Brizza Cavalcante/Ag. CâmaraHerdeiro de uma família que está há 190 anos no Congresso, Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) foi o parlamentar que mais deixou ausências sem explicações em 2012. Até o começo de fevereiro, 22 faltas dele não haviam sido justificadas. Como ele, outros seis deputados acumulavam mais de dez ausências injustificadas. Descendente de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, Bonifácio está no Congresso desde 1979. O deputado, de 82 anos, teve ainda outras seis faltas abonadas na forma de compromisso político-partidário. Ele ainda pode justificar as ausências do ano passado. Os dados são de levantamento daRevista Congresso em Foco.
Suplente do senador João Alberto (PMDB-MA), Clóvis Fecury (DEM-MA) exerceu o mandato até o final de outubro do ano passado, quando o titular voltou ao cargo. Apesar de ter ocupado a cadeira num período em que o Senado realizou 105 sessões,o suplente pouco apareceu. Clóvis registrou presença apenas 49 vezes. Teve uma ausência a menos do que Jader Barbalho(PMDB-PA), o senador que acumulou mais faltas no ano. Mas, diferentemente de Jader, que justificou a maioria das faltas, o suplente não esclareceu o motivo de 17 de suas 56 ausências, de acordo com os registros do Senado obtidos pela reportagem. Além dele, outros seis senadores também acumularam mais de dez faltas não abonadas.
Veja a lista dos parlamentares que tiveram pelo menos dez ausências não justificadas em 2012As explicações dos parlamentares com mais faltas sem justificativaCompre e assine a Revista Congresso em FocoCresce a bancada dos mais ausentes no CongressoQuem faltou a mais de um terço das sessõesAs justificativas dos que mais faltaramJader e João Lyra, os mais ausentes no Congresso
Tudo sobre assiduidade no CongressoCurta o Congresso em Foco no FacebookSiga o Congresso em Foco no Twitter