Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula vira alvo de adversários com ausência em debate do SBT

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Eleições 2022

Lula vira alvo de adversários com ausência em debate do SBT

Aliados de Lula afirmam que o ex-presidente faltou o debate para preservar a voz e que está se preservando para o debate da Globo.

Congresso em Foco

24/9/2022 | Atualizado às 20:23

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Aliados de Lula afirmam que o ex-presidente faltou o debate para preservar a voz e que está se preservando para o debate da Globo. Foto: CNN Brasil/Reprodução

Aliados de Lula afirmam que o ex-presidente faltou o debate para preservar a voz e que está se preservando para o debate da Globo. Foto: CNN Brasil/Reprodução
Ausente do debate com os presidenciáveis promovido pelo SBT neste sábado (24), o ex-presidente Lula (PT) tornou-se, além do presidente Bolsonaro (PL), um dos principais alvos dos adversários. A transmissão começou com o apresentador Carlos Nascimento mostrando o espaço reservado ao petista, que estava vazio. Oficialmente, o ex-presidente comunicou ao SBT e demais veículos que organizam o debate que a ausência se deu por compromissos assumidos anteriormente em sua campanha. No entanto, informações obtidas pelo Congresso em Foco junto a aliados de Lula afirmam que o ex-presidente faltou o debate para preservar a voz e que está se preparando para o debate que será realizado pela Globo nesta quinta-feira (29). Para isso, Lula deve reservar dois dias nesta semana para se preparar para o encontro. Além do SBT, o debate foi transmitido pela CNN Brasil, revista Veja, jornal O Estado de S. Paulo (rádio Eldorado), Nova Brasil FM e portal Terra. A ausência de Lula neste sábado foi criticada pelos adversários antes mesmo debate começar. Em entrevista à CNN Brasil, Ciro Gomes foi o primeiro. "É lamentável que um candidato que diz que tem que fazer um voto útil para enfrentar o fascismo e estigmatiza o fascismo na mão de um adversário não venha na presença do adversário mostrar o fascismo dele", pontuou. As críticas de Ciro continuaram com o desenrolar do debate. Em um dos momentos, perguntado sobre o seu posicionamento em um eventual segundo turno, caso Lula e Bolsonaro sigam ao segundo turno, o candidato do PDT atacou o petista e não respondeu a pergunta de uma jornalista. "Lula produziu uma onda de propaganda. Todo mundo que não for Lula é fascista. Ele teve uma oportunidade de caracterizar como fascista Bolsonaro. E ao invés de vir aqui, foge", disse. "Desrespeitando você, desrespeitando todos nós. Ou acha que já ganhou ou não tem como explicar. A minha candidatura não se deve porque é fácil. Eu nunca fui o favorito", completou, ao falar que já alertava sobre os riscos da eleição de Bolsonaro em 2018. Além de Ciro Gomes e Jair Bolsonaro (PL), o debate teve as participações de Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D'Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB). O debate do SBT foi o segundo encontro entre os presidenciáveis nestas eleições. Apenas Lula faltou.

Críticas de Soraya e Simone

Soraya criticou a ausência de Lula e comparou o encontro com uma entrevista de emprego, afirmando que havia uma "falta de interesse" do candidato. "Comparecer ao debate é uma obrigação do candidato e é um direito do eleitor. Entendo que é um ato de covardia do candidato, você pode organizar a sua agenda. A desculpa que foi dada, com todo o respeito, é uma desculpa esfarrapada. Isso é desrespeito com a população brasileira", afirmou Soraya. Já Simone Tebet criticou o que seria uma "fuga" de Lula: "Como é que vamos votar no candidato que não tem a coragem de vir alma debate apresentar suas propostas no momento de maior complexidade da história? Vamos dar um cheque em branco? Vamos dar um tiro novo escuro?".
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2022 debate do sbt ausencia de lula

Temas

País Notícia Eleições

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

Redes sociais

Moro e Mario Frias batem boca: "seu merdinha" x "palhaço"

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_MAIS_LIDAS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA" }

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES