Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Governo não quer votar Código Florestal neste ano

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Governo não quer votar Código Florestal neste ano

Congresso em Foco

3/12/2010 18:24

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_38067" align="alignleft" width="300" caption="Vaccarezza diz ao Congresso em Foco que polêmico projeto de Aldo Rebelo (foto) para novo Código Florestal ficará para 2011"]Vaccarezza diz ao Congresso em Foco que polêmico projeto de Aldo Rebelo (foto) para novo Código Florestal ficará para 2011[/caption]

Renata Camargo
Apesar da forte pressão da bancada ruralista, a votação do projeto do novo Código Florestal, de autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), deve ficar para o ano que vem. Nesta semana, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), endureceu o posicionamento e afirmou que o governo não vai votar o novo código neste ano. Segundo Vaccarezza, em entrevista ao Congresso em Foco, a base governista no Congresso tem outras prioridades e não irá colocar em votação projetos polêmicos sem consenso.

"O governo não vai votar o Código Florestal este ano. Essa matéria é muito polêmica e não têm consenso entre os líderes. Ano que vem, nós votamos isso", disse Vaccarezza ao site. O líder do governo completou que, mesmo com o martelo batido em relação à posição do governo, eles vão buscar um acordo, pois prefere "um mau acordo a uma boa briga". "Eu quero chegar a acordo para que isso seja votado no ano que vem. Não teremos tempo para votar o novo Código Florestal nestas duas semanas", disse.

O Congresso tem mais duas semanas de atividade antes de entrar em recesso parlamentar e encerrar a atual legislatura. Em acordo de líderes, ficou priorizada a votação da Lei Kandir, do Fundo de Combate à Pobreza, da legalização dos bingos e do projeto que amplia o super simples para empresas. O acordo pode incluir ainda o projeto com novas regras para a aviação civil.

Pedidos de urgência

A aprovação do projeto de lei que cria o novo Código Florestal brasileiro é prioridade da bancada ruralista no Congresso. Na última quarta-feira (1º), durante a votação dos projetos do pré-sal, parlamentares ligados à agricultura e pecuária tentaram colocar em votação no plenário da Câmara dois requerimentos de pedido de urgência para que o projeto de Aldo seja apreciado antes de outras matérias.

Os requerimentos, de autoria do líder do PR na Câmara, Sandro Mabel (GO), e do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Moreira Mendes (PPS-RO), não foram apreciados por falta de consenso entre líderes. Os ruralistas, no entanto, pretendem votar novamente os requerimentos na próxima semana. Segundo Moreira Mendes, eles vão buscar o apoio do vice-presidente da Câmara, Marcos Maia (PT-RS).

Para aprovar o requerimento, os ruralistas precisam de 257 votos a favor, sendo os votos nominais. Se for aprovado, o projeto do novo código vai para quarto lugar na lista de votações das sessões extraordinárias. Os projetos da Lei Kandir, dos bingos e do super simples também estão sob regime de urgência.

A votação do projeto do novo código tem apoio da maioria de líderes de partidos, que são os responsáveis por definir a pauta do plenário. Há, no entanto, forte reação contrária do PT, Psol e PV. Ambientalistas questionam o conteúdo do projeto de Aldo, enquanto petistas querem evitar o desgaste de uma votação tão polêmica neste momento de transição de governo.

Polêmico, o projeto de Aldo foi aprovado em julho em comissão especial da Câmara. Na época, parlamentares firmaram um acordo para votar a proposta em plenário somente depois das eleições. Entre os pontos questionados da proposta, estão a redução de 30 para 15 metros das áreas de preservação permanente (APPs) e os artigos que dispensam a reserva legal para pequenas propriedades.

Leia também:

Comissão aprova polêmico Código Florestal

Ruralistas e ambientalistas passam por renovação

Blairo é esperança de diálogo entre bancadas

A nova cartada no debate do Código Florestal

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Código Florestal

Temas

Reportagem Meio Ambiente

LEIA MAIS

Meio Ambiente

Câmara aprova criação do Dia Nacional da Ação Climática

Mundo

Saída do Acordo de Paris enfraquece os Estados Unidos, avalia governo sueco

Plenário da Câmara

Câmara vota criação do Dia Nacional da Ação Climática

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES