Entrar
Cadastro
Entrar
Antônio Augusto de Queiroz
Jornalista, analista e consultor político. Mestre em Políticas Públicas e Governo (FGV). Ex-diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), idealizador e coordenador da publicação Cabeças do Congresso. É autor dos livros Por dentro do processo decisório - como se fazem as leis e Por dentro do governo - como funciona a máquina pública.
Receba notícias do Congresso em Foco:
Eleições 2022: características, influências e perspectivas
As mudanças nas regras eleitorais e partidárias vai impactar o resultado para a Câmara, observa o articulista.
14/5/2022
Duas faces do poder: a visível e a invisível
Os autores discorrem sobre as origens e os fundamentos das correntes de pensamento elitistas e pluralistas.
5/5/2022
O papel de Toffoli, Maia e Alcolumbre na preservação da democracia
A história há de registar o papel fundamental que aqueles presidentes de poderes tiveram nos dois primeiros anos do governo Bolsonaro, ao contribuírem para evitar atitudes e medidas autoritárias e antidemocráticas.
28/4/2022
A agenda de políticas públicas e o processo decisório: as lições de Kingdon
Segundo a definição do autor, a formulação de políticas públicas é um conjunto de processos, que são relativamente independentes entre si.
23/4/2022
O mercado, a eleição e a política macroeconômica da esquerda
Há muita inquietação no mercado sobre a política macroeconômica de um eventual governo de esquerda no Brasil, baseada no temor de que possam ocorrer ações intervencionistas, do ponto de vista econômico e regulatório, e gastos perdulários ou sem controle.
8/4/2022
Reajuste de servidores em ano eleitoral encontra dificuldades financeiras e de ordem moral
Servidores públicos federais e estaduais em campanha salarial só têm até o dia 4 de julho de 2022 para assegurar a aprovação e sanção de lei.
30/3/2022
Eixos de campanhas vinculam chances dos candidatos presidenciais
O desempenho dos candidatos nas campanhas presidenciais, além do carisma pessoal e da estrutura de campanha, dependerá do ambiente político
1/1/2022
Federalismo e políticas públicas no governo Bolsonaro
Para o bem do Brasil, o governo Bolsonaro não teve força política para revogar ou desmontar as instituições criadas pela Constituição nem os sistemas nacionais de políticas públicas criadas por lei, mas tem conseguido paralisar seu funcionamento.
23/12/2021
O roteiro da reeleição de Bolsonaro e o reajuste dos servidores
"Se não for possível agora o reajuste dos servidores, quando existe a janela no teto de gastos, dificilmente o será em 2023, seja porque o novo governo precisa arrumar a casa, seja porque o gatilho previsto na EC 109 poderá ser disparado"
18/11/2021