Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Governo acompanhará novo voo de repatriados dos Estados Unidos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Direitos humanos

Governo acompanhará novo voo de repatriados dos Estados Unidos

Grupo de trabalho binacional fará monitoramento de voo de deportados na sexta-feira (7) para evitar violações humanitárias do último envio.

Congresso em Foco

6/2/2025 | Atualizado 13/2/2025 às 16:13

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O governo dos Estados Unidos enviará na próxima sexta-feira (7) uma nova aeronave de envio de brasileiros repatriados. Desta vez, o voo será submetido ao monitoramento de equipes do Governo Federal, que buscam assegurar o cumprimento dos termos do acordo de deportação firmado entre os dois países em 2018. Os passageiros serão deixados na cidade de Fortaleza (CE), e então transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB) até Belo Horizonte (MG). O voo terá como ponto de partida a cidade de Alexandria, em Louisiana, no sul dos Estados Unidos. O embarque será acompanhado por um diplomata do Consulado-Geral brasileiro em Houston, no Texas, passando por uma escala técnica em Porto Rico. O voo será acompanhado por um grupo de trabalho binacional criado para organizar as operações de deportação. Chegando em Fortaleza, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os repatriados serão recebidos por uma equipe da Polícia Federal encarregada de realizar o processo de migração e segurança aeroportuária. Uma outra, formada por servidores do Ministério dos Direitos Humanos e da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará, ficará responsável por prestar apoio aos imigrantes, fornecendo acesso aos serviços públicos essenciais e meios de comunicação com seus familiares.

Voo após tensão

A nova remessa de imigrantes sem documentação devolvidos pelos Estados Unidos ao Brasil acontece pouco mais de duas semanas após um incidente diplomático envolvendo a deportação de brasileiros. Desde 2021, o Ministério das Relações Exteriores cobra do governo americano a interrupção do uso de algemas nos voos de deportação, sob a alegação de que a prática viola a lei local. No último dia 24, a situação se intensificou: 88 brasileiros foram enviados em uma aeronave fretada com falhas de manutenção e pane no sistema de ar condicionado. O Itamaraty alegou violação do acordo firmado em 2018, que tinha por objetivo apenas a redução do tempo de espera dos brasileiros nos centros de detenção americanos. O monitoramento do novo voo busca evitar a repetição dos abusos. "A dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valor inegociável", disse o Ministério.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Ministério das Relações Exteriores estados unidos

Temas

Congresso Notícia

LEIA MAIS

economia

Governo pede ao Senado aprovação de projeto que acelera processos de falência

dinheiro público

PF mira desvio de emenda parlamentar que iria para hospital no RS

pauta legislativa

Da economia à segurança pública: saiba o que o governo quer aprovar em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Fux vota contra cautelares impostas por Moraes e Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES