Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. OAB abre processo disciplinar contra conselheiro que defendeu ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Minas Gerais

OAB abre processo disciplinar contra conselheiro que defendeu fuzilamento de Lula

Conselheiro Eliseu Marques defendeu o fuzilamento do ex-presidente e atual candidato a Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Congresso em Foco

7/10/2022 19:54

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB-MG) abriu processo disciplinar contra o conselheiro Eliseu Marques  por ele defender o fuzilamento do ex-presidente e atual candidato a Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de outros apoiadores de sua campanha. A declaração se deu durante conversa realizada em um grupo de WhatsApp dos conselheiros da OAB-MG. Segundo a Ordem, "o conteúdo desta mensagem não é compatível com os princípios e os valores que a instituição defende". No grupo que reúne cerca de 160 integrantes da OAB-MG, Eliseu Marques declarou que "este bandido tinha que ser fuzilado a exemplo de outros que deveriam ter o mesmo fim". As mensagens foram obtidas pelo Blog da Malu Gaspar, no jornal O Globo. De acordo com a colunista, a declaração teria sido motivada pela afirmação de uma outra participante do grupo que postou sobre o Brasil "virar Cuba" após uma vitória do ex-presidente Lula nas eleições. Outros membros não teriam concordado com as manifestações dos conselheiros bolsonaristas e recomendaram o que ao invés de falar ao seleto grupo, os conselheiros gravassem um vídeo nas redes sociais mostrando publicamente seus posicionamentos políticos, a exemplo da ex-vice presidente da OAB Mulher, advogada Flávia Moraes.

Boicote ao Nordeste

A advogada Flávia Moraes, ex-vice presidente da OAB Mulher na subseção da ordem em Uberlândia - MG, divulgou um vídeo em suas redes socais incentivando o boicote ao turismo no Nordeste, após vitória do ex-presidente Lula no primeiro turno das eleições. Em tom de crítica ao povo nordestino, que votou majoritariamente no candidato petista à presidência, Flávia disse que "não vai mais alimentar quem vive de migalhas". No vídeo, a advogada, acompanhada com outras duas mulheres, está com taças com bebidas na mão e declara: "Nós que geramos emprego, nós que pagamos impostos, sabe o que a gente faz? A gente gasta nosso dinheiro lá no Nordeste. Não vamos fazer isso mais. Vamos gastar dinheiro com que realmente merece". Na gravação, onde é possível ouvir ao fundo uma música de apoio a Jair Bolsonaro (PL), a advogada completa: "Vamos gastar nosso dinheiro no Sudeste, no Sul ou fora do Brasil". Confira a seguir a íntegra do posicionamento da OAB-MG: "A seccional mineira da OAB, mais uma vez nesta semana, foi surpreendida com um pronunciamento que requer firme posicionamento institucional. Há pouco, lamentavelmente, houve o vazamento de uma mensagem do grupo privado de conselheiros estaduais. A OAB-MG destaca que o conteúdo desta mensagem não é compatível com os princípios e os valores que a instituição defende. Por isso, providências serão tomadas para apuração da conduta do conselheiro no âmbito ético disciplinar. A OAB mineira ressalta que não admite qualquer atitude que contenha discriminação, preconceito, incitação a violência ou discurso de ódio. A gestão 2022/2024 da OAB-MG trabalha para inovar, incluir e avançar e seguirá dedicada para que não haja retrocessos civilizatórios na sociedade brasileira."
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lula vídeo segundo turno Jair Bolsonaro xenofobia ataque ao nordeste

Temas

País Nota Eleições

LEIA MAIS

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES