ayres, no requerimento original, citou que a mudança do modal rodoviário para o ferroviário é um ponto vital para a descarbonização do país. "O transporte ferroviário de cargas é intrinsecamente mais sustentável que o rodoviário, emitindo 85% menos Gases de Efeito Estufa (GEE) por tonelada x quilômetro transportada", argumentou.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

comissao de viação e transportes câmara dos deputados

Temas

Infraestrutura Congresso

LEIA MAIS

SENADO

Comissão de Segurança aprova fim da saída temporária para reincidentes

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Relator do PL do trabalho por app espera votar texto em novembro

DESVIO DE APOSENTADORIAS

Vice da CPMI defende tornar fraude no INSS crime hediondo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES